20 junho 2007

O ANIMAL HOMEM, OU REVISITANDO A ANTROPOLOGIA

Complementando o título deste postal salvaguardo que não coloquei Antropologia Física, porque considero-o redundante (Antropologia provém do Grego: ἀνθρωπος, anthropos, "humano"; e λόγος, logos, "conhecimento/estudo"), ora se é o estudo ou conhecimento do homem é naturalmente esse o seu objecto e não realidades circundantes que mais correctamente pertencerão ao objecto da História, da Sociologia ou de qualquer outra ciência. B. Malinowski afirmava, e bem, que a distinção para as demais ciências humanas advinha do facto de incluir na sua especificidade as questões de ordem física, anatómicas e estruturais do homem, tratando-o como um organismo físico.

È pois sobre o Homem, enquanto animal que pretendo alinhavar as considerações que se seguem. No meu tempo de menino e moço (não tão longínquo, todavia, quanto o de Bernardim) a grande separação que existia entre o homem e os demais animais era o seu estatuto de racional. Assim aprendíamos nas Ciências e com tal explicação me fui contentando. A vida quis-me porém mostrar outras evidências: por um lado nem todos os homens são necessariamente racionais (creio mesmo que uma larga percentagem o não será) por outro comecei a assistir nalguns raros documentários de interesse que, quando em vez, aparecem nas nossas televisões programas sobre a inteligência em outros animais. Estavam, pois, irremediavelmente abaladas as fundações do edifício que com labor fora construindo nos anos de frequência da Azinhaga das Teresinhas…

Confesso que a minha paixão pelas Letras e a entrada na respectiva Faculdade me deixaram pouco espaço para as cogitações das Ciências da Natureza mas, mais que não fosse pela minha paixão (confesso, muito mal resolvida até hoje…) pela Arqueologia e pela Paleoantropologia, o interesse permanecia. Claro que com a Faculdade às questões meramente físicas se haveriam de juntar as filosóficas e outras que consolidariam, em definitivo, as convicções filosófico-políticas da criatura (descreio, aliás muito, de quem, passada essa idade de abandono de eventuais ilusões juvenis, muda diametralmente relativamente às convicções que possuía no término da sua formação como ser pensante… mas isso como diria o Povo, são contas de outro rosário).

Voltemos, pois, ao homem e seu papel no reino animal a que pertence. Relembrando uma elementar classificação científica do Homem dir-se-á:

Domínio Eucariota
Reino: Animal
Sub-reino: Metazoa
Filo: Cordados
Sub-filo: Vertebrados
Classe: Mamíferos
Sub-classe: Theria
Infra-classe: Placentários
Ordem: Primatas
Sub-ordem: Haplorríneos
Infra-ordem: Simiiformes
Parvordem: Catarríneos
Super-família: Hominoidea
Família: Hominidae
Sub-família: Homininae
Tribo: Homini
Género: Homo
Espécie: Homo sapiens

Um animal, portanto.

(continua)

Etiquetas: , ,