06 agosto 2007

HÁ 62 ANOS... UM BÁRBARO CRIME


Segundo a visão oficial, hoje há 62 anos "The American B-29 bomber, know as the Enola Gay, dropped the first atomic bomb on an inhabitated area" (o bombardeiro americano B-29, conhecido como Enola Gay lançou a primeira bomba atómica numa área desabitada). A "área desabitada" chamava-se Hiroshima e estava prestes a conhecer a mais devastadora conquista tecnológica da humanidade. A bomba alcunhada de "Little Boy" foi largada, às 08:16, no centro da cidade. As imagens, em maqueta, do antes e depois da bomba são eloquentes quanto ao seu estatuto de "área desabitada"...


Ao invés da benovolência proclamada, tudo leva a crer que o facto de Hiroshima se encontrar situada entre vales a tornou alvo cuidadosamente seleccionado para avaliar os efeitos da tal nova arma. A ironicamente denominada ironicamente de "Little Boy", causou a morte de mais de 256,300 pessoas - a maioria das quais (cerca de 90%) civis. Destruiu tudo - da vegetação a infra-estruturas - num raio de até 2 km de distância. O barulho ensurdecedor da explosão foi ouvido a muitos quilómetros de distância. Os atónitos sobreviventes circulavam pela cidade, quais mortos vivos, sem perceberem ao certo o que lhes havia acontecido. Áreas mais remotas foram igualmente afectadas após a queda de chuva que possuía grande quantidade de radioatividade, e que tudo contaminou. Os sobreviventes, por falta de medicação adequada, acabaram, na maior parte dos casos, morrendo lentamente e de forma agonizante.
Embora Hiroshima se tenha esforçado por, ano após ano, apagar este terrível trecho do seu passado a verdade é que a memória e as lembranças ficarão para sempre na história, bem como o nome dos criminosos que jamais foram ou serão julgados...

Etiquetas: , , , , ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já sabia que ias falar sobre isto, agora eu peço-te é para explicares porque é um crime contra a humanidade. E não me venhas com a tanga que morreram pessoas inocentes. O número de americanos mortos e japoneses ao invandir a ilha pelos primeiros seria bem mais elevado. O bombardeamento a Tóquio matou cerca de 90.000 pessoas.Mas como eu disse no meu blogue, não está em causa as pessoas inocentes que morreram mas sim as tuas simpátias ao regime criminoso japonês

um abraço

segunda-feira, 06 agosto, 2007  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Chamar ao Imperial regime japonês tal coisa...não tens cura mesmo Pantera...
De há muitoa anos para cá há, de facto, um regime criminoso travestido de democrático (o mesmo que distribuia cobertores infectados com tifo aos índios nas reservas...), mas esse tu não queres ver e já és um bocado velho para meu filho e te poder ensinar...
Olha que estou quase a ir de férias e as gambas vão crescendo...
Um abraço
P.S. Dia 9 há mais...

segunda-feira, 06 agosto, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ai humberto humberto, agora tenho de fazer um texto no meu blogue sobre o império Japonês ? Eu não tenho dúvidas que era um regime criminoso, o humberto por acaso tem consciência as atrocidades cometidas na China ? E quando decapitavam prisioneiros de guerra?
Ai humberto, humberto
Olha que as gambas têm prazo de validade, e eu acho que já passaram :)

segunda-feira, 06 agosto, 2007  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Não passam, não.
Cortar a cabeça, para um japonês é a maior honra que se pode conceder...
Quando alguém comete sepukku (morte ritual no Ocidente mal designada por hara kiri) reserva-se ao maior amigo ou personalidade a honra de o decapitar.
os valores são muito diferentes no Oceidente do Oriente, nem absolutos nem relativizáveis.
Claro que houve execessos, há sempre na guerra. É próprio da natureza humana.

segunda-feira, 06 agosto, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Caro Humberto, executar mulheres, crianças e outros pessoas com um tiro na cabela, ou violá-las, não é um acto de "excesso de guerra", mas sim um acto criminoso. Existem limites até mesmo na guerra, matar sem qualquer motivo tem de ser punível por lei.

segunda-feira, 06 agosto, 2007  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Lembras-te do que há bem pouco tempo se passou no Iraque, ou tens memória selectiva. Ouviste falar de Abu Ghraib? E as violações às vietnamitas (tão frequentes qua até desenvolveram o sistema de colocar uma lâmina de barbear numa rolha e introduzi-la na vagina)? E os massacre sob o lema o único índio bom é o morto?
Ou há mortos bons e maus?
Essa é a lógica que faz com que o maior criminoso da história, Mao, não o seja...afinal só matou chineses...

segunda-feira, 06 agosto, 2007  
Blogger Mr. X said...

VOCÊS ACREDITAM NO QUE OS AMERICANOS E CHINESES DIZEM? HEHEHE

Essa tal de escravas sexuais e o massacre de nanquim foi tudo falsificado!
Foi tudo forjado pelos chineses, agora hoje os EUA pedem cooperação do Japão para combater o comunismo na Ásia, isso é ridículo.

Não acredita que foi tudo inventado, acesse o site http://www.ne.jp/asahi/unko/tamezou/nankin/index-e.htmla.com.br

sábado, 13 outubro, 2007  
Blogger Mr. X said...

O que tem mais nesse mundo são pessoas ignorantes!

O massacre de Nanquim é evidentemente falso! As fotografias foram falsificados.

sábado, 13 outubro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home