08 outubro 2008

DECLARAÇÕES DO EMBAIXADOR DA SÉRVIA

O embaixador da Sérvia em Portugal, Dusko Lopandic, lamentou hoje a decisão do Governo português de reconhecer a independência do Kosovo, proclamada unilateralmente a 17 de Fevereiro.

Portugal é o 48º país do mundo a reconhecer esta independência e o 22º da União Europeia (UE).

"Lamentamos a decisão do Governo português" declarou o diplomata no final da tarde de hoje, depois de receber a confirmação oficial através de canais diplomáticos.

"Continuamos a pensar que a independência unilateral proclamada pelo Kosovo é ilegal e vai contra a legislação internacional", frisou.

Dusko Lopandic adiantou que "os países que reconheceram esta independência cometem um grave erro legal e político". "As independências não podem decorrer de actos unilaterais, isto não representa nada e a Sérvia está empenhada em continuar à procura de uma solução pacífica", afirmou.

O diplomata recordou que a Sérvia intercedeu junto da Assembleia-Geral das Nações Unidas para pedir ao tribunal Internacional de Justiça um parecer acerca da legalidade da independência do Kosovo que será discutido amanhã. "Ora, Portugal, teria podido esperar pela posição da ONU", concluiu.

Etiquetas: , ,