29 maio 2007

EFEMÉRIDE DO DIA 8

Oswald Arnold Gottfried Spengler ( nasceu em Blankenburg am Harz a 29 de Maio de 1880, vindo a falecer em Munique em 8 de Maio de 1936). Historiador e filósofo alemão com interesses culturais em muitas outras áreas como a matemática, a arte e a ciência.
Atingou particular notoriedade pela sua obra Der Untergang des Abendlandes (O Declínio do Ocidente), onde afirma uma teoria ciclíca de emergência e declínio das civilizações. Da sua obra emerge um socialismo alemão - orgânico e autoritário - diferente do marxista e uma consequente noção de hegemonia alemã na Europa.
Apoiante do Partido Nacional Socialista nas eleições de 1932, chegou mesmo a hastear a nova bandeira nacional no seu escritório em Munique, sendo considerado por aqueles um percursor intelectual. Todavia, profundas dúvidas e pessimismo sobre o futuro da Alemanha e da Europa e a muitos aspectos da superioridade racial levaram-no à publicação em 1933 do livro Jahre der Entscheidung (Hora da Decisão) que lhe valeu uma completa ostracização.
Mas a ligação aos Nazis, ainda que abandonada nos últimos anos, foi o bastante para que toda a importância do seu trabalho - claramente influente no período entre guerras - fosse quase como apagada no pós Segunda Guerra. Um duplo anátema se abatera sobre este importante pensador.

Etiquetas: ,