31 março 2008

ONTEM E HOJE...


Etiquetas: , ,

27 março 2008

HOJE, EM MADRID

Escrevo-vos hoje de Madrid, a minha mulher aconselhou-me a trazer o portátil e, espanto dos espantos, a coisa funciona. Como já disse ao amigo e camarada Nonas não estou, infelizmente, em Majahonda (nem irei lá passar), mas lá que sofri um atentado à bolsa e paciência de uma suposta "easy"jet, lá isso já levo na bagagem...
Easy, só no nome...


Etiquetas: ,

26 março 2008

CREMOS EM DEUS. LIBERDADE OU MORTE!

Não esqueçamos o Kosovo!

Etiquetas:

FINALMENTE CONHECIDO...

... o dia longamente ansiado pelos Federastas. Portugal vai passar a ser menos Portugal no próximo dia 23 de Abril (ainda bem que não foi escolhido o 24...).

Etiquetas:

25 março 2008

O MEU APLAUSO

Esta tribuna é, como sabem, unipessoal (como se diz na linguagem societária), ou seja é minha e, nessa conformidade, espelha e traduz as minhas opiniões.
Nela, com certa frequência, é certo, zurzo nalguns figurões da política. Hoje, porém, é momento de endereçar um forte aplauso ao Presidente da República que, em visita oficial a Moçambique (ou será já Mozambique, tal a dimensão voraz dos novos colonialismos que ali se intalam...), instado por jornalistas a pedir desculpa pelo dito massacre de Wiriyamu (o suposto massacre de uma aldeia moçambicana pelas tropas portuguesas em 1971), Cavaco Silva respondeu, e bem, que "A História é feita pelos homens todos os dias, com os seus defeitos e virtudes" e que nela (História), "encontramos sempre aspectos positivos e negativos", não se devendo, pois, "ficar sempre a olhar para o passado".
Parabéns pela frontalidade, Senhor Presidente.

Etiquetas: , ,

24 março 2008

É OU NÃO UMA QUESTÃO CAPITALISTA

Noticiou no fim-de-semana o "Díário de Notícias" que a mão-de-obra portuguesa na construção civil em Espanha é "Mão-de-obra barata como a dos ucranianos em Portugal".
Então e a inevitabilidade da imigração? É mesmo necessária ou depende apenas dos apetites globalizadores vorazes de um capitalismo impiedoso???
Então os portugueses recusam-se a certos trabalhos? Ou apenas se recusam a ser escravos de capitalistas selvagens?

Etiquetas: , ,

21 março 2008

QUAL O VOSSO KOSOVO?

O Europeu ou o do islão? Neste casa não restam dúvidas e, nesta Páscoa (que este ano é celebrada no mesmo dia pelos ortodoxos), seguimos não os muçulmanos mas o jovem que empunha a flâmula que diz "Cremos em Deus. Liberdade ou Morte"!
O kosovo é, de facto, Sérvia, logo europeu e, assim sendo, não muçulmano.




Etiquetas: , ,

PARA OS LEITORES

Que a celebram aqui deixo os desejos de boa Páscoa.

Etiquetas:

19 março 2008

SÓ AGORA PERCEBERAM???

Um relatório do "International Crisis Group" afirma que o Kosovo se arrisca a entrar para a lista de conflitos latentes, caso os Ocidentais não ajam depressa para travar a secessão do Norte, que é de maioria sérvia (e não seria exactamente o mesmo critério que presidiu à aberração que "existe" mais a sul?), advertindo que há um risco real de que a partição aumente a Norte do rio Ibar e que o Kosovo se torne um conflito latente.
Claro que este grupo de gente "politicamentecorretês" não perdeu a oportunidade de denunciar a Sérvia que acusa de estar a minar o novo Estado kosovar (parece-nos a nós que a Sérvia está apenas a defender a sua soberania e a integralidade do seu território), denunciando a comunidade internacional não ter uma resposta clara e coordenada. Ora pois claro, o patrão americano mandava e as pulgas amestradas saltavam a um mesmo tempo.

Etiquetas:

18 março 2008

CLUBE DA FOICE


Etiquetas: ,

FRUTO DA LEVIANDADE DE TANTOS...

Começam as mortes de agentes internacionais no Kosovo, preparemo-nos nós - o país do "nem mais um soldado para as colónias" [pelos vistos nossas, que nas dos outros já se pode morrer...] -, para o mesmo começar a suceder a soldados nossos.
Um policia ucraniano da força da ONU (MINUK)no Kosovo, o tenente-coronel Igor Kinal, acaba de morrer, segundo informação da "policia do Kosovo", em consequência dos ferimentos sofridos ontem em confrontos com manifestantes sérvios na cidade de Mitrovica.
Ontem mais de 150 pessoas ficaram feridas na cidade do norte de Kosovo, em combates entre as forças de segurança internacionais e manifestantes sérvios.
Depois deste episódio de violência, o mais grave desde a proclamação de "independência" do Kosovo em 17 de fevereiro, a polícia da Missão da ONU retirou-se do norte de Mitrovica, área majoritariamente sérvia.
De visita a Moscovo, a comediante que ao que parece vai também sendo secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, pediu a Belgrado que apele aos sérvios de Mitrovica que evitem todos os actos provocatórios.
Actos provocatórios? Haverá algum maior do que aquele que o governo da senhora Roce patrocinou???
Recordemos que os incidentes, como lembrou o presidente sérvio Tadic (europeísta que paga a traição ao seu povo com o sangue que lhe vai escorrendo das mãos), ocorreram no 4º aniversário do dia "em que o povo sérvio sofreu um dos piores «pogroms»". Em 17 de Março de 2004, uma onda de violência de extremistas albano-kosovares contra os sérvios d0 Kosovo saldou-se em 19 mortos e cerca de 900 feridos. Lembrando-o as igrejas e mosteiros ortodoxos de Kosovo e da Sérvia organizaram protestos contra os "massacres de Março".

Etiquetas: , , , ,

17 março 2008

ST. PATRICK'S DAY

Hoje, St. Patrick's day, deveria ter bebido uma Guinness com este amigo e camarada.

Etiquetas: , ,

JOHN HOWARD

Antes de abandonar o cargo de primeiro-ministro australiano, em Dezembro de 2007, John Howard endereçou um importante discurso à comunidade muçulmana. Naquele corajoso discurso foi dito aos muçulmanos que querem viver de acordo com a lei do sharia islâmico para deixarem a Australia. Um discurso verdadeiro e corajoso que importa não esquecer:



OS IMIGRANTES NÃO-AUSTRALIANOS, DEVEM ADAPTAR-SE. É pegar ou largar! Estou cansado de saber que esta nação se inquieta ao ofendermos certos indivíduos ou a sua cultura. Desde os ataques terroristas em Bali, assistimos a uma subida de patriotismo na maioria do Australianos. A nossa cultura está desenvolvida desde há mais de dois séculos de lutas, de habilidade e de vitórias de milhões de homens e mulheres que procuraram a liberdade. A nossa língua oficial é o Inglês; não é o Espanhol, o Libanês, o Árabe, o Chinês, o Japonês, ou qualquer outra língua. Por conseguinte, se desejam fazer parte da nossa sociedade, aprendam a nossa língua! A maior parte dos Australianos crê em Deus. Não se trata de uma obrigação cristã, de influência da direita ou pressão política, mas é um facto, porque homens e mulheres fundaram esta nação sobre princípios cristãos, e isso é ensinado oficialmente. É perfeitamente adequado afixá-lo sobre os muros das nossas escolas. Se Deus vos ofende, sugiro-vos então que encarem outra parte do mundo como o vosso país de acolhimento, porque Deus faz parte da nossa cultura. Nós aceitaremos as vossas crenças sem fazer perguntas. Tudo o que vos pedimos é que aceitem as nossas e vivam em harmonia e em paz connosco. ESTE É O NOSSO PAÍS, A NOSSA TERRA, E O NOSSO ESTILO DE VIDA. E oferecemos-vos a oportunidade de aproveitar tudo isto. Mas se vocês têem muitas razões de queixa, se estão fartos da nossa bandeira, do nosso compromisso, das nossas crenças cristãs, ou do nosso estilo de vida, incentivo-os fortemente a tirarem partido de uma outra grande liberdade australiana: O DIREITO de PARTIR. Se não são felizes aqui, então PARTAM. Não vos forçamos a vir para aqui. Vocês pediram para vir para cá. Então, aceitem o país que vos aceitou.

Etiquetas: , ,

16 março 2008

LEMBRAR OS PERFEITOS

Hoje, 16 de Março, evoquemos, lembremos e celebremos o trágico martírio dos Cátaros de Montsegur, acontecido por obra e graça dos acólitos do Demiurgo em 1244.
Celebremos esta data com compungida reflexão e meditação, pois o exemplo destes que nos precederam parece, com trágica frequência, ter sido em vão. Hoje as fogueiras aparentam ter outro aspecto, mas os verdugos são basicamente os mesmos, e as vítimas também. É o Eterno Retorno do qual nos devemos libertar.
Hoje Domingo dia 16 celebrem e meditem neste sacrifício na certeza que alguns milhares de iguais a nós se unirão neste mesmo dia.

Etiquetas: , ,

15 março 2008

PENHORADOS AGRADECIMENTOS...

Para além dos já referenciados noutro postal os agradecimentos deste "camisa vieja" que não colocou a "jaqueta nueva" (na feliz expressão do amigo Zé Carlos profundo conhecedor da boa literatura do país vizinho), aos atentos:
Activista;
F Santos;
Mário;
José Carlos;
e
Nonas

Etiquetas: ,

14 março 2008

ATENTOS LEITORES...

Dois atentos leitores e amigos da casa: o Vitor e o deus Toth acabam de lobrigar que o "tasco" faz hoje anos. Confesso que não me lembrava mas, penhorado, agradeço.

Etiquetas: ,

AMERICAN VISION...




Etiquetas: ,

12 março 2008

ALGURES NO AFEGANISTÃO...


Etiquetas: ,

11 março 2008

À PORTA...

10 março 2008

CRISE NA SÉRVIA

Para além de uma quase insignificante manifestação de professores (Sócrates dixit) o fim-de-semana foi agitado pela dissolução do governo liderado pelo primeiro-ministro da Sérvia, Vojislav Kostunica que era partilhado com o partido do presidente Boris Tadic, marcando-se eleições para dia 11 de Maio.

Após crise aberta pela declaração unilateral de “independência” do Kosovo, os entendimentos divergentes sobre a questão “europeia” acabaram por vir à tona. Defende Kostunica, e bem, que o apoio de muitos países dos da UE à independência do Kosovo é incompatível com um determinado modelo de futuro europeu para a Sérvia, Tadic que é igualmente contra independência do Kosovo vê, ingenuamente, esse processo como independente da aproximação de Belgrado a Bruxelas. Na realidade, é sabido como a UE pretendia acelerar o processo de adesão se a Sérvia abdicasse dos seus direitos sobre o Kosovo.

Desmentido a tese do feroz anti-europeismo de Kostunica o mesmo afirmou que “O Governo sérvio já não tem uma política unificada sobre uma questão importante ligada ao futuro do país: o Kosovo. Um Governo como esse não pode funcionar. É o fim do Governo. Todos os partidos sérvios defendem a adesão à UE. A diferença surge quando se coloca a questão: deve a Sérvia entrar na UE com ou sem o Kosovo. O Kosovo é Sérvia, e a Sérvia só pode entrar na UE com o Kosovo”. E esta é que é, evidentemente, a questão essencial.

Não podemos esquecer que a secessão do Kosovo, que foi promovida pelos EUA, o seu braço armado NATO e com o bem comportado aval UE, violou os mais básicos princípios do Direito Internacional (Acta Final de Helsínquia, várias resoluções das Nações Unidas - nomeadamente a 1244 de Junho/1999 do Conselho de Segurança que especificamente consagra o respeito pela integridade territorial e a soberania da Sérvia sobre o Kosovo), uma vez mais o subvertendo numa ofensiva contra a integridade territorial e a soberania dos Estados, normal é, pois, que Kostunica se insurja.

Face à "prostituição europeísta" que campeia espera-se que nas eleições de Maio Kostunica se una aos nacionalistas de Tomislav Nikolic, com os quais partilha uma posição mais digna relativamente ao Kosovo.

Mas como aqui sempre disse: a “coisa” ainda vai dar muito que falar…

Etiquetas: , , , , , ,

MANUTENÇÃO À DIREITA

De quando em vez é tempo de manutenção na casa. Sai o Horizonte que é substituído pelo Odisseia de autor de créditos firmados e que dispensa apresentação.
Ainda não percebi porque não estava cá o O Fogo da Vontade? O autor igualmente dispensa cartão de visita e a minha falha derivará talvez das tão frequentes mutações daquele espaço, acho eu...
Porque umas cacetadas escritas sõe frequentemente oportunas, aqui fica o Caceteiro.

Etiquetas: , , , ,

07 março 2008

A "ESTÓRIA" DA TRETA

Num blog que frequento (logo respeitável mas que de momento não me recordo qual é, ai esta minha cabeça que manifestamente já não é o que foi...) a temática da colecção (ainda bem que ainda posso colocar os dois "c") Os Anos de Salazar, já fora abordada e dúvidas sobre a sua seriedade justificadamente levantadas, tais os figurões que nela colaboram. Aliás a publicidade à mesma com aquelas desajustadas imagens coloridas auguravam algo de muito "moderno", demasiado mesmo.
De qualquer dos modos decidi fazer a colecção (poderá valer pela iconografia)* e ontem lá comprei o primeiro volume.
Lancei-lhe uma daquelas leituras na diagonal que aqueles que andam por esta vida se habituam a fazer na impossibilidade de lerem tudo com a mesma atenção e, naturalmente, merecimento e foi o bastante.
De um tal António Simões do Paço (que parece ser o editor coordenador deste volume) colhi algumas pérolas de isenção que demonstram o interesse com que o referido indivíduo pretende falar de Salazar.
A página 11 comentando o biógrafo de Salazar, o para mim saudoso Embaixador Franco Nogueira, que num trecho exalta as qualidades de estadista de Salazar, deixa-nos o apontamento sarcástico de "E logo a seguir entusiasma-se", como se fosse necessário estar entusiasmado para descrever as qualidades de Salazar como esadista. A página 76 comentando a célebre imagem de Salazar e António Ferro, deixa-nos um "isento": "A proverbial sovinice deste é atestada pelo buraco na sola do sapato", algo seguramente impensável nos padrões do autor que deve preferir aqueles que mais atentam à aparência que ao rigor e importância da governação (sendo lícito perguntar se Salazar saberia ou não do buraco, tirando o Senhor Simões do Paço, creio que todos nós já tivemos um buraco no sapato do qual de imediato não demos conta...), mas enfim, no caso de Salazar teria que ser sinónimo de "sovinice" que é, manifestamente, pejorativo.
Lega-nos ainda, a página 81, duas outras pérolas dignas de registo. A primeira a de que "no campo das letras, a Ditadura nunca conseguiu arregimentar gente de talento". É certo, todos aqueles um pouco mais velho se lembrarão das fantásticas pérolas que após o 25A se encontravam nas censórias gavetas. A segunda a afirmação de que o SNI acabará "como coio [def: lugar onde se acoitam malfeitores; que não presta; reles] de censores e polícias semianalfabetos". E mais não é preciso dizer, sobre esta tirada, creio eu...
Uma última pérola, esta não resultante de opinião mas de ignorância ou má fé. Transcrevo um excerto da página 24: "A 27 de Abril de 1932, no quarto aniversário da sua tomada de posse como ministro das Finanças, Salazar recebe a grã-cruz do ordem do Império Colonial. No sexto aniversário do 28 de Maio, Carmona agracia-o com a grã-cruz da Torre e Espada. O acto reveste-se de um simbolismo especial: tradicionalmente, a grã-cruz da Torre e Espada, quando atribuída a civis, está reservada a chefes do Governo [algo que não consta da legislação], e ainda assim só após três anos de funções [idem]". É evidente o implicito favorecimento e carácter de excepção que pertende encerrar esta tirada que parece claramente de má-fé. Todavia, e lamentavelmente, esqueceu-se tão insígne "estoriador" de referir (desfazendo assim o "simbolismo especial") que a recebeu, por exemplo, o caça frades (Afonso Costa) após 26 meses de chefia de governo e, mesmo assim, repartidos por três períodos diferentes...
Mas para este, presumo, já não seria uma excepção nem teria "simbolismo especial"...
____
* Com manifesta reserva, devo dizer-vos, pois do cardápio apresentado se esperava uma história "isenta e desapaixonada". Aliás, durante muitos anos não priviligiei na minha biblioteca esse período, invariavelmente apresentado ora a preto ora a branco, sendo raras as versões a "cor".
Como tantas vezes aqui tenho dito não se espera, nem sequer se deseja, que o historiador escreva uma história amorfa ou absolutamente desapaixonada (nem tal é possível), mas manda a decência de quem abraçou esta profissão que não se escreva quem se odeia, pois, evidentemente não sai nada de interesse, excepto propagandístico, claro está. A mim por exemplo garanto-vos que jamais me apanharão a escrever, por exemplo, sobre aquele marquês idolatrado pela maçonaria, o caça frades da 1ª república (de quem o meu bisavô José Augusto de Oliveira era amigo... mas disso não me pode ser imputada culpa) ou o "marquês" de Nafarros. É uma questão de decência e de respeito para com a musa Clio.

Etiquetas: , , , , , , ,

06 março 2008

PEDRO VARELA UMA VEZ MAIS VITIMA DA "DEMOCRACIA"

O juízo de Barcelona condenou a sete meses de prisão o nosso camarada e proprietário da Livraria Europa, Pedro Varela, pelo delito de justificação do genocídio (sim, leram bem... condenado por justificar algo), embora o tenha absolvido do delito de incitação ao ódio racial. Na sua sentença, tornada pública ontem.
Trata-se de um processo que resulta da apreciação do recurso de Pedro Varela contra a decisão (do tribunal penal número 3 de Barcelona) que o condenou em 1998 a cinco anos de prisão. Nesta decisão o tribunal teve em conta a recente sentença do Tribunal Constitucional que decretou que a negação do genocídio não constitui delito.
Mesmo assim Pedro Varela foi condenado por o tribunal considerar que justificou o "holocausto", embora o tenha absolvido dos delitos de provocação à discriminação, ao ódio e à violência contra grupos por motivos racistas, de delitos antisemitas, edeológicos ou religiosos.
É, de facto, espantosa a "democracia" nesta Europa...

Etiquetas: , ,

05 março 2008

CURIOSA ASSOCIAÇÃO...


... ou falta de imaginação?

Etiquetas: ,

E POR CÁ...

Face ao aumento galopante da criminalidade violenta (num momento, lembro, em que os mais perigosos "criminosos" de Portugal continuam detidos), alguém consegue levar este ministro a sério?
Ele lá vai apresentando lindas estatísticas e um retrato de um país de faz-de-conta, na melhor tradição do chefe mas o diabo é que a violência (afinal existe mesmo?) e as notícias o desmentem todos os dias.
Que maçada, não? E quem se "lixa"? Pois para essa questão todos sabemos, infelizmente, a resposta.

Etiquetas: , ,

04 março 2008

SITUAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL

Entre um qualquer Tapioca e Alcazar a coisa lá há-de ir ao sítio...
Aquilo por lá é mesmo assim, sempre foi e será, não há modo de mudar.
Como bem sabia o Hergé os gritos de viva o Tapioca ou o Alcazar, sucedem-se nas negociatas de conveniência ou ocasião, mais batalhão menos batalhão, conquanto que haja festa...
Não há nada a fazer...

Etiquetas: , ,

CONVÉM NÃO ESQUECER...

nem deixar cair no esquecimento...

Etiquetas: ,

03 março 2008

CONTRARIAMENTE...

... ao que vem afirmando o ministro Rui Pereira a "Criminalidade violenta abala o País e põe as Polícias em alerta máximo" (capa de Meia Hora de hoje). Será que o ministro fala do que sabe ou não sabe do que fala? Tanto mais que libertos tantos "bons rapazes" e presos os inimigos públicos principais não se entende esta escalada. Ou se calahr são os jornais que se enganaram e o país vive na mais absoluta tranquilidade...

Etiquetas: , ,

PRISTINA UMA CIDADE SÉRVIA!


Etiquetas: , ,

O PNR ESTÁ COM A SÉRVIA!

(Texto distribuído na manifestação de Sexta-feira 29 de Fevereiro de 2008)




Templos destruídos, campas profanadas, populações deslocadas, terras queimadas, crianças assassinadas. As crianças são as primeiras vítimas da situação dramática vivida na província sérvia do Kosovo. A História conta-se em meia-dúzia de linhas.

O Kosovo é uma província da Sérvia que em termos geográficos equivale ao nosso Algarve. No séc. XV, quando Portugal partia à descoberta do Mundo, havia no Kosovo cerca de 13.000 casas sérvias e apenas 46 albanesas. A Albânia é um país de maioria muçulmana, território que fazia parte do Império Otomano, com o qual a Europa travou as mais duras e sagrentas batalhas.

Em 1389, na Batalha do Kosovo, os turcos vencem o exército sérvio, em inferioridade numérica, matando o Príncipe Lazar. Milos Obilic consegue, no entanto, matar o Sultão Murad, obrigando os otomanos a retirar, apesar da vitória. Seguir-se-ia a ocupação pelo Império Otomano, que impôs a islamização e duraria até ao séc. XX.

A grande migração deu-se quando, durante a guerra entre o Império Otomano e o Austro-Húngaro, os sérvios foram forçados a partir e a abandonar as suas terras. Entre 1638 e 1699 cerca de 70.000 sérvios fugiram ao jugo otomano, refugiando-se na região de Vojvodina, a norte da Sérvia.

Para se ter uma noção da rapidez com que sérvios eram esmagados, expulsos e ultrapassados pela maior taxa de natalidade albanesa, em 1870 havia 64% de Sérvios e 32% de albaneses. Cerca de 3o anos depois, em 1900, já havia mais albaneses (182.650) do qe sérvios (166.700). Nesta guerra demográfica, e em apenas 30 anos, os sérvios tornaram-se minoria no seu próprio país!

A maior taxa de natalidade dos albaneses, aliadas a perseguições, violações, agressões, humilhações diárias, e á ditadura comunista que os sérvios sofriam em sua «casa», davam um forte impulso à repressão sofrida pelos sérvios. Chega-se assim aos anos 80 e cerca de 65% da população é albanesa e apenas 35% sérvia. Os Estados Unidos da América, e a sua NATO, trataram de fazer o resto.
Em 1999 começam os bombardeamentos dos aviões americanos F-117 contra a população sérvia. Pretendiam, diziam eles, prestar ajuda humanitária e ser moderadores no conflito. Mas não escutarm os sérvios, antes lhes enviaram bombas. Os anos noventa terminan com uma maioria de 88% de albaneses e apenas 6% de sérvios. Minoria no ser próprio país!
A situação é catastrófica. Como se no Algarve houvesse uma maioria de albaneses que agora viesse declarar a independência daquele território. Com a agravante de, no caso da Sérvia, a província do Kosovo ser o Berço da Nação. E Pristina, que tal como Guimarães é um símbolo na História da Nacionalidade, ficar precisamente nessa província.
Estes são alguns dos motivos que nos fizeram manifestar-nos solidários com a Sérvia e exigir do Governo português uma tomada de posição contra a proclamação unilateral de independência do Kosovo, contrárias à resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU. Porque defendemos a diversidade cultural, a soberania dos povos, a Europa das Nações. Porque nos opomos ao mundialismo e ao imperialismo, à colonização e à islamização. Porque somos Nacionalistas!

Etiquetas: , , ,