26 outubro 2006

BORN TO KILL

O maioral das vacas (que é como quem diz o cowboy) Bush, admitiu, finalmente a analogia entre o Iraque e o Vietname, embora, teimoso como é, se recuse a admitir o falhanço da estratégia americana. Afinal, não havia armas, o nível de violência aumenta, sucedem-se os ataques e atentados e o Iraque, outrora tiranizado (são sempre subjectivas estas adjectivações) mas próspero, organizado, estável e florescente está hoje mergulhado no caos... Sem quaiquer previsões de recuperação visível.
Enfim, vantagens da democracia americana. Mas essa é lá com eles, a imposição da mesma a outros povos que a mão pretendem é que é uma grande maçada.

Na mesma região a FINUL admite usar força contra os aviões israelitas que não param de violar a fronteira, com incursões constantes no Líbano, desrespeitando, assim, como aliás é seu apanágio as disposições internacionais. Enfim, no Médio Oriente nada de novo. Não se admirem é, depois, que o Presidente Ahmadinejad insista em que aquele "regime é ilegítimo desde a sua fundação. É fabricado. Foi imposto às nações da região e não pode sobreviver. (...) A existência desse regime é a causa de muitos problemas da humanidade".