24 setembro 2008

UM MÊS COMPLICADO... JUSTIFICAÇÃO AOS LEITORES

Há já uns anos que não tinha um mês de Setembro assim. Assoberbado de trabalho, quer em termos profissionais, quer relativo a outras actividades pessoais e desportivas.


Profissionalmente, quem entenda de livros percebe o que quero dizer, calhou-me a mudança do armazém da editora da Universidade - com a sua consequente inventariação -, tarefa hercúlea, no sentido mais literal da expressão.


Pessoalmente, vários trabalhos em curso: próprios, de parceria e ainda a interessante revisão do livro de um amigo, que vai ser uma pedra no charco do mutismo nacional na matéria, a publicação de obras sobre condecorações e medalhas (falerística, para os "íntimos"), tomaram-me algum tempo.


Finalmente a nível desportivo, preparar a deslocação de uma comitiva de vinte e cinco pessoas ao Campeonato Europeu de Karate Goju-Ryu, na Federação Russa - tarefa igualmente hercúlea, embora sobretudo por motivos administrativos -, mais propriamente àquele enclave que a Rússia reteve - como verdadeiro troféu de guerra - e que constituia a Prússia Oriental, à cidade de Kaliningrad (nome que advém de um tal Kalinin que nunca a visitou...), ou seja, à cidade historicamente alemã de Königsberg, onde reza a tradição os habitantes acertavam os relógios pelo metódico Emmanuel Kant. Viagem rápida e sobretudo previsivelmente cansativa. Chegar 5ª feira noite dentro e regressar 2ª feira de manhã, com muito trabalho pelo meio e sem, previsivelmente, ter tempo para ver nada. Ainda por cima vou sem a minha mulher, minha sempre excelente companheira, também de viagem. A contragosto, pois, verdadeiramente desabituei-me de viajar sem ela.


Mesmo assim, confesso a curiosidade desta fugaz visita sobretudo para tentar perceber como foi lavado - histórica e etnicamente - o passado da cidade...
No regresso dir-vos-ei algo...

Etiquetas: , , , , , ,

1 Comments:

Blogger Nuno Castelo-Branco said...

Vê se levas a máquina para tirar umas fotos. Não sei se os russos picaram as armas comprovativas dos verdadeiros donos da cidade. Deviam estar por toda a parte: na Catedral eram coroados os reis da Prússia.

quarta-feira, 24 setembro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home