30 maio 2007

MORAR NO "DESERTO", A GREVE OU TROTSKI RENASCIDO...

Hesitei sobre qual o título a dar a este postal. Optei, assim, por colocar os três, deixando à vossa escolha aquele que mais vos aprouver.
Como sabem, como disciplinado tuaregue, vivo no deserto (Lino dixit) e como milhões de portugueses que trabalham, dependo dos transportes públicos, no caso vertente dos cruzeiros da Transtejo (pois o restante percuro faço-o a pé), para cruzar a extensão de água que bordeja o deserto e chegar ao meu local de trabalho.
Adivinhava-se um dia em cheio, pois. Todavia a Transtejo havia assegurado serviços mínimos e zelosa e atempadamente os afixara. Dirigi-me, assim, ao entreposto no limiar do deserto onde se apanham tais barcos para cruzar o Tejo e rumar a Lisboa.
Permitam-me, porém, um breve parêntesis, para vos esclarecer sobre o assunto do dia: a greve. O conceito teórico da greve (intrinsecamente destrutivo) não me é grato, não sou pois um grevista militante. Tal não significa que não reconheça aos Portugueses o direito de se manifestarem contra este (des)governo verdadeiramente opressor que os vem conduzindo a um crescente autoritarismo e pauperização. Adiante.
Na estação fluvial constatei que os ditos serviços mínimos não estavam afinal a ser cumpridos. As pessoas acumulavam-se e, justamente, indignavam-se pelo logro em que havíamos sido induzidos. As opções de ida por transporte para Lisboa eram nulas. O transito automóvel caótico. Algo todavia não era normal, quase todos os funcionários de terra estavam no seu local de trabalho e entre a multidão se relatava que pelo menos um dos mestres de embarcação ao pretender por o seu barco a navegar fora impedido (no Porto Brandão) por um piquete de greve. Era um velho e conhecido método trotsquista de garantir uma plena adesão à greve e, sobretudo, de tramar a vida de quem trabalha porque, deixemo-nos de fantasias, greve é um direito de funcionário público, não de privado…
Liguei para GNR informando-os do sucedido e lembrando que se o direito à greve é uma realidade não é menos o de querer trabalhar durante a mesma... De nada me valeu ou, pelo menos, os barcos não apareceram. Regressei a casa e vi-me forçado a usar o carro para passar a ponte, o que só me atrevi a fazer já perto do meio dia.
Resultado da greve geral: tive que pagar a extorsionária portagem na ponte, sujeitar-me ao transito, gastar gasóleo e para compensar a manhã perdida ficar a fazer serão no trabalho...
Ora digam lá se não é fantástico este dia de greve?

Etiquetas: , ,

OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA

Um cobardolas, anónimo como sempre convem nestas ocasiões de fácil verborreia, referiu-se no blog Gladius (de alguém com quem, não obstante profundas divergências, muito respeito), a mim nos seguintes termos:
agora até o "intelectual" do prof. hno (reverencia lusa)diz que o marcelino da mata foi um grande português.-mais um a caminho do pnd
Gostaria de esclarecer o anónimo "nacionalista" de vários aspectos sobre tão "importante" tirada que me visa:
- o "intelectual" é adjectivo que não procuro nem me preocupa. Preocupo-me com a minha formação e cultura mas tal, para quem cultiva a mediocridade, de frases aprendidas num qualquer "readers digest", e a marginalidade, poderá parecer estranho;
- o meu percurso político, as minhas acções e escritos (porque palavras leva-as o vento e muito mais rapidamente a dos anónimos...), falam por mim, não tenho que me justificar a mentecaptos que nem sequer coragem para assumirem o que escrevem tem;
- não estou a caminho do PND sossegue, nem de outro qualquer partido (se quisesse partilhar da "merenda" há muito que já poderia estar lá no casarão de São Bento... mas nunca tive feitio de carneiro; se o valeroso anónimo - que presumo jamais terá sido convidado - tem por isso alguma frustração, aconselho-lhe tratamento recomendado), pois sou militante do PNR ( e se algum dia o deixasse de ser seria, naturalmente, para regressar à minha condição de não fiiliado em nada que não as minhas crenças e consciência). Militante recente é certo, a pedido do meu amigo José Pinto-Coelho. Mesmo assim recordo os valerosos "nacionalistas" que em 2001 quando ninguém queria dar a cara fui eu que, como independente, encabecei a lista para a Assembleia Municipal de Lisboa.
Mas que sabem destas coisas os anónimos, só a arruaça e a provocação lhes interessa...
P.S. Na sua grandeza, como sempre demonstrou Marcelino da Mata nunca se acobertaria na pulhice do anonimato, que sirva de lição a tantos "nacionalistas" de língua afiada...

Etiquetas: ,

MÁRIO LINO VISITA A PENÍNSULA DE SETÚBAL

Confrontado com as críticas generalizadas às suas afirmações, segundo as quais a Península de Setúbal era um deserto despovoado e desprovido de quaisquer equipamentos e gentes, Mário Lino, ministro das Obras Públicas do Governo chefiado por José Sócrates, deslocou-se a esta região para justificar as suas polémicas declarações.
Dessa visita, que a foto documenta, pode verificar-se que a razão - como sempre - está do lado do governante. No final, Mário Lino (o segundo da primeira fila, a contar da direita), que se fez acompanhar por diversos secretários de estado, assessores e adjuntos, para além de um conjunto de investidores com interesses na Ota, disse à comunicação social que a Península de Setúbal está em condições de começar a abastecer com areia as zonas do litoral do país que estão a ser afectadas pela erosão marítima, mormente a Costa Norte e a Costa de Caparica.
Lúcido e bem disposto - e com a elegância argumentativa que o caracteriza - esclareceu que o governo não inviabilizou o novo aeroporto na Ota por a Península de Setúbal ser um deserto, mas que foi precisamente o contrário, ou seja - e citamos - «temo-nos esforçado por transformar esta região num deserto, para podermos agora dizer que na Ota é que o aeroporto fica bem». O ministro disse ainda que, «para o sucesso do governo ser completo, falta a Secil e as pedreiras arrasarem a Serra da Arrábida, que se está a revelar um grande entrave aos nossos objectivos».
A terminar, Mário Lino acrescentou que «é também por isso que o senhor primeiro-ministro insiste tanto na co-incineração na Serra da Arrábida, esse monte de pedras sem qualquer sentido».
(Recebida por e-mail do meu amigo e camarada Cajó, embora, presumo, de autoria desconhecida e a que acrescentei alguns retoques)

Etiquetas: , ,

VEJAM DEPRESSA, ANTES QUE A CENSURA O ELIMINE...

Etiquetas: , ,

29 maio 2007

APROXIMANDO-SE O 10 DE JUNHO...

Recordo aqui um Grande Português encarcerado e seviciado nas prisões do "democrático" 25A, o Tenente-Coronel Marcelino da Mata, então Alferes, numa fotografia tirada no Batalhão de Comandos, em Brá-Bissau (Guiné), durante as comemorações 10 de Junho de 1972, dia de Portugal.
Nos restantes anos de guerra contra a subversão pró-comunista em África ainda haveria de ornar o seu peito com mais honrosas distinções. À época ostentava já a Ordem Militar da Torre e Espada, 4 Cruzes de Guerra (2 de 1ª Classe, 1 de 2ª e 1 de 3ª) e a Medalha das Campanhas do Exército Português. O que, para os menos familiarizados com estes assuntos é obra... Marcelino da Mata é aliás o oficial mais condecorado (por acções em campanha) do Exército Português.
Digam lá que não vale por 1000 (ou mais) Mário Lino?
Será que esta comparação me terá sido sugerida por alguma coisa que tenha a ver com camelos?

Etiquetas: ,

ADÃO E EVA

(versão muçulmana)

Etiquetas:

EFEMÉRIDE DO DIA 8

Oswald Arnold Gottfried Spengler ( nasceu em Blankenburg am Harz a 29 de Maio de 1880, vindo a falecer em Munique em 8 de Maio de 1936). Historiador e filósofo alemão com interesses culturais em muitas outras áreas como a matemática, a arte e a ciência.
Atingou particular notoriedade pela sua obra Der Untergang des Abendlandes (O Declínio do Ocidente), onde afirma uma teoria ciclíca de emergência e declínio das civilizações. Da sua obra emerge um socialismo alemão - orgânico e autoritário - diferente do marxista e uma consequente noção de hegemonia alemã na Europa.
Apoiante do Partido Nacional Socialista nas eleições de 1932, chegou mesmo a hastear a nova bandeira nacional no seu escritório em Munique, sendo considerado por aqueles um percursor intelectual. Todavia, profundas dúvidas e pessimismo sobre o futuro da Alemanha e da Europa e a muitos aspectos da superioridade racial levaram-no à publicação em 1933 do livro Jahre der Entscheidung (Hora da Decisão) que lhe valeu uma completa ostracização.
Mas a ligação aos Nazis, ainda que abandonada nos últimos anos, foi o bastante para que toda a importância do seu trabalho - claramente influente no período entre guerras - fosse quase como apagada no pós Segunda Guerra. Um duplo anátema se abatera sobre este importante pensador.

Etiquetas: ,

O CENTRÃO E A GAMELA...

A ideia era boa e oportuna, o momento o indicado, a coragem... a do costume. Na realidade o pessoal do centrão não dá para mais.

A ideia do "outdoor" da JSD até que era boa, claro que a cara do camelo deveria ser mais próxima da sub-espécie Camelus bactrianus linensis.

Moral da história, o tal de senhor Lino insultou milhões de portugueses, proferiu (não sendo já a primeira vez) declarações boçais, expressou-se em público como nem sequer é aconselhável numa taberna (daquelas antigas onde quase todo o desbragamento era permitido) e a púdica JSD afirma (preocupada com conseqências) não querer ofender o ministro Lino. Ora meninos, das duas uma, ou lhes falta algo que caracterizava os Portugueses de antanho (e felizmente alguns ainda hoje) ou então (como é mais provável) reina a paz podre entre todos, é que comendo à vez da mesma gamela as rupturas e a frontalidade tornam-se muito complicadas de assumir. Como bem sabemos no Par(a)lamento esgatanham-se para o pagode ver e ao sair vão em amena cavaqueira para os passos perdidos tomar cafézinhos...
É essa a realidade do par(a)lamento...

Etiquetas: , ,

28 maio 2007

FILATELIA OU OUTRA FILIA?

Sem tempo para escrever nada de jeito, deixo-vos, de fugida, a sugestão iconográfica, recebida por mail do meu bom amigo e camarada Vitor Luís ,de regresso aos selos de lamber (coisa que as máquinas de correio já tornaram quase obsoletas). Como nunca lhe vislumbrei particular gosto pela filatelia temo bem que as motivações dele sejam outras...
P.S. Só lembrava ao Vitor que "os selos de lamber" se lambiam era pela parte de trás...

Etiquetas: ,

ANIVERSÁRIO DO 28 DE MAIO DE 1926

Cumpre-se hoje mais um aniversário da Revolução Nacional de 28 de Maio de 1926. Pronunciamento militar de cariz nacionalista e anti-parlamentar que pôs termo à balbúrdia que constituiu a Primeira República, levando à implantação da auto-denominada Ditadura Nacional. A revolução começou em Braga, comandada pelo general Gomes da Costa, sendo seguida de imediato em outras cidades do país. Consumado o triunfo do movimento, a 6 de Junho de 1926, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, o general Gomes da Costa desfilava à frente de 15 mil homens, sendo aclamado pelo povo da capital.

Etiquetas: ,

27 maio 2007

MAIS UM POLÍCIA DO PENSAMENTO ÚNICO...

O Professor António Costa Pinto, historiador e politólogo (vá lá o pessoal perceber o que tal é e para que serve face às análises proferidas...), proferiu esta semana, na rádio, declarações que presumo que a muitos terão escapado, mas que se revelam da maior importância. Por elas ficamos a saber que o analista já enfileirou a legião dos polícias do pensamento único (conseguimos até, em primeiríssima mão, imagem do novo polícia acompanhado de uma colega que ainda não identificámos), tal a clareza das suas afirmações a respeito das eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa. Ora vejam lá bem. O insígne politólogo afirmou que a CML corre o risco de ficar ingovernável, mesmo após as eleições, face ao número de candidaturas apresentadas (situação que comparou à instabilidade da 1ª República), exortando a que o candidato do Partido Socialista faça verdadeira chantagem com os lisboetas de modo a obter a maioria absoluta que lhe permita conduzir a autarquia. Pois claro, que maçada, nada como o bom "centrão" como exclusiva opção daqueles que dele pretendem fugir e escolher outras alternativas. Na falta do partido único. Só não percebo como criticavam tanto o Salazar, tanta basófia democrática para irem parar às mesmas conclusões... Mas mal por mal eu preferiria a União Nacional ao Socratismo...

Etiquetas: , , , ,

26 maio 2007

EM ROMA SÊ ROMANO. SEMPRE, PARA TODOS E EM TODA A PARTE...

Um bando de sete energúmenos (cinco portugueses e dois espanhóis), com idade para terem juízo (entre os 25 e os 36 anos), resolveu ir de férias até Riga, capital da Letónia. Até aqui o assunto não comporta nada de extraordinário, tirando o facto de energúmenos pretenderem ir de férias a tão simpática quanto interessante terra, mas enfim, há gente para tudo e desconfio bem do que lá iriam buscar... Pelo comportamento das criaturas, cultura e conhecimento não era na certa. Acontece que tão afinada rapaziada (cuja filiação política não é referida, claro, mas que desde já ponho as mãos no fogo que não eram seguramente dos meus lados), resolveu profanar algo que é (ou deveria ser) sagrado para qualquer povo, a bandeira nacional. Deram-se mal, se há países que colocam no seu devido lugar os seus símbolos nacionais, a Letónia é seguramente um deles. Pois parece que os "jovens" embriagados, como sempre convém nestas ocasiões, roubaram três bandeiras, uma das quais da Igreja de Nossa Senhora dos Lamentos. Para grande maçada da diversão apareceu a horrível polícia letã que estragou os intentos dos "jovens". Duas das bandeiras foram atiradas ao rio Daugava, tentando-se, assim, a ocultação do crime (afinal parece que a tal embriaguez não ia ao ponto de esquecer a gravidade dos actos), outra estava prostrada no chão espezinhada e semi-destruída. Foram, e muito bem, apresentados ao Tribunal Distrital de Riga que decretou a prisão preventiva enquanto aguardam julgamento. O crime praticado pode dar pena que pode ir até três anos de prisão. Por nós esperamos que sim. Quem na terra de outrém não sabe respeitar os hábitos locais, merece experimentar um tempo de reflexão que lhes proporcione aprender que os símbolos pátrios, nossos ou de outros, merecem o respeito devido. Esta noção é claro difícil para quem não se sabe comportar, nem conhecer o respeito que é devido aos valores de outrém. Gostaria muito de conhecer as convicções políticas dos "jovens" em apreço, embora esteja certo que esta minha vontade não será muito politicamente correcta, pois certo estou que os jovens serão "jovens" e não tenebrosos facínoras da extrema-direita...

Etiquetas: ,

25 maio 2007

PORTUGAL... VERSÃO MÁRIO LINO

Com um agradecimento muito, muito, especial.

Etiquetas: , ,

NA MESMA... AINDA DUVIDAM DA GENIALIDADE?

“O irregular e promíscuo funcionamento dos poderes públicos é a causa primeira de todas as outras desordens que assolam o país.

Independentemente do valor dos homens e das suas intenções, os partidos, as facções e os grupos políticos supõem ser, por direito, os representantes da democracia. Exercendo de facto a soberania nacional, simultaneamente conspiram e criam entre si estranhas alianças de que apenas os beneficiários são os seus militantes mais activos.

A Presidência da Republica não tem força nem estabilidade.

O Parlamento oferece constantemente o espectáculo do desacordo, do tumulto, da incapacidade legislativa ou do obstrucionismo, escandalizando o país com o seu procedimento e, a inferior qualidade do seu trabalho.

Aos Ministérios falta coesão, autoridade e uma linha de rumo, não podendo assim governar, mesmo que alguns mais bem intencionados o pretendam fazer.

A Administração pública, incluindo as autarquias, em vez de representar a unidade, a acção progressiva do estado e a vontade popular é um símbolo vivo da falta de colaboração geral, da irregularidade, da desorganização e do despesismo que gera, até nos melhores espíritos o cepticismo, a indiferença e o pessimismo.

Directamente ligada a esta desordem instalada, a desordem financeira e económica agrava a desordem Política, num ciclo vicioso de males nacionais. Ambas as situações somadas conduziram fatalmente à corrupção generalizada que se instalou…”



O que acabaram de ler não foi publicado num qualquer jornal do dia, embora retrate na perfeição a realidade actual do nosso País. O que acabaram de ler, foi escrito em 1936 e como podem verificar manteve a mais completa e adequada actualidade (o que, sem dúvida, é motivo suficiente de meditação).


O autor: António de Oliveira Salazar.
O livro: o mal conhecido Como se levanta um Estado em boa hora agora reeditado (em tempo escrevi um prefácio, para uma edição norte-americana ou canadiana, desta obra a pedido do José Luís Henriques, será que alguma vez viu a luz do dia?).
Conclusão lógica que, sem dificuldade, se poderá extrair deste excerto da obra de Salazar:
Como há quase um século atrás, "democracia" em Portugal parece que é mesmo assim...

Etiquetas: , ,

"AS BESTAS E AS METÁFORAS"

Não, não é infelizmente o nome de uma novela mas antes o pálido retrato do quotidiano de quem nos (des)governa.
Confesso que sobre o inenarrável ex-terrorista Mário Lino que, no meu entender, no exercício de funções públicas, proferiu declarações passíveis de serem entendíveis como crime de traição à Pátria (assim não o entendeu, claro está, a distintíssima PGR) e que aqui e aqui oportunamente referi, pensaria não mais escrever, de tal sorte o tema me é penoso. A verdade é que a criatura, qual Fénix, é pródiga em renascer, no disparate, claro está! E eis-me levado a quebrar o pensamento de sobre ele não mais discorrer, exemplo acabado que é, da lamentável "qualidade" deste elenco executivo.
Eis, pois, que a abencerragem sobre a malfadada Ota, durante um almoço na quarta-feira (será que estava com um pastelinho de bacalhau a mais???) pronunciou as seguintes declarações:

"Acho faraónico fazer o aeroporto na Margem Sul, onde não há gente, onde não há escolas, onde não há hospitais, onde não há cidades, nem indústria, comércio, hotéis e onde há questões da maior relevância que é necessário preservar." Tendo acrescentado que a Margem Sul é "um deserto".

Seriam declarações graves, desde logo pela boçalidade (mas o que seria de esperar de um ARA?), para qualquer um minimamente ilustrado, mais graves naturalmente vindas de um ministro (sim é verdade, a criatura vai mesmo sendo ministro desta república...); como vários responsáveis autárquicos já apontaram são afirmações de magna gravidade pelo que comportam de absurdo, patético, ofensivo, inaceitável e desqualificador de toda uma região e seus habitantes. A este justo coro e protestos juntaram-se as "virgens púdicas" da assembleia, sempre atentas a uma boa chacota. Estranho, ou talvez não, que nenhuma se tenha pronunciado quando dos laivos iberistas da criatura. A nós de há muito que sabemos que este Lino não presta, não é sério nem tem qualidade. Não precisamos de esperar tanto como Marques Mendes para perceber que o indivíduo está à beira do delírio, da indecência e da má figura. Dificuldades de análise de quem comunga e partilha tantas coisas em comum?
Os autistas e "cegos" socialistas, claro está, apressaram-se a defender a abencerragem. O deputado José Junqueiro classificava as declarações como uma "metáfora", o ministro Pedro Silva considerava a polémica "artificial" (acho que esta é posição deste (des)governo para qualquer polémica que os envolva - artificial - mas elas lá vão aparecendo, porque será?), mas a cereja no topo do bolo viria de Almeida Santos que declarou aos jornalistas: "Um aeroporto na Margem Sul tem um defeito: precisa de pontes. Suponham que uma ponte é dinamitada(mas sobre este assunto o melhor é o Dr. Almeida Santos consultar o amigo Lino que sabe da "poda"). Quem quiser criar um grande problema em Portugal, em termos de aviação internacional, desliga o Norte do Sul do País." . Se não fosse grave e triste seria caso para perguntar: quem são estes loucos que nos (des)governam?
Se isto fosse um país decente de há muito que o Lino já lá não estava (aliás, não teria entrado...) e o Sócrates também não... Desculpas só, não chegam!!!

Etiquetas: , , , ,

24 maio 2007

HOJE NA RTP2



Hoje, José Pinto-Coelho cabeça de lista do Partido Nacional Renovador às eleições intercalares em Lisboa, às 22 horas, no Jornal 2 da RTP2.


Neste panorama abjecto de mé(r)dia sauda-se a pluralidade daquele jornal, embora apenas por cumprir o que normal seria em todos eles, o que, como bem sabemos, está longe de ser verdade. Mas o profissionalismo e excelente formação da Alberta Marques Fernandes destoam, pela positiva. Ao Zé os votos de felicidades para o "embate" de hoje à Alberta um beijinho de amizade e o voto de que continue a ser uma jornalista de referência.

Etiquetas: , , ,

UMA BOA RAZÃO PARA VOTAR PNR EM LISBOA

Face à profusão de candidatos (penso que ontem já chegavam aos 11), que naturalmente se saúda - a diversidade e a pluralidade são sempre infinitamente superiores ao monolitismo cinzento do "centrão" -, muitos leitores da capital confrontam-se com legítimas dúvidas em quem votar. Muitas das candidaturas provêm, porém, do tal centrão ou suas franjas e quase todas do sistema instituído de compadrios e tachos que, como se viu, até afectou o "impoluto", autista e inquisitorial Sá Fernandes. A escolha para quem anseia por uma cidade diferente, mais segura e portuguesa só pode ser o voto na lista do Partido Nacional Renovador encabeçada pelo Presidente José Pinto-Coelho.
Outra boa razão é a de contrariar o Senhor Bensaúde, aquele apático e amorfo (excepto na "imparcial" fúria demonstrada para com Santana Lopes) ex-PR que, já liberto da falsa postura de imparcialidade que sempre ostentou, veio prontamente apelar à maioria absoluta para o candidato do PS à autarquia Lisboeta. Uma boa razão para o contrariar, pois...
P.S. - Mas nem tudo goi mau nas declarações do Senhor Bensaúde uma vez que pediu aos lisboetas que façam um juízo sobre a cidade e não sobre o governo... Se até o Bensaúde não gosta dele o que diremos nós...

Etiquetas: , , , ,

23 maio 2007

ALGUM INTERESSADO?

Ainda em arrumações...
Descobri esta pérola repetida. Se alguém estiver interessado, manifeste-o!
PRIMO DE RIVERA, Jose Antonio, Obras Completas, Madrid: Ediciones de la Vicesecretaria de Educacion Popular de F.E.T. y de las J.O.N.S., 1945, 1029 páginas.

Etiquetas:

DESINTERESSANTE...

Vai mesmo desinteressante o nosso País. As mundaneidades costumeiras não me seduzem a escrever nada com préstimo. Tirando os habituais e costumeiros não há escândalos de monta...
É hoje a magna revelação se Carmona se candidata ou não... Como podem vir verificando nenhum órgão de comunicação social acompanha a candidatura do PNR (apesar de ter sido a primeira a ser formalizada), mas isso já é habitual...
Segue tranquilamente a pseudo-democracia tirânica da socrática criatura...
Em Portugal nada de novo!

Etiquetas:

22 maio 2007

NÃO, NÃO ME TINHA ESQUECIDO...

Era apenas uma questão de prioridade que me levou a lembrar o aniversário de nascimento de Richard Wagner antes de celebrar nesta casa o centenário do nascimento do belga Georges Prosper Remi (22 de Maio de 1907 – 3 de Março de 1983), mais conhecido pelo nome artístico de Hergé.
O nome Hergé deriva da pronúncia francesa das suas iniciais "R.G.", pronunciadas nesta ordem como habitual em muitos países onde o nome de família precede o próprio.
Para além de outros trabalhos menos conhecidos Hergé ligou a sua produção e vida ao personagem Tintim cujas aventuras escreveu e ilustrou de 1929 até à morte em 1983 (deixando incompleta a obra Tintim e Alphart), num total de 24 livros.
Para além do génio, esteve preso quatro vezes por uma acusação que acho que sabem qual...

Etiquetas: , ,

DER FLIEGENDE HOLLÄNDER



Celebrando o aniversário do Mestre com a sua música e palavras. Um perturbantemente belo excerto de Der Fliegende Holländer.

Etiquetas: , ,

EFEMÉRIDE DO DIA 7

(22 de Maio de 1813, Leipzig - 13 de Fevereiro de 1883, Veneza)

Etiquetas: ,

21 maio 2007

SAKURA

桜 Sakura (cerejeira), flor nacional do Japão.
Algo único, frágil e fugaz...
Um espectáculo seguramente inesquecível e incomparável. Iria lá vê-lo... se me sorrisse a roda da fortuna.
Florescem uma vez no ano e apenas durante cerca de uma semana. Suas folhas caem com a chegada do Outono. Os galhos nus enfrentam o Inverno para desabrochar em flor na estação seguinte, entre Março e Abril.
Sakura é um símbolo de felicidade: é na época do seu florescimento que as crianças iniciam o ano escolar e que os recém formados saem em procura de trabalho. O chá das suas pétalas é utilizado em diversos rituais como casamentos e outras ocasiões festivas. Na época do seu florescimento, são realizadas as festas chamadas de “hanami” (de ver ou "caçar" as flores), ao ar livre, debaixo das cerejeiras em flor.
Singela e efêmera, a flor sakura também tem seu lado trágico. Para os antigos samurais não havia glória maior do que morrer num campo de batalha coberto de pétalas de cerejeira.

Etiquetas: ,

LANÇAMENTO EDITORIAL DO ANO


Etiquetas: ,

20 maio 2007

NÃO SEI SE REPARARAM...

A insistência, a quantidade, a persistência e a publicidade com que as notícias sobre a cáfila pestilenta dos pedreiros livres (vulgo Maçonaria) invadiu as páginas dos nossos jornais nestes últimos dias. Ele foi maçonaria masculina, ele foi maçonaria feminina, ele foi uma reunião mudial ele foi, por fim, a pretensão do reconhecimento pelas Nações Unidas e União Europeia.
Sobre este último aspecto o do reconhecimento como o pretende almejar uma sociedade secreta? A mim, parece-me um claro disparate, mas enfim de absurdos vai estando este mundo cheio.
Sobre a necessidade de secretismo da coisa já sei que a culpa é nossa - dos profanos (nome daqueles que não pertencem à cáfila) -, assim o confirmou o Grão-Mestre do GOL, António Reis, ao explicar que o secretismo se justifica porque:
Mesmo em democracia, particularmente aqui em Portugal, a condição de maçon pode originar perseguições, incompreensões e prejuízos da vida profissional. Porque, Vivemos décadas de ditadura (esta justificação serve mesmo para tudo...), a própria Igreja Católica durante séculos acabou por criar na sociedade uma imagem da Maçonaria completamente deformada, como se fosse uma seita apostada na conquista do poder por meios ilícitos (...).
Agradecemos as certeiras palavras de António Reis que nos parecem algo imprecisas. Senão vejamos em matéria de perseguições é mais ao contrário que ocorrem e que a seita estava (e está) apostada na conquista do poder por meios ilícitos, prova-o, por exemplo a revolução de 5 de Outubro de 1910. Qual a mentira, então, espalhada pela igreja católica?

Etiquetas: ,

TELMA NO KACHI! DE NOVO!

Ontem, desta feita em Lisboa, a nossa Telma Monteiro conquistou mais uma medalha de ouro nesta etapa da Taça do Mundo de Judo, na categoria de -52 kg, ao derrotar na final a alemã Romy Tarangul, por ippon.
Com este novo triunfo nesta etapa da Taça do Mundo, a nossa bicampeã europeia, assegurou já a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, carimbando, assim, o seu passaporte para aquela importante competição desportiva.
Esta foi a última etapa da Taça do Mundo antes dos Mundiais, que vão decorrer em Setembro no Rio de Janeiro (Brasil), e onde esperamos novos sucessos da nossa Telma.
De novo os justos parabéns a uma jovem mas muito consistente judoca e campeã.

Etiquetas: , , ,

206 ANOS DE VERGONHA NACIONAL

Passam hoje 206 anos da ocupação pela Espanha (20 de Maio de 1801) da NOBRE, LEAL E NOTÁVEL vila de Olivença, desde então sequestrada pelo país vizinho. Perante a tibieza dos sucessivos governantes do nosso país tem cabido patrioticamente ao Grupo dos Amigos de Olivença a manutenção da chama da discussão e resolução da Questão de Olivença, com a natural retrocessão do território a Portugal.

Etiquetas: ,

19 maio 2007

EFEMÉRIDE DO DIA 6

(16 de Agosto de 1888 – 19 de Maio de 1935)
Cumpre-se hoje mais um aniversário da morte do Tenente-Coronel Thomas Edward Lawrence que ficou conhecido na história como "Lawrence da Arábia". Oficial britânico desempenhou, fruto da sua extraordinária erudição, o papel de oficial de ligação durante a revolta árabe de 1916-18 na qual se envolveu activamente. Os seus escritos, o seu posicionamento político tornaram-no no motivo óbvio para uma das mais fascinantes (para mim a maior) epopeias da 7ª arte, o filme "Lawrence da Arábia", de David Lean, que povou o fascínio de gerações de jovens e que, estou certo, ainda continua manter esse fascínio nas gerações actuais. Esmagadoras actuações - soberba a de Peter O'Toole que literalmente vestiu o personagem -e uma inolvidável banda sonora de Maurice Jarre.

Etiquetas: ,

18 maio 2007

QUE MUNDO É ESTE?

Razão tinha o Evola, há mesmo que permanecer de pé num mundo em ruínas...

O último exemplo de degradação moral, cívica e política chega-nos da Bélgica, onde uma "inovadora campanha" promovida pela candidata ao Senado, Tania Derveaux, pelo partido NEE, pulveriza os limites outrora imagináveis da actividade política... Após Cicciolina, há mais de uma década, chega-nos esta puta(tiva) senadora a atingir extremos jamais imaginados ao prometer fazer sexo oral aos primeiros 40 mil homens que se inscreverem como seus apoiantes...

Rapidamente os alegres foliões seus apoiantes sugeriram um trocadilho com a palavra em inglês ‘jobs’ (‘empregos’ - questão que parece ser uma das "bandeiras" do partido) e ‘blowjobs’ (‘felações’). Tania gostou tanto da ideia que prontamente assumiu o novo ‘programa’ eleitoral, embora reduzindo o número de beneficiários, garantindo que tudo não passava de uma provocação, embora vá dizendo que, para cumprir a promessa, precisava de pelo menos 500 dias à média de 80 felações por dia! A verdade é que o modesto partido nunca foi tão falado como agora.

Realmente, nunca como agora a promiscuidade entre a prostituição e a política foi tão evidente... Ou o sexo como meio de ganhar votos... realmente às vezes sou tentado a dar razão ao velho amigo e camarada WV mais à sua fobia a meter os papelinhos nas urnas...Realmente...

Aqui ficam mais algumas "sugestivas" imagens de campanha...

Etiquetas: , , ,

ADENDA À EFEMÉRIDE DE ONTEM

O amigo Mário me enviou esta preciosidade. Um ensaio de Birgit Nilsson em Bayreuth com W. Windgassen. Aqui fica em complemento ao postal de ontem para gáudio dos apreciadores.

P.S. O postal de ontem gerou uma reacção engraçada de leitores mais novos de que adiante vos darei conta.

Etiquetas: ,

17 maio 2007

EFEMÉRIDE DO DIA 5

Nasceu neste dia em 1918 a soprano sueca Martha Brigit Nilsson, que ficou conhecida no mundo do belo canto como Brigit Nilsson e que terá sido uma das mais impressionantes vozes wagnerianos dos dois últimos séculos. A soprano faleceu no dia de Natal de 2005 após mais de quatro décadas de brilhantes interpretações.
Inesquecíveis as suas "Isolda", que terá cantado mais de duzentas vezes e, para mim, sobretudo a sua "Brunnhilde" na Tetralogia de poderosa e clara voz e que constituiu durante décadas um icone da interpretação wagneriana.

Etiquetas: , ,

UM HOMEM DE CAUSAS RARAS...

Sabem os meus leitores mais atentos que sou, por convicção, descrente da tese bondade humana, essa fantástica utopia eregida por Rousseau. Há, todavia, graus de "maldade" diferente entre os homens e entre os que possuem esse grau mais elevado, muitos passam pela experiência prisional que, não estando certo que lhes faça bem, é o que a sociedade deve desejar para quem prevarica ou contra ela atenta. Há também, evidentemente, os que por ela passam por razões políticas sem estarem necessáriamente abrangidos pela proposição anterior. Para uns e outros (e que me desculpe o actual Director-Geral dos Serviços Prisionais, meu bom amigo e colega) não creio que a passagem pelas progressivamente mais luxuosas instalações traga benefício de monta aos internados. Também aí me revelo um descrente e vou, ao que parece, contra a opinião geralizada e politicamente correcta. Reconheço, porém, que marginalmente haverá excepções e é sobre a mais notável delas que hoje vos escrevo. O nosso conhecido Júdice, já homenzinho, após o 25A entrou nas cadeias democráticas, por tempo que não posso determinar com o labéu de fascista, "adjectivo" que era utilizado sem parcimónia na época (bom, mas pelo menos confesso admirador do Jose Antonio era). Foram seguramente alguns meses. Amigo nosso (que promovia incofessáveis "tropelias" no Partido do Progresso) que frequenta estas andanças assegura-me que ele já lá estava quando ele próprio entrou e que ainda lá permaneceu dois meses. Foram meses notáveis, porém, dado que lá entrou fascista (ou proto pelo menos) e saiu um democrata convicto. Um notável caso de recuperação a cargo da pedagogia prisional portuguesa de então. Anos passados é vê-lo patrono de Aristídes e mandatário de António Costa. Este prodigio nem as prisões da PIDE conseguiam, um mérito da democracia, pois.

Etiquetas:

OS "NICKS" NA BLOGOSFERA...

Já várias vezes aqui perorei contra os nicks na blogosfera. Salvo honrosas excepções que não nomeei por motivos óbvios, não gosto da sua utilização mas, que remédio, tolero-a...
De ontem para hoje por causa de uma referência amável do camarada e amigo Camisa Negra me vi, por culpa própria da minha referência lavrada no meu postal anterior, envolvido na tentativa da descoberta da identidade do Manlius que pelos vistos conheço bem, mas continuo sem saber quem é.
Armei-me, não sendo belga (daí talvez a dificuldade...), em Poirot, mas as pistas revelaram-se mais complexas que a leitura do texto lateral escrito, quase no sítio onde as costas mudam de nome, na imagem que acompanha a do distintíssimo detective (ou melhor do actor que o imortalizou). Três tentativas apenas, e pela ordem aqui apresentada, o meu camarada e amigo Nonas assim classificou as minhas suspeitas:
1. Quentinho
2. Morno
3. Gélido
E mais não me deito a adivinhar que ainda me enterro na Antártida...

Etiquetas: ,

16 maio 2007

SELO DE QUALIDADE

Activo desde os primórdios de 2004 o nosso camarada Camisa Negra é uma espécie de venerado decano destas blogosféricas andanças. Decidiu ontem nomear esta casa, facto pelo qual muito reconhecido lhe fico, como possuidora do seu "Selo de Qualidade" (que aqui se reproduz para memória futura... soubesse eu pô-lo a encimar a coluna da direita e já lá estaria...), que partilho com três camaradas de pena afiada, como convém, e que desde já exorto a "pilharem" o selo que concebi e ostentá-lo orgulhosamente nos seus "blogs".
São eles o meu velho amigo e camarada Nonas, o Manlius (que juro não sei quem é, ou saberei?) e o blog do meu velho camarada e crescentemente "descapotável" (como eu) MR.
Fico atento à vossa "pilhagem" que uma distinção destas não é todos os dias que se consegue.
P.S. - Se alguém me souber esclarecer sobre a colocação na coluna da direita, cá espero...

Etiquetas: , ,

THE WHO EM LISBOA

Actua hoje em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, uma das bandas mais míticas e seguramente influentes da história do rock, surgida em 1964, ou mais correctamente o que dela resta, os "The Who" (para mim uma das melhores de sempre, perdoem-me as legiões de fans dos Beatles e dos Stones) e indiscutivelmente a melhor banda ao vivo (opinião na qual sou "secundado" pela insuspeita Rolling Stone Magazine). Para os leitores da minha geração (e sobretudo para os um pouco mais velhos, mas também muitos jovens) os "The Who" foram um marco inultrapassável. Quem não recorda o albúm "Who's next" ou a notável ópera rock "Tommy"? Os "The Who" (da esquerda para a direita: Pete Townshend, Roger Daltrey, Keith Moon e John Entwistle), dissolveram-se oficialmente em 1983 (superando, durante breve período, o revés da morte do baterista Keith Moon em 1978) já com Kenney Jones no lugar de Moon. Entwistle morreria em 2002.
O que hoje chega a Lisboa é o refugo de uma enorme banda. De facto, os "The Who" dificilmente existem sem a poderosa e criativa bateria de Moon e sem o mágico, poderoso, ritmado e criativo baixo dedilhado (como jamais voltou a surgir...) por Entwistle. A energia de Townshend é uma pálida imagem bem como a voz (outrora poderosa e sem paralelo) de Daltrey. O que hoje chega a Lisboa é a imagem decrépita e arrastada daqueles que não sabem que para tudo na vida há um tempo. E os que os vão ver estarão animados, por certo, de alguma necrofilia...

O inolvidável “My Generation” na televisão em 1967



Um intemporal “Behind Blue Eyes”



“Baba O’Reilly”, sem mais comentários ...




Um “Baba O’Reilly” actual, em esforço, artificial, irreconhecível…

Etiquetas: ,

HUMOR

No primeiro dia de aulas, numa escola secundária dos EUA, a professora apresentou aos alunos um novo colega, Sakiro Suzuki, vindo do Japão.
A aula começa e a professora diz:
Vamos ver quem conhece a história americana.
Quem disse: Dê-me a liberdade ou a morte?
Silêncio total na sala.
Apenas Suzuki levanta a mão: Patrick Henry em 1775 em Filadélfia.
Muito bem, Suzuki.
E quem disse: O estado é o povo, e o povo não pode afundar-se?
Suzuki: - Abraham Lincoln, em 1863, em Washington.
A professora olha os alunos e diz:
Não têm vergonha? Suzuki é japonês e sabe mais sobre história americana que vocês!
Então, ouve-se uma voz baixinha, lá ao fundo: Japonês filho da puta!
Quem foi? - grita a professora.
Suzuki levanta a mão e, sem esperar, responde: General McArthur, em 1941, em Pearl Halbour.
A turma fica super silenciosa... apenas se ouve no fundo da sala: Acho que vou vomitar.
A professora grita: Quem foi?
E Suzuki: George Bush pai, ao Primeiro-Ministro Tanaka, durante um almoço em Tóquio, em 1991.
Um dos alunos diz: Chupa o meu pau!
E a professora, irritada: Acabou-se! Quem foi agora?
E Suzuki, sem hesitações: Bill Clinton à Mónica Lewinsky, na Sala Oval da Casa Branca, Washington, em 1997.
E outro aluno diz ao fundo: Suzuki de merda!
E Suzuki responde: - Valentino Rossi, no Grande Prêmio de Motociclismo, no Rio de Janeiro, em 2002.
A turma fica histérica, a professora desmaia, a porta abre-se e entra o director, que diz:
Que merda é esta? Nunca vi uma confusão assim!
E Suzuki, bem alto:
José Sócrates para Mariano Gago, em 2007, após ter recebido relatório da inspecção feita à UnI.

Etiquetas: , ,

15 maio 2007

ELE HÁ CADA NOTÍCIA...

A actriz Sophia Loren, de 72 anos, prometeu fazer strip-tease se o seu clube de futebol, o Nápoles subir de divisão, regressando assim à série A. A conhecida actiz afirmou ao Gazzeta dello Sport, «Espero que o Nápoles ganhe as partidas que restam. Se isso acontecer, prometo fazer um strip-tease. Os adeptos são apaixonados pela equipa e a cidade merece essa promoção».
O Nápoles ocupa actualmente o terceiro lugar na Série B, sendo que os dois primeiros classificados ascendem directamente à Série A, enquanto os quatro seguintes jogam um play off por mais um lugar na elite do futebol italiano.
Para quem se habituara a ver na actriz uma diva quase inatingível, como este vosso humilde escriba, só um comentário ocorre:
A velha passou-se...
Sem dúvida que tal trará "promoção" à cidade e à equipa, mas estará a actriz em condições de corresponder à paixão dos adeptos? E da dignidade que lhe seria recomendável? Enfim, tempos modernos de turba multa, que tudo e todos neles arrastam...
Só espero que a moda não pegue por cá e que a Lili Caneças não seja do Benfica, quando não já sabem o que nos espera...
Livra...

Etiquetas: ,

UMA INTERESSANTE INICIATIVA

Julgo que poderá ser uma iniciativa do vosso interesse, ou pelo menos de uma significativa parte dos leitores desta casa.
No próximo sábado, dia 19 do corrente, será celebrada a noite dos Museus, pelo que o Museu Militar de Lisboa estará aberto das 19h30 à 01h00 e, para além da posssibilidade de visita ao seu acervo habitual, realizar-se-á uma interessante cerimónia na qual haverá música ao vivo, e recriações históricas acerca da Guerra Peninsular cujo bicentenário do seu início se celebra no presente ano.
As entradas são gratuitas e no horário referido no cartaz, como se disse, o Museu estará aberto.
O número de visitantes desta interessante iniciativa será registado, num registo a nível europeu.

Etiquetas: ,

14 maio 2007

RECEBIDO POR E-MAIL


Etiquetas: , ,

13 maio 2007

LENDO A IMPRENSA DO FIM DE SEMANA

Ainda no "DN" (desta feita na "Notícias Sábado" de ontem) o terrorista, ou herói da liberdade, consoante a perspectiva (a da casa é, obviamente, a primeira), Camilo Mortágua, que em 2005 foi condecorado pelo Senhor Bensaúde, que ocupava então a cadeira de Belém, com aquela ordem que pelos vistos foi criada para condecorar malfeitores (a dita Ordem da Liberdade), pelos "insígnes serviços" prestados no decurso da sua militância na LUAR (Liga de Unidade e Acção Revolucionária) de "revolucionário romântico" (hão-de reparar como são lindos os adjectivos quando aplicados aos terroristas de esquerda), afirmou em extensa entrevista pejada de lindos e não menos românticos atributos que:
"Contra a violência da ditadura, toda a violência se justifica. Uma vez adquirida a liberdade, nenhuma violência é justificável".
Sabem bem que nesta casa não se advoga a violência política, antes se preferindo o debate em que a superioridade das ideias afunda na chafurdice os dejectos intelectuais vigentes... Mas tendo em conta a ditadura que se vive e a manifesta ausência de liberdade se alguém pega nestes conceitos do "comendador" ainda se arrisca a ser condecorado com a "Torre e Espada", mas creio bem que nestes casos, contra esta ditadura e manifesta falta de liberdade, tomaria a forma de TIR. Sinais dos tempos...
Ainda na imprensa e sinal dos tais dejectos intelectuais vigentes, um tal de João Goulão, ao que parece presidente do muito meritório Instituto da Droga e da Toxicodependência (esta malta que nos (des)governa inventa com cada coisa), afirma que: "No futuro, as drogas serão uma escolha de cada um". Por mim está tudo dito e comprovado o mérito e interesse do Instituto... Mas sempre podemos afirmando como o tal Goulão que é com as drogas e o resto, tal a campanha de destruição de valores e normalidade que se vai fazendo, fique tudo ao livre arbitrio da malta. As drogas, as violações, a pedofilia, a zoofilia e outras aberrações da moda. Sim, porque ou há liberdade ou comem todos... Francamente, tanto "politicamente correcto" mete-me nojo...
Felizmente nem tudo é mau. Pacheco Pereira lembra, contra a corrente, que: "O discurso politicamente correcto não pode incorporar a violência da extrema-esquerda, mesmo quando ela é absolutamente evidente". Menos mau, "salva-se o convento"...

Etiquetas: , , , ,

AQUILINO TERRORISTA

O "Diário de Notícias" de hoje chamou a manchete de primeira página a petição para tentar impedir que o terrorista Aquilino vá para o Panteão Nacional. Embora mantendo a interrogação sobre o carácter terrorista daquele carbonário chamou, mesmo assim, atenção para o assunto, o que se agradece. Aqui de novo exorto a que, para quem ainda o não fez, assinem a petição. Tanto mais que a mesma começa a concitar a irritação da canalha esuqerdelha que lá deixou nomes eivados de palavrões (em boa hora apagados, até para conferir seriedade à petição) típicos da imundice intelectual (não será desadequada esta palavra?) em que chafurdam...

Etiquetas: , , ,

12 maio 2007

CRÓNICA (APRESSADA) DESTE SÁBADO.

Um baptizado familiar levou-me hoje a Évora e impediu-me de comparecer no Conselho Nacional do PNR (facto que atempadamente comuniquei aos Presidentes do Conselho e do Partido). Estive, pois, a leste das misérias que vão fazendo o quotidiano deste triste país à beira mar plantado. Chegado a casa o sempre bem informado e incansável amigo e camarada Nonas informava-me de dois factos cotejados da triste e vil imprensa diária. Finalmente saira a "entrevista" do Mestre Professor António José de Brito, que embora amputada, truncada e lamentavelmente sumariada pela pena de um tal de Mangas, constitui sempre motivo de interesse.
O semanário Sol publicara uma notícia sobre uma lamentável perseguição política "travestida" de doutos argumentos pedagógicos e curriculares. O atento amigo Mário a ela se referira no seu notável "blog" sobre este nosso "Portugal dos pequeninos". O caso é o de uma torpe e inqualificável perseguição que a sinistra Opus Dei e o seu famígerado Colégio Planalto moveu ao meu camarada e presidente José Pinto-Coelho. Mas já sabem o que penso destas (ou de outras) organizações secretas... Será que a igreja católica e em particular a "obra" assim agem com aqueles que patrocinam as acções da terrorista extrema-esquerda? Claro que não... Mas é assim a perseguição política em Portugal, mesmo a que vem de tão "pia" quanto sinistra organização...


Etiquetas: , , , ,

11 maio 2007

O GRAVATINHAS...

Durante a visita do papa ao Brasil, ontem reuniram-se, no Mosteiro de São Bento, os líderes das diversas confissões religiosas naquele que, como vai sendo hábito da religião católica, constituiu um grande encontro ecuménico.
Além do chefe da igreja católica e de um representante da comunidade islâmica e judaica brasileiras estiveram presentes naquela reunião membros das Igreja Anglicana, da Igreja Ortodoxa Grega, da Igreja Católica Ortodoxa Síria, da Igreja Presbiteriana Unida, da Igreja Luterana, da Igreja Cristã Reformada, da Igreja Arménia Apostólica e da Igreja Ortodoxa Antioquina.
A comunidade islâmica brasileira criticou, porém, a escolha do muçulmano chamado para o encontro inter-religioso com o papa Bento XVI, acusando mesmo a Igreja Católica naquele país de dificultar o diálogo com esse convite (quem te manda lobo vestir a pele de cordeiro... seria caso para dizer). Segundo aqueles, o sorridente Armando Hussein Saleh, que participou no encontro com o papa, não é xeique e não representa a comunidade, tendo sido apenas indicado por ter boa relação com o rabi Henry Sobel, também conhecido pelo "o gravatinhas", mas que, sem estranheza minha, lá vai controlando a coisa...
A coisa não parece ter corrido bem pois, ao sair do encontro "o gravatinhas" afirmou ser o papa «amigo do povo judeu» e que saia «leve e alegre. Afinal de contas, não é todos os dias que um rabi recebe uma benção do Papa». Pediu ao papa uma benção e foi abençoado. «Pedi também a permissão ao Papa para abençoá-lo» autorização que lhe foi dada...
Numa advinha insidiosamente ecuménica, poderíamos sintetizar a coisa do seguinte modo: Quem ficou a perder? O papa ou o ladrão?

Etiquetas: , , ,

MANUTENÇÃO NA COLUNA DA DIREITA-12

A "blogosfera" para quem não é particularmente atento, como eu, reserva, ainda e felizmente boas surpresas. Ali vai para a coluna da direita o Suck and Smile.

Etiquetas: ,

SINGELA HOMENAGEM

EFEMÉRIDE DO DIA 4

Salvador Felipe Jacinto Dalí Domènech, nasceu em Figueres (Catalunha) em 1904.

Etiquetas: ,

DESCULPEM VOLTAR À CARGA...

Mas não se indignam com a possibilidade de um regicída ir para o Panteão Nacional? É que a lista de assinaturas cresceu muito pouco para o que era desejável e esperado.

Etiquetas: , , ,

10 maio 2007

PANELAS CANTORAS...

Recebi este e-mail hoje e dado o concerto que se avizinha fiquei na dúvida se estariam relacionados...
P.S. Com dedicatória especial a um tal "João Paulo" um mentiroso editor do Portugal Gay!

Etiquetas:

UM TERRORISTA NO PANTEÃO?

09 maio 2007

COM GRAÇA

Porque não sou sectário... Esta tem mesmo graça.

Etiquetas: ,

PALHAÇOS DO REGIME

Todos os regimes possuem os seus artistas e, entre eles, os seus palhaços. Vai estrear no próximo dia 5 de Junho um musical chamado "Salazar" que vai à cena no Teatro Villaret.
A cabeça de cartaz - e palhaço do regime - é o inenarrável José Pedro Vasconcelos que vai apresentando aquele também inenarrável programa sobre burras e palermas, para gáudio da populaça, no qual jamais perde a oportunidade de dizer a respeito de um qualquer esquerdoíde de circunstância (daqueles que as burras devem identificar ao verem a respectiva fotografia) "este sim um grande português" por oposição ao homem que serve de motivo a este seu musical.
Como facilmente perceberão, a "graça", a "isenção" e sobretudo o distanciamento e a objectividade estão garantidos. A evitar!

Etiquetas: , ,

08 maio 2007

O EXEMPLO DA MADEIRA

Muito se tem falado nos últimos anos do défice democrático na Madeira, seja lá isso o que for... A verdade é que, nas eleições do passado Domingo, apesar da maioria absoluta do PSD, todas as forças da oposição conquistaram representação parlamentar, incluindo um deputado do PND (o primeiro eleito do partido de Manuel Monteiro) e outro do Movimento do Partido da Terra. Um cenário que surge como consequência de uma mais democrática e nova lei eleitoral que permitiu uma eleição com base na representação proporcional e por um único círculo eleitoral. Uma experiência que, sabe-se lá porquê os "democratas" não aplicam no continente...
A composição do parlamento regional ficou assim ordenada
PSD - 33
PS - 7
PCP - 2
CDS - 2
BE - 1
MPT - 1
PND - 1
Se a Lei Eleitoral não tivesse sido alterada pelo tal governo do "déficit democrático" para círculo único, reduzindo o número de deputados de 68 para 47, os resultados teriam sido bem diferentes. Com o anterior diploma em vigor os resultados obtidos nas eleições de 6 de Maio, seriam os seguintes: 57 (PSD), 7 (PS), 2 (CDU), 1 (CDS) e 1 (BE). Há ou não maior e mais transparente democracia assim? Além de que se perdeu aquele velho chavão de que era a lei anterior que explicava as vitórias de Jardim. Pois, está visto...

Etiquetas: , , ,

07 maio 2007

EFEMÉRIDE DO DIA 3



Em 1840 nasceu em Votkinsk um dos mais geniais compositores e que para mim ocupa um lugar não muito distante do Mestre Wagner.
Pyotr Ilyich Tchaikovsky é responsável por alguns dos mais belos trechos da história da música. De que abaixo vos deixo dois magníficos exemplos de entre o muito que podia ter sido escolhido.
O Concerto n. 1 para piano e orquestra e a marcha eslava.
1. Concerto nº. 1 para piano e orquestra em Si Bemol Menor, Op. 23
2. Marcha eslava

Etiquetas: ,

O "ANIMAL" POLÍTICO

Ou as maçadas da "democracia".
Pois é a democracia tem destes problemas, nem sempre os desejos dos esclarecidos "democratas" coincidem com os desejos do pessoal que vai colocar os papelinhos lá nas urnas e nestas circunstâncias "aqui d'el rei", lá vêm os déficites de democracia, os excessos, as inaugurações de quem governa a Madeira e os "atropelos" à legalidade. Acho que não vale a pena perguntar se, para tais bem pensantes, haverá democracia no continente.
A coisa vale o que vale, naturalmente, mas a verdade é que o Dr. Jardim lá lhes deu mais uma abada e é vê-los fazer contas, terá sido o maior resultado, ou o segundo, ou mesmo o terceiro. O incómodo é manifesto e muitos só não amaldiçoam a democracia, nestas ocasiões, com medo de ficarem mal no "retrato". Mas lá que é uma maçada, isso é...

Etiquetas: , , ,

06 maio 2007

DUAS PORTUGUESAS DE LUXO

Ouro no Triatlo em Lisboa para Vanessa Fernandes. Prata no Judo em Moscovo para Telma Fernandes. Ambos resultados mundiais.

Etiquetas: , , , , ,

O PRESIDENTE DA ... FRANÇA?


Etiquetas: , ,

O TRABALHO LIBERTA


Com a campanha que para aí anda o regressado líder do CDS-PP, Paulo Portas, pôs-se mesmo a jeito. Então não é que afirmou aos microfones da Rádio Renascença: "Nós acreditamos no valor do trabalho. Nós acreditamos que o trabalho liberta". Mas onde é que eu já vi escrito este lema?
Aí se fosse algum malvado do PNR a proferi-lo, já teria caído o Carmo e a Trindade...
Mas como recuperar algumas bandeiras da dita "extrema-direita" parece estar a tornar-se moda na "democrática" Europa, não sei se será esse o caso do rapaz das feiras. Mas se fosse a ele tinha cuidado, ainda acaba com alguma pulseira que não a da Senhora do Bonfim...

Etiquetas: , ,

A PROPÓSITO DO ANTERIOR POSTAL 1


Etiquetas: ,

05 maio 2007

A PROPÓSITO DO ANTERIOR POSTAL

Etiquetas: , ,

SCOTLAND FOREVER


Assim reza a tatuagem que o actor Sean Connery, conhecido apoiante da independência do seu país, possui no braço. De parabéns o actor e todos os escoceses que deram a vitória ao Partido Nacionalista Escocês (SNP), que aumentou a sua representação em Holyrood em mais 20 lugares tornando-se, assim, no maior partido do país.

O grande objectivo é o do referendo sobre a independência até 2010. Scotland Forever!

Etiquetas: , ,