25 setembro 2006

PRIMEIRA VISITA, PRIMEIRA ASNEIRA?

Noticiam os jornais que o presidente da república em viagem que hoje inicia ao país vizinho, irá condecorar o soberano daquele país com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, a nossa única ordem honorífica de índole estritamente militar. A escolha desta condecoração parece derivar do facto de, como o soberano daquele país há 30 anos tem sido oficialmente visitado por todos os nossos presidentes (e foram já tantos, a quem ainda pagamos, naquele mesmo período), ostentar já na sua régia peitaça quase todas as nossas mais elevadas condecorações (mesmo o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada...).
Acontece, porém, que a Ordem Militar de Avis é destinada a premiar altos serviços militares, sendo exclusivamente reservada a oficiais das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana e, ainda, a unidades, órgãos, estabelecimentos e corpos militares.
Não parece, pois, que o soberano vizinho se inclua em qualquer das categorias a que a Ordem se destina. E mesmo usando da seu peso como grão-mestre das Ordens Portuguesas não se vislumbra que alto serviço militar possa Cavaco Silva ter reconhecido como relevante para Portugal ao soberano vizinho...

Etiquetas: ,