27 outubro 2006

AINDA O IBERISMO

Foi esta a tenebrosa bandeira com que em 1848, na capital francesa, um denominado "Club Ibérico" - liberal e maçónico (pois, então...)-, composto por 400 portugueses e espanhóis, desfilou com este símbolo da "Ibéria" (vejam só, a título de curiosidade, como retirando o campo branco a mesma fica tão parecida com a da república espanhola...), relembro esta curiosidade vexilológica para ilustrar a crescente onda iberista, mais lá do que cá (como sempre aliás...), mas com alguns artolas (ou mesmo traidores - aqueles que por quaisquer melhores lentilhas abdicam da sagrada e inviolável soberania) do lado de cá da fronteira.
Tenho, como sabem todas as reservas relativamente a Espanha. Ensinou-me o meu pai (profundíssimo conhecedor e amigo de Espanha, mas antes de tudo um patriota) que, com os espanhóis sempre como o Senhor dos Passos: com um pé atrás. De facto, a política imperial do imperial (porque domina e espartilha diversas outras nações, sob o jugo de Castela) estado Espanhol assim o determina. Como crer na "amizade" (coisa que dificilmente existe entre Estados) de um país que nos roubou e mantem ocupada uma parcela do território nacional - Olivença - e que mantendo litígios análogos (apenas no sentido territorial) tudo faz para os resolver negando-se sequer à discussão do litígio com Portugal?
Existem povos e nações em "Espanha" que simpatizam, e nalguns casos até invejam (sim, há povos que vêem para lá dos cifrões e das lentilhas...) o precioso bem que os Portugueses, puderam e souberam preservar: a Independência. Entre eles Catalães (nossos velhos aliados enquanto Estado independente contra as tendências anexaxionistas castelhanas), Navarros, Vascos e os nossos irmãos Galegos (uma parte que falta a Portugal). A esses devemos a nossa "amizade" e protesto pelos seus justos anseios. Não àqueles que como sempre tiveram um único objectivo: tornar espanhola este irredutível torrão, esta "aberração" geográfica que faltava à Espanha.
Os números estão aí a comprová-lo, para quem os quiser ver, 45,7% dos espanhóis pretendem a união de Espanha e Portugal, 43,4% deles acham que essa putativa realidade política se devera chamar Espanha (contra 39,4% que acham que deveria ser Ibéria), 80% que acapital se deveria manter em Madrid (o que além do mais demonstra uma profunda ignorância geoestratégica...) e 49,7% acham que deveríamos, por cúmulo, ter que "gramar" com o rei dos pepes... As tendências no sentido de se anexar Portugal estão aí, que faz o (des)governo e os políticos? Nada como costume...
Como dizia o saudoso Embaixador Franco Nogueira: antes pobre e Português do que rico e espanhol.

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Flávio Santos said...

Excelente texto, que subscrevo na íntegra.

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger Sardoal said...

Caro HNO:
Julgo que o movimento nacionalista já tem suficientes lutas para travar.
Não é preciso ir buscar fantasmas para lutar.
E tenho esse tal iberismo na qualidade etérea dos ditos.
Saudações Nacionalistas

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger PlanetaTerra said...

///

--- Os Parasitas Engenhosos (vulgo Parasita Branco) não são Portugueses/Iberistas/Lusófonos/Europeístas nem são de Esquerda/Direita... eles são, isso sim, uns Mercenários Saltitões... que se limitam a adoptar a 'Teoria' [mais à mão] que lhes proporciona maiores Lucros Económicos......

///

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Pois eu não, prezadíssimo Sardoal. è só não o vê crescer quem mesmo não quer e eu espanhol recuso-me a ser.
Um abraço com amizade.

sábado, 28 outubro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home