06 agosto 2007

PARA O PANTERA

O meu jovem leitor "Pantera", rapaz jovem de que não desgosto, vive profundamente atormentado num mundo maniqueísta, incomodado pela presença de ideologias que abomina no campo "Nacionalista" em que diz militar (e não tenho razão para crer que minta). Como jovem que é, animado mais de paixão que de razão, vê o mundo a preto e branco (ou branco e preto se preferirem), entre "bons e maus". Neste mundo os maus são necessariamente muito maus e os bons imaculados e impolutos... Ora como diriam os detratores do Sérgio (o ensaísta António, de seu nome), quando vislumbra uma ideia que contraria a sua ergue da vara de marmeleiro e é um "varrer de feira" (vejam no Jogo do Pau o significado). É um polemista assumido (o que lhe vale dissabores, seio pelo que observo e porque já mo confidenciou), daí lhe advirá adrenalina. É próprio da idade (e dos reflexos desta "educação"), quero crer... é, no fundo, um mundo de cowboys e índios (os índios eram sempre os maus, lembram-se?).
Hoje resolveu maçar-me com o Japão. Faltou-lhe a relativização nalgumas observações (por exemplo o valor da vida humana não foi igual ao longo da história, como bem sabemos), adoptou o partido dos bons e vilanizou os maus. Desta arenga isentou os bons democratas que, ao transe, sempre defende.
Para que investigue aqui lhe deixo, sem pretensão de ser exaustivo alguns interessantes contributos dos amigos (dele) americanos durante a 2ª Guerra Mundial (exceptuo os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasáqui que, segundo ele forma uma espécie de "benção" para japoneses e americanos):
Batalha do mar de Bismarck: Sob as ordens do general George Kenney, os aviões americanos assassinaram os sobreviventes japoneses de navios afundados;
Assassinato de sobreviventes do navio japonês Nachi;
Assassinato de sobreviventes do navio japonês Kumano;
Assassinato de sobreviventes do navio de guerra japonês Yamato e do cruzador Yahagi durante a operação Tem-Go;
Massacre de Canicattí: Assassinato de civis italianos por oficiais americanos;
Massacre de Biscari: Assassinato de prisioneiros do eixo na Guerra da Sicília;
Massacre de Dachau: Assassinato de guardas do campo de concentração capturados pelos soldados americanos, os alemães da divisão SS-Totenkopfverbände foram mortos enquanto se rendiam. Além disso os americanos entregaram armas aos prisioneiros do campo, agora livres, que segundo testemunhas torturaram e mataram outros soldados alemães;
Rheinwiesenlager-Campos para prisioneiros alemães do pós-guerra, onde muitos morreram de fome e desidratação;
Assassinato de prisioneiros alemães em Salina, Utah.
Violações de alemães? Jamais...
É preciso continuar oh Pantera....

Etiquetas: , , ,

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Falta palavras para descrever tal loucura. Então o caro Humberto acha mesmo que massacrar pessoas inocentes é a mesma coisa que matar sobreviventes em plena guerra de navios afundados? É preciso descrever, caso tenha paciência esses tais assassinos, e se houve ou não justiça para com eles. No comentário, atrás você falou de abu ghraib, mas esquece-se que existiu tribunais para julgar o caso, essa é uma das diferença entre regimes criminosos e não criminosos. Haja paciência está a considerar um regime livre e democrático como os EUA com um Japão assassino. Olha dá a escolher ao povo americano, entre essa ditadura japonesa e a liberdade americana, vais ver como eles escolhem aquilo que têm. Os Japoneses massacravam populações civis sem qualquer tipo de justificação, não propriamente como acto em plena guerra.

Agora não tenho tempo, amanhã volto ao assunto

segunda-feira, 06 agosto, 2007  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Eu não, panetra, não leves a mal...
Como diz o povo o pior cego é o que não quer ver...
Um abraço

segunda-feira, 06 agosto, 2007  
Blogger Waco said...

Humberto, quanto leva à hora nessa sua tarefa de baby-siter? É que brevemente também irei precisar da ajuda de alguém com esse poço de paciência.
:-D

terça-feira, 07 agosto, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Massacre de Dachau: Assassinato de guardas do campo de concentração capturados pelos soldados americanos, os alemães da divisão SS-Totenkopfverbände foram mortos enquanto se rendiam.
E acho muito bem, quem comete os masscres que eles cometeram não merece outra coisa que não a morte. Agora o humberto deu em direitos humanos. Se eles são assassinos têm mais é que morrer, seja como for comparares meia-dúzia de gajos mortos com os massacres dos japoneses têm muita lógica

terça-feira, 07 agosto, 2007  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Caro fpm agradeço o voto de confiança, mas acho que o "poço" encheu, até para o Pantera.
A má educação aqui regista-se, até se pode tolerar mas, sobretudo, não se esquece.

terça-feira, 07 agosto, 2007  
Anonymous Anónimo said...

não fiques chateado ó humberto não tinha intenção nenhuma de ofender. A forma como defendes esses assassinos, isso sim ofende qualquer ser humano..anima-te

terça-feira, 07 agosto, 2007  

Enviar um comentário

<< Home