13 março 2007

LUSÍADA. HISTÓRIA 3

Saiu hoje a Lusíada. História 3, como já aqui tinha dado conta o presente número tem artigos que são susceptíveis de agradar a diversos dos leitores da casa. Permitam-me evidenciar, por ordem cronológica:
"Senhorialismo e resistência: a oposição de alguma nobreza à política militar de D. Sebastião" - Gonçalo Couceiro Feio;
"Guernica. O mito e os factos" - J. Luís Andrade;
"A 'Política de Posição' de Salazar (1936 a 1941). Uma visão dos Integralistas" - Nuno Simão Ferreira;
"Uma missão militar portuguesa à Alemanha durante a II Guerra Mundial" - Duarte Branquinho;
E deste vosso escriba, "Portugueses no campo de concentração de Dachau" e ainda em colaboração com Paulo Jorge Estrela, "A 'Cruz de Valor e Mérito' de D. Miguel. Um decreto 'apagado' da história da falerística portuguesa".
São estes os pratos mais fortes de um interessante número que conta ainda com outros interessantes artigos: "O perdão das penas em Portugal até ao século XVII", "O Conde do Lavradio e o sistema prisional francês nos primórdios da monarquia de Julho", "A mesa do Marquês de Viana em meados de oitocentos", "Medalha da Febre Amarela. Lisboa agradecida à devoção humanitária" e "A Europa na(s) memória(s) de Jean Monet".
Os interessados podem beneficiar do preço de lançamento (10 euros) encomendando-a para o e-mail da editora(arroba)lis.ulusiada.pt indicando o código 002/hist.

Etiquetas: ,