29 novembro 2006

"SINERGIAS EUROPEIAS"-1

O estimado Rodrigo, que outrora dirigiu o tão apreciado "Batalha Final" e que em má hora decidiu suspender, perguntou-me, relativamente ao postal de ontem quantas páginas tinha a revista portuguesa e porquê só dois números?
Aqui vai a resposta a tão atento leitor.

O número 0 (Fev. 1994), o de apresentação, consistia apenas numa folha A4 dobrada ao meio.

O número 1 (Mar. 1994) de formato A4, tinha 20 páginas e o número 2 (Jul. 1994) com o mesmo formato teve 24 páginas.


A vida deste revista foi conturbada, e daí a sua curta duração. Logo do 1º para o 2º número Miguel Martins sairia do Comité de Redacção em ruptura com Júlio Prata. Após o 2º número realizar-se-ia, em Agosto em França, uma Universidade de Verão em que participei com os restantes 3 membros do Comité (Alexandre Peters, José Manuel Ferreira e Júlio Prata), e onde profundas clivagens se operaram.


As clivagens (entre mim, JP e JMF cujo percurso posterior me escuso de vos recordar), a ausência de um ideário comum e os custos de tal revista (que possuia uma razoável qualidade) determinaram a sua extinção.


O meu bom amigo e camarada belga Robert Steuckers, cuja risonha imagem aqui vos deixo (porque Gilbert Sincyr, que episodicamente apareceu dirigindo o movimento e que elaborou a sua carta, pura e simplesmente se eclipsou...), foi a grande alma, através da sua "Vouloir", do movimento até mais tarde (talvez 2000, sim), embora já sem a pujança inicial, mas os afazeres profissionais do ensino afastaram-no (creio que apenas momentaneamente) do combate mais activo.
Defini-lo, como mo solicitou o Rodrigo, torna-se para mim dificil de tal modo se trata de uma pessoa interessante e verdadeiramente multifacetada. Dissidente permanente de tudo o que ortodoxo lhe parecesse e onde a liberdade de pensamento fosse coartada. Essa é a melhor imagem que dele tenho e penso não se afastar muito de uma qualquer definição que o próprio buscasse para si.