14 julho 2006

NÃO FOSSE ALGUÉM ENGANAR-SE...

Na lista dos sítios Património Mundial da UNESCO, figura desde 1979, o "Campo de Concentração de Auschwitz". Porque tal designação parecia não satisfazer "objectivamente" os propósitos de tal instalação, eis que o governo polaco (com o apoio, e acrescento eu beneplácito e patrocínio, do Museu Yad Vashem de Jerusalém e da organização judaica, Liga Contra a Difamação, pois então...) solicitou na cimeira da UNESCO em Vilnius (Lituânia) a alteração da designação para «Ex-Campo Nazi Alemão de Concentração e Extermínio em Auschwitz-Birkenau» o que será aprovado na próxima cimeira de 2007.
O director do museu local esclarece as magnas razões da alteração: O novo nome é mais esclarecedor da responsabilidade da Alemanha nazi e ajuda a evitar enganos que encontramos na imprensa mundial, que por vezes se refere a Auschwitz como campo de concentração polaco, uma confusão derivada do facto de ter funcionado em território polaco ocupado. Os meus estimados leitores não sei, mas eu jamais vi tal "engano"...
A verdade é que depois esclareceu sobre o real motivo, como sendo resultado de consultas com representantes do povo judeu, que sublinharam a necessidade de incluir o termo extermínio. Ora bem, que não houvesse mão dos guardiões universais é que nos admiraria. É melhor assim, e apressam-se os judeus antes que algum dia alguém possa fazer HISTÓRIA e não estórias sobre tal instalação.
Mais vale prevenir que remediar, não vá um dia acabar a conta do gás...



Etiquetas: , ,