30 abril 2007

POLÉMICA EM TORNO DE UMA IMAGEM OU DESABAFOS DE MILITANTE

Foi referido à saciedade nos últimos dias pela imprensa que a imagem que o PNR utilizou para a manifestação do 1º de Maio foi copiada de uma utilizada na campanha de 1932 pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Tal, antes de demais considerações, denota que os média estão atentos, a investigar e que tentam encontrar linhas de contacto entre o PNR e actividades proibidas.
Como comentava um grande e velho amigo meu numa mensagem que me mandou, "provavelmente gostas daquele «alemão» da Silésia com o martelo". Mentiria se dissesse que não e tal é coisa que não faço habitualmente, muito menos aos meus amigos e a quem me merece consideração. Sabem bem aqueles que me conhecem que admiro e gosto da estética Nacional-Socialista e assim continuarei enquanto me for permitido fazer as minhas escolhas e pensar como entendo. É uma escolha minha, um gosto meu, outros gostam do cubismo ou do realismo, estão, naturalmente, no seu direito.
Já a sua utilização nesta ocasião pelo meu partido me merece algumas considerações. Não, como antes defendi, por qualquer reserva pessoal mas apenas por razões de política.
A primeira a de ser absolutamente escusado dar essa satisfação aos detractores do PNR. Não me custa imaginá-los rejubilantes: "afinal o PNR usa coisas Nazis", dirão, como se a escolha de determinado elemento estético-artístico constituisse, de per si libelo de acusação. Não o é, de facto, mas para as mentes menos críticas não custará imaginar outras significações. Parece-me pois que, na actual, conjuntura não seria avisado chegar tanto a gasolina ao fogo. Parece-me escusado. Mas nem a decisão é minha nem deveria, naturalmente, ser consultado.
Outrossim pode denunciar, eventualmente, sinais de ingerências desnecessárias e espúrias a um ideário. É que na realidade a escolha de um «arbeiter» em vez de um trabalhador lança em muitos (legitimamente) a dúvida de qual o Nacionalismo português (ou de algumas das suas facções) que se advoga. Não faltariam boas imagens de trabalhadores portugueses - dos mais clássicos pescadores, siderúrgicos ou mineiros - ou, por exemplo, dos desempregados de tantas empresas que têm fechado graças à Globalização que combatemos. Não era de facto necessário recorrer a uma realidade que nada tem a ver com o nosso país. Ainda por cima num partido que tem como presidente um "designer" de mérito e recursos.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Essa colagem ao partido nazi alemão, é o fim de qualquer partido nacionalista. O povo não quer e nunca há de querer nada dessa ideologia. Ou se percebe ou não se percebe.

Um abraço

PS: e se retirasse o "word verification" ? É que o SPAM já não existe nos dias de hoje aqui pela net, se não estou em erro.

terça-feira, 01 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home