10 agosto 2007

MAIS UMA DOS "BONS"

Na floresta de Tezno, nas imediações de Maribor (Eslovénia) foi descoberta acidentalmente - durante a construção de uma auto-estrada (sendo então retirados 1179 esqueletos) - em 1999 uma vala comum do período da Segunda Guerra, que poderá ser uma das maiores da Europa (1 km de comprimento por 4 a 6 mestros de largura e 1,5 a 2 metros de profundidade - era uma trincheira anti-tanque) e que se estima contenha mais de 15 mil pessoas.
Pelos objectos encontrados comprovou-se que se trata de uma vala comum para soldados croatas fascistas "Ustaše" e seus parentes, detidos pelo então exército comunista jugoslavo.

Trata-se de soldados do estado croata independente, pró-nazi, que no final da Segunda Guerra Mundial tentaram escapar da guerrilha comunista, liderada por Josip Tito, para se entregar às forças aliadas na Áustria. No entanto, as unidades aliadas estacionadas naquele país, obrigaram-nos a voltar à Eslovênia (então parte da Jugoslávia), onde como prisioneiros de guerra do exército jugoslavo foram imediatamente massacrados nas imediações e enterrados na vala que ora se exuma.
Pelas exumações agora re-iniciadas tudo parece apontar para o facto de serem estas as maiores valas comuns do pós-guerra excedendo as de Srebrenica (o massacre na Bósnia em 1995), as quais se estima tenham sido enterrados cerca de 8.000 muçulmanos.

Etiquetas: , , , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é preciso não confundir as democracias ocidentais com o horror comunista

segunda-feira, 13 agosto, 2007  

Enviar um comentário

<< Home