01 agosto 2006

UMA QUESTÃO COLONIAL!

Em carta de 11 de Janeiro de 1902, Theodor Herzl, escrevia a Cecil Rhodes, questionando-o sobre o seu plano de criação de uma "pátria judaica":

Rogo-lhe que me envie um texto no qual diga que examinou o meu plano e que o aprova. Se se questiona porque me dirijo a V. Exa., Sr. Rhodes, digo-lhe que é porque o meu plano é um plano colonial.
(Herzl, Tagebuch, vol. III, p. 105)

E com esta clareza está tudo dito! Como habitualmente gritam as tunas académias, alto e bom som: Há dúvidas???

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Não é surpresa nenhuma. Toda a gente sabe o que me enviou. De facto as autoridades NS promoveram a saída de judeus da Alemanha, e só depois a sua instalação a Leste.
Que fossem lá fazer o Estado deles (de preferência num deserto e onde não colidissem com os interesses de outros povos - que ao contrário deles jamais abandonaram a sua terra.
Tem razão não sou nacionalista quanto aos judeus pois não se trata de uma nação (no sentido estrito da palavra) mas de uma fundamentação religiosa, baseada nos não objectivos direitos advindos de serem "eleitos" e terem uma "terra prometida".
Saudação e obrigado, de qualquer modo pelas suas palavras.

quarta-feira, 02 agosto, 2006  

Enviar um comentário

<< Home