31 maio 2006

REGRESSO AO "SOM" DE RHEINGOLD...



Mais de 100 anos separam estas duas imagens de Rheingold - O Ouro do Reno, prólogo da tetralogia de Richard Wagner, O Anel do Nibelungo, a cuja estreia fui assistir ao Teatro Nacional de São Carlos no passado Domingo. Wagneriano de todos os costados possíveis, aguardava há longos anos que a nossa única sala de ópera nos presenteasse com uma obra do Mestre de Bayreuth.


A expectativa era grande, na década de oitenta já a tetralogia fora levada à cena em São Carlos de modo bem agradável. Aguardava pois com ansiedade a récita...
Wagnerianos, não vão! Apesar da condução de orquestra ser boa, a Orquesta Sinfónica Portuguesa (tirando uma fífia inicial) se portar muito bem e os cantores serem excelentes, a encenação de Graham Vick, a movimentação cenográfica de Ron Howell (que coloca as ninfas do Reno banboleando-se quais prostitutas...) e sobretudo a cenografia e figurinos de Timothy O'Brian (lembrem-se destes nomes para deles fugir no futuro...), que a não ser má língua cá me pareceram pertencer ao lóbi alegre... contribuem para um abjecta produção do Mestre que cá me pareceu estaria às voltas na sua última morada em Bayreuth.
De facto ver o Nibelungo Alberich com uma crista vermelha à moicano e trajando um fato de banho às riscas de onde pende do mesmo tecido um pénis até aos joelhos não só é despropositado como ofensivo, a culminar um fogetão aponta a Valhalla...
Ora francamente quem os metesse a eles num foguetão...

Etiquetas: , ,

22 maio 2006

RAZÃO DA AUSÊNCIA...

Só quem pratica Artes Marciais conhece esta sensação estranha... estou fisicamente cansado, quase exausto, mas mentalmente rejuvenescido. Privar com os Mestres de Okinawa (que não se consideram japoneses...) é uma dádiva de cultura, filosofia e tradição. O suor e o cansaço convertem-se em pérolas, o esgotamento encontra paralelo nas inigualáveis paisagens da lindíssima ilha de Okinawa.
Vale realmente a pena.

Etiquetas: , , ,

18 maio 2006

TESOUROS DE OKINAWA


Pedindo desculpa aos meus estimados leitores informo que durante as duas próximas semanas esta "casa" funcionará com menor regularidade. Motivo: a presença entre nós de três mestres de Karate e Kobujutso de Okinawa, pequena ilha, hoje japonesa, de onde são originárias estas artes. Estágios nos fins-de-semana e treinos diários não me devem deixar muito tempo para estas actividades.
Para quem goste, a oportunidade é a não perder. O Grande Mestre Kiichi Nakamoto (10º Dan) é uma lenda viva do Karate e Kobujutso de Okinawa e raras vezes o encontramos fora do seu fantástico "dojo" na cidade de Okinawa.

Etiquetas: , , ,

17 maio 2006

EURO SUB 21

Foi então apresentado, com a pompa e circunstância possíveis, o "hino" de apoio à selecção nacional de sub-21.
Comecei por ter dúvidas se era mesmo de apoio à selecção Nacional, pois o ritmo afro-americano, que em nada me empolga e nele não me revejo, me pareceu completamente desadequado, e como eu se calhar muitos, mas na ditadura do politicamente correcto é preciso promover alguns grunhidores de serviço.
Enfim, uma vergonha que em nada dignifica a selecção Nacional e de hino tem muito pouco, ou nada...
Mas deve estar tudo bem, é só má vontade de quem gosta mesmo de ritmos portugueses...
P.S. Pareceu-me que, durante a dita apresentação, os grunhidores desse tipo de ritmos parecem ter todos um qualquer problema estranho nas mãos, tais os gestos produzidos, será doença?

Etiquetas: ,

15 maio 2006

"SOB O SIGNO DA VERDADE"...

Ou os políticos que eles merecem. O inacreditável Carrilho (cada vez menos entendo como a minha ex-aluna que era uma pessoa tão normal, pôde casar com semelhante personagem...) publicou um livro onde "explica" como os jornalistas o impediram (a pessoa com tamanha queda para a política) de ganhar os seus embates eleitorais. Enfim...
O primeiro-ministro do nosso (des)governo, justifica as declarações de Mário Lino, de facto para quem tem três preocupações: Espanha, Espanha, Espanha, que haveríamos de esperar.
Os políticos que eles merecem atropelam assim a CRP e ofendem a soberania nacional... Mas no momento de votar quem se lembra de tal?
P.S. Na Alemanha impõem-se, como mínimo, a novos imigrantes , o conhecimento da língua e da história alemã... Como mínimo não me parece mal e talvez se evitassem ghetos americanizados.

Etiquetas: , , ,

12 maio 2006

SEM PAPAS NA LÍNGUA...

Na edição de ontem d' "O Crime" o meu amigo e camarada Fernando Pimenta explica tudo sobre o processo do tráfico de armas em que se viu envolvido dizendo, no que tem inteira razão: "Estou a ser perseguido por ser de extrema-direita".
Um abraço solidário para o Fernando.

Etiquetas: , ,

11 maio 2006

MAIS DOIS PARA A COLUNA DA DIREITA...

Anexo hoje mais dois blogs à coluna da direita, justificando, como é hábito, a respectiva inclusão. Em primeiro lugar o Nacional-Socialismo em Rede , porque quem apresenta uma ideologia nacionalista tão válida como outra qualquer (na minha modesta opinião até mais) com inteligência, não deve deixar de aqui figurar.
Em segundo o Alma Pátria de um colega do mundo das Artes Marciais (Karate), que sendo de valores e honra, tão enxameado se encontra de comunistas e de gente sem idoneidade, o que não é, obviamente o caso.

Etiquetas: ,

09 maio 2006

"NACIONALISTAS" OU RECORDANDO BOBBY SANDS


Mural em Falls Road, Belfast

Comemoraram os nacionalistas irlandeses, no passado Sábado dia 5, os vinte e cinco anos da morte de Bobby Sands ocorrida em 1981, após 66 dias de greve de fome na prisão de Maze. Sands foi o primeiro dos dez militantes nacionalistas que foram deixados morrer na prisão, pelo governo anti-nacionalista e politicamente correcto da Senhora Thatcher.
Mesmo apesar de eleito para o parlamento britânico já na prisão, jamais viu satisfeito o reconhecimento do estatuto de prisioneiro político, sendo tratado como criminoso de delito comum.
Há vinte e cinco anos em Lisboa agitava-se o meio estudantil. Infelizmente, com medo de conotação com a esquerda, os nacionalistas portugueses deixavam morrer na prisão um seu camarada irlandês sem esboçarem um leve protesto.
Eu que me marimbo para essas falsas dicotomias estive lá (admito que outros também, mas sinceramente não me recordo). Fez agora 25 anos... e tinha apenas 27. Outros camaradas nacionalistas europeus manifestaram-se (recordo-me por exemplo em Itália).
Na realidade há para aí muitos "nacionalistas" que mal passam a fronteira deixam de o ser...

Etiquetas: , , , ,

08 maio 2006

E MAIs O DIABO QUE OS CARREGUE...


Nesta república de bananas todos os desmandos são possíveis. Não sou jurista mas gostava de saber que pena se pode aplicar a quem, intencionalmente (ou com supostas ideias arejadas ou modernistas...), abastarda os símbolos da Pátria.... É que ontem tinha visto na televisão o inefável António Costa discursar na área da minha residência e nem queria acreditar no que os meus olhos viam... mas é mesmo verdade o MAI abastardou, por sua alta recriação o escudo nacional...
Não os poderemos processar por manifesta falta de respeito...noutros tempos o castigo seria outro...

Etiquetas:

05 maio 2006

O REINO DA BARRACA...

Portugal é hoje um país sui generis, as clivagens sociais são profundas, todos o sabemos, mas paralelamente a estas considerações é sobretudo um país onde os valores se alteraram profundamente.
Tome-se o exemplo das barracas clandestinas, naturalmente. Um cidadão comum quando quer casa, com muita probablidade terá que se dirigir a um banco para pedir um empréstimo (para fazer face a custos verdadeiramente exorbitantes face ao nível de vida da maioria dos Portugueses), após tal segue-se um interminável número de pagamentos para finanças, autarquias e taxas várias. Este é, como sabemos, o procedimento que contribui para o endividamento dos Cidadãos que pretendem ter uma casa.
Do outro lado há uns "cidadãos" que ocupando terrenos públicos (ou mesmo privados), erguem as ditas barracas (sem terem que pagar as inúmeras taxas e licenças a que o cidadão comum está obrigado quando pretende fazer o que quer que seja na sua casa) e quando, passados muitos anos, alguém decide por cobro a tais desmandos, arvoram-se em cidadãos plenos de direitos a quem querem destruir a casa... E lá há quem caia nisso...e lhes vá a correr entregar casas sociais que, mais uma vez, somos nós que pagamos... e eles ainda reclamam com a localização, o número de assoalhadas ou sei lá mais o quê... Entretanto nada de impostos pagaram, fizeram puxadas de água e luz, e os empréstimos que eventualmente são obrigados a suportar destinam-se às parabólicas, bons carros ou motas...
De facto é a completa inversão dos valores... se calhar devemos todos transformar-nos em indigentes ou maginais e erguermos as nossas barracas neste "barracal" à beira-mar plantado...

Etiquetas:

OS CLÁSSICOS VALEM SEMPRE A PENA...

Fui ontem assistir no Teatro Nacional D. Maria II à representação de Medeia. Bem sei que a vida está difícil para os portugueses, mas é uma tristeza ver aquela imponente sala quase vazia. Despida de gente, despida ela própria de hábitos culturais... é pena. Nem só de futebóis e brasileiradas deveriamos viver...
Um espéctaculo sóbrio e interessante, até porque os clássicos valem sempre a pena, e a Medeia de Eurípedes merece seguramente a nossa detalhada atenção. Não sendo um perito na matéria parece-me, todavia, muito boa esta tradução levada à cena.

Etiquetas: , ,

02 maio 2006

IBERISTA CONFESSO...

Apesar de o meu compadre já ter, de modo eloquente, abordado o assunto do "nosso" ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, apetece perguntar, parafraseando alguém, sobre o confesso iberista Mário Lino: e não se o pode exterminar? A ele ou ao iberismo...

Etiquetas: , ,