30 novembro 2007

A FÁBULA

Existe no meu trabalho um resquício de hábitos castrenses. Todas as noites um dos directores permanece de serviço até ao encerramento da instituição às 23.00h. Calhou-me ontem a mim. Nesses dias entramos ao serviço à hora de almoço, deixando-nos a manhã livre. Aproveitei-a ontem para dar uma saltada ao Arquivo Histórico do Minitério dos Negócios Estrangeiros, por causa de um artigo que ando a escrever sobre a Hungria entre as duas Guerras Mundiais.
No meio da documentação consultada encontrei um telegrama (Legação Budapeste/Maço 251/ Telegrama de 22 de Junho de 1944) do nosso Secretário da Legação, Carlos Branquinho, para as Necessidades, sobre uma situação de refugiados, semitas ou não, que procuravam abrigo na nossa legação, quer por força da deportação, quer por perseguição política, quer ainda por questões elementares de segurança.
"A pedido dos refugiados desta Legação a que se refere o telegrama de V. Exª. 30 [com referência a famílias judaícas que se encontravam na delegação e para as quais lhes foram emitidos os documentos para sua vinda para Portugal] tenho satisfação de enviar a V. Exª a seguinte mensagem dêles «Profundamente gratos, rogamos a Deus que abençoe Portugal e seu bondoso Chefe Salazar». Peço vénia para junto à prece dêstes protegidos de V. Exª. os meus também muito penhorados e respeitosos cumprimentos".
Afinal em que ficamos. Salazar era o monstro vessânico que queria pactuar com a deportação dos judeus ou a história do Arístides continua muito mal contada...

Etiquetas: , , ,

AMANHÃ: 16 H


às 16.oo horas na Praça dos Restauradores em Lisboa



Etiquetas: , ,

29 novembro 2007

PORTUGAL NA VANGUARDA DA INVESTIGAÇÃO GENÉTICA


Etiquetas:

A FIO DE ESPADA...


Passados a fio de espada, é certo que uns mais que outros, os clubes portugueses (pode ser que hoje o Braga salve o convento, mas não o creio...) fizeram triste figura na "champions" (que para essa do jogar bem sem correspondente resultado, já dei...).

Salvam-se, apenas, os intervalos na Luz. Ao menos isso, não perdem tudo os que lá vão, e já que o Benfica não lhes dá alegrias, alegram as vistas.







Etiquetas: ,

28 novembro 2007

HONRAI A PÁTRIA QUE A PÁTRIA VOS CONTEMPLA

Independentemente do mérito da acção e da sua justeza, morreu um soldado de Portugal. Honra à sua memória.

Etiquetas: ,

1º DE DEZEMBRO...

ou o drama da ubiquidade...
Às 16.00h concentração do Grupo dos Amigos de Olivença e desfile do Partido Nacional Renovador, ambos nos Restauradores...
Não crente confesso que por vezes o estatuto divino daria um certo jeito aos comuns mortais...

Etiquetas: ,

ALTERAÇÕES NAS LIGAÇÕES

Acrescentam-se hoje três novas ligações à coluna da direita:
1) Revisionismo em linha;
2) Legião Patriótica;
3) Café Portugal, um blog não político, mas politicamente certo na defesa da cultura gostativa. Vale a pena ir lá espreitar.

Etiquetas: , , ,

27 novembro 2007

SAUDADES DA PIDE...

O título deste postal é obviamente uma figura de estilo, um eufemismo. Desde logo porque quando foi o 25A tinha apenas treze anos e retenho memórias pouco consistentes dos tempos de então. Embora nado e criado numa família politizada e onde alguns assuntos, veladamente, se falavam, muitos me eram, pois, já familiares. Os treze anos de então eram também, como bem sabem, muito diferentes dos mesmos na juventude de hoje (mas isso são contas de outro rosário... ou talvez não?). Adiante.
Vivemos hoje tempos de verdadeira ditadura, como cada vez mais, mesmo os "apolíticos" se apercebem. As polícias multiplicam-se e sucedem-se, às criminais, as de informação e a estas as de costumes e por fim a dos grandes zelotas do "politicamentecorretês", que se vai arvorando como ídolo dos pés de barro dos nossos dias.
A ASAE, numa fúria de normalização e padronização, até a ginginha do Rossio fechou (felizmente que desde há uns anos deixei de beber, caso contrário estaria lá à porta em greve da fome... ou talvez da sede...), e em breve seremos conduzidos a uma espécie de forçada liofilização alimentar que nos privará de sabores, eles próprios divergentes com os padrões estabelecidos e pré-determinados para uma carneirada, cada vez mais destituída de livre-arbítrio. Onde está essa tal democracia por que se batiam para nos livrar da opressão e pensamento único?
Creio bem, do que me lembra de ouvir ao meu pai e avó (ambos oposicionistas mas bem arrependidos no pós 25A), que o grau de vigilância actual é bem superior. Andamos vigiados, e mais que isso verdadeiramente condicionados, como nunca. Deixámos de ser livres, ponto final. Nas mais elementares actividades, ou mesmo piadas, somos seguidos por mil olhos e ouvidos à espera de um deslize, um desleixo que nos conduza ao novo index "politicamentecorretês" do homem autómato, repetidor disciplinado de padões que alguém, não importa aprofundar muito quem, definiu como "normais". Mas, por oposição, cada vez mais a normalidade é anormal e o anormal penalizado. Coisas...
Impedidos no quotidiano da mais elementar possibilidade de contar piadas sobre pretos ou indianos, judeus ou muçulmanos, gays (de ambos Matizes) entre uma vasta pleíade de intocáveis.
Assistimos esta semana a uma cerveja ser acusada de homofobia, dos seus consumidores serem acusados de cumplicidade, por terem defendido o "orgulho hetero". Mas quem é esta gente de todos orgulhos: os gay, os negros, etc... que negam o orgulho aos que com estes do "politicamentecorretês" colidem?
Reacções histéricas habituais e absolutamente despropositadas das "vítimas" de serviço. Os vigilantes (tão criticados em casos de criminalidade) aí estão, atentos, quais lobos famintos, à espera do manjar incauto. A polícia dos costumes, da língua, dos conceitos aí está... bem mais activa e eficaz que a PIDE...

Etiquetas: ,

25 novembro 2007

HOLODOMOR

A comunidade ucraniana em Portugal, especialmente a existente na grande Lisboa, recordou ontem o "Holodomor", a grande fome imposta entre 1932-33 ao território - o celeiro da Europa - por esse clarividente cultor, dessa bemfazeja ideologia que exportou a crença de um mundo radioso de amanhãs que cantam, Estaline e que, em apenas dois anos custou cerca de 7 a 10 milhões de vítimas. Porque de números se trata fácil é ver que o holocausto judeu (a ter existido nos números que nos são vendidos), foi apenas um mero exercício de aprendizes, desse outro clarividente estadista.
Ou haverá genocídios de primeira e segunda? Ou aqueles praticados em nome do "bem", independentemente do número são justificáveis, senão desculpáveis? Ou é outra vez a treta dos "eleitos"?

Etiquetas: , , ,

23 novembro 2007

FAZIA TEMPO...


que não me lembrava dele...

Etiquetas: ,

PARA DAR UMA RESPOSTA À CANALHA...

Não deixem de visitar e divulgar o Sítio do Centenário do Regicídio.
Uma data que não podemos esquecer e um regime criminoso fundado no sangue daqueles que fizeram Portugal grande.

Etiquetas:

21 novembro 2007

LEMBRAM-SE?

Lembram-se daqueles nossos jovens, muito bem comportados, que foram apanhados na Letónia a profanar os síbolos nacionais?
Que era tudo um mal entendido, que as bandeiras é que tinham ido parar debaixo dos pés deles...
Não é que noticia hoje o "Global" que os exemplares jovens se declararam culpados, só para evitar julgamente é claro...
Pensarão que somos parvos?

Etiquetas:

20 novembro 2007

REFLEXÕES DO ZÉ...


Etiquetas:

19 novembro 2007

O SUICIDIO COLECTIVO

Noticia hoje o "Global Notícias" em primeira página que a "Sociedade portuguesa tem comportamento suicida", acrescentando, sem "qualquer racismo ou xenofobia nesta análise", que Portugal , com os portugueses de hoje, vai ter tendência a desaparecer.
A notícia seria alarmante se não fosse por demais evidente e óbvia. Um médico de saúde pública do Hospital de Faro classifica tal um "sintoma de uma sociedade doente". Acrescentando que a "baixa natalidade se regista um pouco por toda a Europa, o que levará à extinção dos povos europeus tal como são actualmente conhecidos".
Como podem ver quando em tempos vos falei de um "homológico" algures no Norte da Europa não estava tão no plano da ficção científica como alguns pensaram... O presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Ginecologia considera mesmo que a "descendência portuguesa esta ameaçada por falta de uma política demográfica séria". Mas para além destas vozes, entre outras, que fazem, sobretudo os que para tal detêm o poder? Nada, absolutamente nada até porque querem lá eles saber do Portugal como o conhecemos ou da Europa enquanto tal. O culto da globalização, a moda da miscegenação, o paradigma da multiculturalidade (imposto como algo evidente, normal e desejável aos europeus e prevenido em todos os demais continentes, exceptuando o caso norte-americano, pai de todos os vícios...) levará Portugal e a Europa, se existirem no futuro, a ser profundamente diversas. Mas pelos visto tal só preocupa os "racistas e xenófobos" que se incomodam que aos europeus - progenitores e crianças - não sejam dadas condições (tantas vezes dadas a imigrantes e clandestinos) para poderem crescer nos seus países e assim continuá-los. Porque caso contrário, achem lá o que quiserem, Portugal não será Portugal, nem a Europa a Europa.

Etiquetas: , ,

18 novembro 2007

5ª LINHA, PÁGINA 161

A repto de camarada e amigo a que não posso, não quero, nem devo furtar-me, aqui fica a 5ª linha da página 161, do livro entre mãos:
"[encontra]ram os invasores em Arausio (Orange). Uma querela mesquinha entre"
(capítulo 5 «Uma pessoa devotada à Guerra»:Caio Mário)
Um livro notável sobre os homens que construíram o Império Romano. Numa perspectiva, seguramente, discutível (como todas) mas que inegavelmente se apresenta como nova e original.
Uma leitura que recomendo.
Desculpem mas sou muito chato nestas coisas e por aqui fica a corrente.

Etiquetas: , ,

A FÁBULA DO CHERNE

Afirma hoje o "Diário de Notícias" numa entrevista ao vosso cherne, o tal europeísta convicto, que a posição portuguesa sobre a guerra no Iraque - e consequentemente aquela tristíssima cimeira onde o indivíduo se tentou pôr em bicos dos pés - derivou de informações que leu e que não eram verdadeiras sobre o Iraque. Estando na éoca natalícia é caso para perguntar se o senhor Durão Barroso ainda acredita no pai Natal, ou se pretende ser apenas um tolo, ingénuo ou outro qualquer adjectivo que, com a continuação deste postal, tenderia a piorar...
De qualquer modo urge perguntar. Tendo sido enganado, como agora afirma, o que fez, disse ou pretende fazer a quem o enganou?

Etiquetas: ,

16 novembro 2007

APÓSTROFO


No meio da ignorância, e desde logo da incapacidade em perceber os objectivos das provas das respectivas matérias (que raio iriam fazer o Miguel Ângelo e os apóstolos e a pintura confundida com fotografia numa prova de Português?), ainda se encontram respostas com alguma graça...

Etiquetas:

15 novembro 2007

PALAVRAS A RETER

Da contracapa do livro que ontem vos recomendei...
Entre todas as nações ocidentais, a França torna-se singular pelo número das suas leis "memorialistas". Desde a lei Gayssot, votada em 1990 para punir o negacionismo, o Parlamento promulgou de tempo a tempo leis relativas ao genocídio arménio, ao tráfico negreiro transatlântico e depois à colonização. Singular dispositivo legislativo, sem precedentes, que transforma os julgamentos históricos em delitos! Com objectivos certamente honrosos, os deputados abriram o que se revela ser uma terrível caixa de Pandora. Em breve assistiremos aos investigadores a escolherem os seus temas de investigação em função da sua inoquidade?
Como aqui chegamos? De que complexas transformações da memória nacional tal resultou? As democracias compassionais em que se transformaram as nossas sociedades quererão realmente um futuro ou a verdade será proclamada pelo Estado?
A comunidade dos historiadores comoveu-se legitimamente de tal situação. Assim René Rémond tomou a liderança de uma associação que reclama a abolição de todas as leis memorialistas.

Etiquetas: , , ,

14 novembro 2007

ACABADO DE RECEBER

Acabo de receber a obra do Professor René Rémond, a quem, creio, me referi por ocasião da sua morte nas páginas desta casa.
Historiador, dos melhores, senão o melhor da França contemporânea, não pode ser "acusado" de revisionista ou negacionista. Mas tal facto, como grande historiador que era (consultem a biografia cuja ligação aqui vos deixo), jamais o impediu de poder consentir e pactuar com uma história subordinada, submetida e ditada por leis, que não, apenas, as da investigação e da própria História.
Aqui vos deixo nota deste Quand l'État se mêle de l´Histoire (qualquer coisa como "Quando o Estado de mistura/intromete na História") [René Rémond. 2006. Quand l'État se mêle de l'Histoire. Paris: Éditions Stock] e cujo sumário é o seguinte:
I Comment en est-on venu là?
II Faut-il abroger toutes les lois mémorielles?
III L'histoire aux historiens?
IV Les politiques de la reconnaissance
V Mémoire, histoire
Se fosse à "Antillia" comprava já os direitos para português que desde já dispõe de dois tradutores arregimentados, este vosso escriba e este outro.

Etiquetas: , , ,

ACTUALIZAÇÂO

13 novembro 2007

ACREDITAM NO MÁRIO LINO???

São mesmo...

Etiquetas: , ,

NACIONALISMO EM REDE

Não deixem de aqui passar e sugerir a ligação dos vossos blogues Nacionalistas. Mais uma excelente iniciativa do Vítor, já na coluna da direita, para quem vai um grande abraço.

Etiquetas: ,

O INEFÁVEL...

Os presidentes da Confederação da Indústria Portuguesa e da Associação Comercial do Porto tecem críticas à Acção do inefável Mário Lino e falam de "manobras" para a construção do aeroporto na Ota.
Por aqui, que não somos "otários" já há muito que tal se sabia e dizia. Era só querer ter olhos para ver e perceber os objectivos do grande mago do deserto...

Etiquetas: , ,

12 novembro 2007

UM ATÍPICO F-D-S

No remo a equipa mista de "Yolle de 8", integrando atletas da Associação Naval de Lisboa (ANL) e da London Rowing Club, bateu pela primeira vez as formações de Oxford e Cambridge, na Lisboa Classic Regatta. Um dia histórico, e inédito, para o remo nacional, com a festa a ser feita junto à Torre de Belém.
Pedro Lamy parece que ganhou, no Brasil, uma qualquer competição, mas desculpem-me não saber pois odeio automobilismo.
No futebol o Porto empatou, o Sporting perdeu por expressiva marca e o meu Benfica ganhou ainda por valor mais expressivo, tanto quanto não habitual...

Etiquetas: , ,

09 novembro 2007

WEG DER MAUER

WEG DER MAUER
9 de Novembro de 1989

Etiquetas: , , ,

08 novembro 2007

INQUÉRITO

Eis o resultado de um inquérito em França sobre a existência, ou não, de demasiados estrangeiros naquele país:


Etiquetas: , ,

05 novembro 2007

BEATO NUNO DE SANTA MARIA

Informou-me velho amigo, e de tal informação me pediu divulgação, que amanhã, dia 6 de Novembro - dia em que a igreja celebra a sua festa -, pelas 21 horas será celebrada missa na Igreja do Colégio do Bom Sucesso, sendo a mesma (por razões que não me perguntem, pois não sei) só para homens.
A cerimónia será celebrada por Francisco Rodrigues, frade carmelita e vice-postulador para a Canonização do Beato Nuno de Santa Maria, e estará presente uma relíquia do Beato Nuno.
Provavelmente será no próximo ano que o Beato Nuno será canonizado o que poderá abrir à universalidade o seu culto que, desde já antevejo, será enorme entre os nossos vizinhos...
Falando a sério, para os crentes uma ocasião a não perder mas sobretudo para Portugal e sua memória um passo de inquestionável importância, tanto mais que já sabem, deste sou eu devoto.

Etiquetas: ,

02 novembro 2007

PARA A SEMANA