31 março 2006

SÍMBOLO DO GOVERNO...

Etiquetas: ,

A VEZ DO ESTADO NOVO

Eis chegada a vez de juntar ali à coluna da direita o Estado Novo do Manuel Abrantes, blog sempre actualizado e com informações desta nossa apagada e vil tristeza.

Etiquetas: ,

29 março 2006

OS TRABALHOS DE ... SÓCRATES

Etiquetas:

28 março 2006

18 de Fevereiro de 1944 — 28 de Março de 2004

Dois anos de saudade passam hoje sobre a morte do nosso Rodrigo. Sempre que dele me lembro oiço...
Ao longo do meu caminho
com ninguém acamarado.
- Sòzinho vou mais sòzinho...
e mais bem acompanhado.

Até sempre Camarada!

Etiquetas: ,

27 março 2006

ENCERRAMENTO DE MATERNIDADES - Comunicado da CPN do PNR

Continuando a campanha já denunciada pelo nosso Partido, persiste teimosamente o governo a sua política de encerramento de maternidades no interior do país, desta feita a de Elvas.

Continuando a preferir a importação de “portugueses” a assegurar aos verdadeiros Portugueses condições dignas para uma política de natalidade, que deveria ser uma das suas principais preocupações, o governo socialista (de um socialismo que não se vislumbra qual…) continua a governar utilizando exclusivos e cegos critérios economicistas, obrigando agora as portuguesas do interior à irem dar à luz no estrangeiro.

Embora de perceba que a cegueira e o despudor deste governo não conhece fronteiras, o respeito devido aos Portugueses vê-se assim constantemente espezinhado por quem lhes deveria garantir os pilares da mais elementar dignidade.

O PNR protesta contra a política criminosa deste governo, manifesta, uma vez mais, a sua solidariedade às populações afectadas e exorta a que, por todo o país, mais vozes se levantem contra o autismo desta governação

Etiquetas: , ,

24 março 2006

CONSELHO NACIONAL DO PNR



É amanhã o Conselho Nacional do Partido Nacional Renovador. Para além do interesse sempre subjacente à reunião de tão importante orgão, no caso vertente, assume particular importância a "Apresentação e apreciação do Regulamento de Núcleos" que permitirá a devidamente enquadrada reaparição destes.

Etiquetas: ,

22 março 2006

QUEM NÃO SE SENTE...

Como diz o povo, "quem não se sente não é filho de boa gente", ora os nossos camaradas búlgaros do ATAKA não quiseram deixar de honrar este dito e organizaram um protesto contra as bases dos EUA em Sliven (a cerca de 300 km da capital Sófia).


Embora não seja, naturalmente, esse o motivo ora digam lá que calhou bem à laia de comemoração dos três inexplicáveis anos de ocupação do Iraque???

Etiquetas: , ,

21 março 2006

APREENSÃO...

Temo bem que o anunciado projecto do nosso chefe de (des)governo de extinção dos Governos Civis traga água no bico...
Ninguém no seu perfeito juízo será um convicto defensor das entidades que agora se pretende extinguir, é certo. Na realidade, para além do tacho, ninguém sabe muito bem para que servem e o que fazem; correspondem, porém, à estrutura administrativa do país e tal vai perpetuando a sua existência. Nada teria a opôr á sua extinção pura e simples, era dinheiro que melhor se aplicaria nas autarquias ou nas muitas e diversificadas carências do país. Todavia, ao anúnciar tal propósito o nosso inefável Sócrates lá vai falando de cinco regiões (para outros tantos novos tachos...) que irão ocupar o seu lugar. O que à primeira vista parece uma saudável medida de poupança...
Contudo, conhecedor da teimosia dos "rosinhas" temo bem que seja a maneira mais fácil de promover a malfadada regionalização que os portugueses já derrotaram em consulta popular. Mas como os tipos são teimosos e de fixações... há que desconfiar. E viva a democracia!

Etiquetas: ,

20 março 2006

O "CARNICEIRO DOS BALCÃS"



Já foi enterrado Slobodan Milosevic, tranquilizem-se os zelotas do politicamente correcto e as consciências pouco transparentes dos promotores do TIP. Não morreu como um homem livre (como aliás significa o seu nome) mas foi seguramente recebido pelo seu povo, na última homenagem que lhe prestou, como um herói. Vitoriaram-no, cerca de 100 mil apoiantes contra os 20 mil activistas "pró-democracia" que contra ele levantaram a voz em Belgrado. Estranha ironia esta dos números... Mas enfim o "carniceiro" foi enterrado, Slobo está já sob a terra sérvia que tanto amou e defendeu, como patriota que foi. O TIP pode respirar e arquitectar defesas para tão estranha morte na prisão de Haia.
Aos zelotas apenas o conselho para que não esqueçam, com idêntico empenho, a convocação de um tribunal para julgar os crimes contra os sérvios levados a cabo por Tudjman ou pelo muçulmano Izetbegovic (o que seguramente não deve ser importante, na realidade, durante cinco séculos que os sérvios se habituaram ao tratamento "humanitário" dos otomanos). A demonização dos sérvios é manifestamente parcial e serve propósitos complexos, desde logo porque talvez a maior limpeza étnica tenha ocorrido contra os próprios sérvios sob os auspícios do Senhor Tudjman ao expulsá-los da Krajina e precipitando muitos dos acontecimentos balcânicos.
Enfim, quem vence manda, impõe e controla a "história" e como diria o nosso Gil Vicente "e assim se fazem as cousas".

Etiquetas: , ,

18 março 2006

MAIS DOIS...

Tendo vindo trabalhar hoje Sábado, aproveito a ligação do local de trabalho para adicionar mais dois “blogs” que, por razões diferentes, merecem estar na coluna das ligações da direita.
O primeiro o “blog” do meu compadre que nestes domínios assina como Engenheiro (que atento e vigilante já me “lincou” no seu Mas o Rei vai nú!…). Interessantíssimo “blog” para cultores de poesia, mas, sobretudo pelas histórias do pós 25A vividas na primeira pessoa e por um manancial invejável de músicas que nos perdemos a ouvir, obrigado ZLA!
O segundo um blog atento e irrevente de um meu leitor de primeira hora a quem tão amáveis como intempestivas referências devo e que assina nestas andanças como Pantera.
Aqui vão pois os dois para a listinha dos “a consultar” amiúde.

Etiquetas: , ,

17 março 2006

VITÓRIA



Colina de Kalemegdan, fronteira à junção dos rios Sava e Danúbio, com a sua imponente estátua da “Vitória” da autoria de Ivan Meštrović, em bronze e pedra com uma altura de 14 metros, foi erigida em Setembro de 1928. Em 1912 o escultor desenhou uma fonte monumental sobre o tema da libertação da Sérvia do domínio turco (projectada para a praça Terazije) após cinco séculos de escravatura. Todavia após o final da Grande Guerra o projecto foi abandonado e apenas em 1928 a “Vitória” foi colocada como parte das celebrações do 10º aniversário da ruptura da frente de Tessalónica.


Este monumento é frequentemente usado como símbolo da própria cidade de Belgrado e relembra a situação de séculos de infamedomínio imposto nesta parte da Europa pelos turcos e o papel desempenhado pela Sérvia como travão ao Islão (para que a história auxílie a relembrar as razões de tão enraízados ódios étnicos...).

Etiquetas: , ,

16 março 2006

MAIS UM BLOG ADICIONADO

Adiciono hoje o Jantar das Quartas espaço de tertúlia onde se reunem (não necessariamente por esta ordem) meus amigos, camaradas, colegas e pessoas que porventura não conhecerei pessaolmente.
Dizem-me até que lá há também velhos fascistas arrependidos e convertidos ao poder... mas nisso não quero crer. Porque não há nada pior que um fascista arrependido...

Etiquetas: ,

DESABAFO...

Temo bem que para o meu Benfica este seja um ano de leão, estivemos para ganhar tudo e acabamos sem ganhar nada...

Etiquetas:

15 março 2006

ADENDA FOTOGRÁFICA AO POSTAL ANTERIOR

Etiquetas:

A PROPÓSITO DA MORTE DE MILOSEVIC

Tinha estado na linda cidade de Belgrado um ano antes da assassina destruição da cidade e do orgulho sérvio. Perdi nos bombardeamentos amigos mortos pelas "bombas" libertadoras. Na altura (Maio de 1999) escrevi o texto que vos deixo sem mais comentários:"Nos últimos quinze anos, observando, com alguma atenção, os acontecimentos jugoslavos verificou-se o desmoronamento da mesma. Pelo final dos anos 80 tornaram-se comuns as imagens de refugiados, batalhas e atrocidades. Tais imagens povoavam os média, embora percebendo-se claramente que as imagens dos sofredores eram frequentemente utilizadas para servir propósitos políticos.
A minha opinião é de que, na crise do Kosovo, a política da NATO se tornou irracional e perigosa, colocando em perigo não apenas os Balcãs mas o mundo.

Parece claro que o dever de qualquer entidade estranha ao mediar um conflito inter-étnico não deveria ser o de tomar o partido por qualquer um deles, mas ao invés tentar ganhar a confiança de ambos comportando-se como um justo e imparcial árbitro. Todavia, a NATO nunca assumiu tal papel nos Balcãs, antes pelo contrário. Os acordos de Paris[1] foram tão pesados para os sérvios que a sua delegação jamais poderia aceitá-los mantendo um mínimo de dignidade e honra.
O objectivo da NATO era levar os albaneses do Kosovo a concordarem como as suas propostas de modo a isolarem os sérvios, provocando a recusa destes. Nesta conformidade, os albaneses, pelo menos de momento, abandonavam o Kosovo, deixando à NATO uma grande oportunidade táctica para iniciar o seu “plano de paz” sem grandes riscos nessa área.
Na sua ambição de criação de uma Grande Albânia, ao ELK interessava que a Sérvia fosse bombardeada. Contudo o Exército de Libertação do Kosovo não constituía um governo nacional mas, ao invés, um exército rebelde de um violento movimento separatista. E se a intenção da NATO é bombardear as instalações militares Jugoslavas, porque não fazer o mesmo às instalações do ELK, igualmente uma força armada responsável pela morte de inocentes? De facto, é altamente improvável que tal aconteça, posto que, nos últimos dez anos, quer individual quer colectivamente, os países ocidentais fizeram o possível para desestabilizar e desintegrar a Jugoslávia.
A Jugoslávia é um estado soberano. Os seus governantes e dirigentes têm todo o direito, ao abrigo das leis internacionais, de se defenderem de qualquer ataque. Ao tornar-se um agressor internacional e ao colocar-se abertamente ao lado de uma força rebelde, a NATO, contraria as leis internacionais que diz defender, não se encontrando sequer mandatada pelas Nações Unidas para agir como uma força policial internacional.
No passado recente europeu, nenhum país foi atacado do exterior desde a tristemente famosa invasão Soviética à Tchecoslováquia em 1968, e antes disso, a invasão soviética à Hungria em 1956. São indubitavelmente perigosos antecedentes…"



[1] O denominado acordo de Rambouillet de 23 de Fevereiro de 1999.

Etiquetas: , , ,

PARA UM LEITOR ATENTO

Na hora de criação deste novo espaço injusto seria esquecer o meu sempre atentíssimo e interveniente leitor Mendo Ramires ali vai, pois, para a direita a sua Torre.
P.S. Decidi que neste meu novo espaço todas as novas ligações serão justificadas e explicadas. Exceptuam-se, pois, as que já vinham como "lastro" do Santarém-Nacional.

Etiquetas: ,

HORIZONTE

Porque o Santos da Casa acabou deseja-se longa vida ao Horizonte que surge em sua vez.

Etiquetas: ,

MAIS UM...

Com a pena que só quem aprecia a inteligência pode experimentar o Miguel Castelo-Branco deixou (segundo as suas palavras) o campo nacionalista, tenho pena mas respeito-lhe a opinião. Não deixou, naturalmente, de ser um homem inteligente, culto, patriota e que merece a pena ler. Mais importante não deixou de ser amigo do amigo e de por ele terçar armas como ainda recentemente demonstrou.
Um abraço de gratidão e amizade ao Miguel e aqui fica a ligação.

Etiquetas: ,

EM CONSTRUÇÃO...

Há uns tempos um velho (ou melhor dito), um antigo camarada de longas décadas me perguntava a respeito do meu "blog" anterior: "Ouve lá Humberto Nuno, porque não "lincas" (tenho as maiores dúvidas que esta palavra exista...) o meu blog?". "Qual é?" perguntei-lhe eu na minha distração blogueira... Rimo-nos um bocado pois o MR bem sabe que sou assim. Mas a culpa também não é só minha, às vezes só mesmo por adivinhação, com esta mania dos "nicks" que povoa este meio, se lá chega...
Com as minhas desculpas ao meu antigo camarada cá está adicionado o Cegos, mudos e surdos, ficando ainda a promessa que tentarei manter-me um pouco mais atento... De qualquer dos modos os camaradas que se sintam ostracizados por mim podem sempre avisar...

Etiquetas: ,

14 março 2006

DA ORIGEM...

Suspenso o Santarém-Nacional, pelas razões aí explicadas, exortaram-me vários camaradas a que não abandonasse a "blogosfera". Atento a tais solicitações, seguramente mais generosas que merecidas, surge pois este vosso "REVERENTIA". Espaço mais pessoal que o blog que mantinha, fundamentalmente uma presença do PNR para o distrito de Santarém e que, não raras vezes, por tal facto não podia, nem devia ser palco de demasiadas divagações pessoais.
Este novo espaço é meu, divulga as minhas ideias e reflexões, não sendo correia de transmissão de qualquer entidade a que possa estar associado ou onde exerça responsabilidades.
Aqui fica pois ao vosso dispôr.

Etiquetas: ,