12 agosto 2009

HOJE, FARIA 102 ANOS


"Coimbra, 2 de Janeiro de 1993

Abolição das fronteiras. Livre circulação de pessoas e bens. Ocupados sem resistência e sem dor. Anestesiados previamente pelos invasores e seus cúmplices, somos agora oficialmente europeus de primeira, espanhóis de segunda e portugueses de terceira."
Diário, volume XVI

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

Blogger Corroios - Terra Nacional said...

um dos nossos maiores, um homem de valores nacionais, com sentido de fraternidade enorme, e que tantas vezes é desconsiderado. Um bem haja a obra deste senhor, pois é intemporal e perdurará para sempre

quarta-feira, 12 agosto, 2009  
Blogger Joaquim M.ª Cymbron said...

E o Torga não se fica por aí. Há mais, Nuno, há mais!

Ora leiam:

Coimbra, 22 de Agosto de 1993 ("Diário" XVI)

«É optimista: E acredita num Portugal a sair vencedor de todos os atropelos que estão a ser feitos à sua existência real. Confia no génio dos escritores a afirmarem-lhe a língua, na sabedoria do povo a lê-los e a ter consciência dos seus valores espirituais, no patriotismo dos políticos a servi-lo por verdadeiro amor, na preservação da paisagem, na lição da História, a ser ensinada e aprendida. E oponho-lhe todas as dúvidas. O idioma degradado, a população abúlica e cada vez mais inculta, os governantes corruptos e traidores, o meio poluído, o passado inteiramente esquecido por mestres e alunos. (...). Já não temos fronteiras marcadas e respeitadas, nem alfândegas de autoridade a verificar o que entra e sai, nem poder de decisão, nem voz própria, nem mesmo liberdade de semear e colher. (...). E de tudo abrimos mão. Que mais nos falta perder?

quinta-feira, 13 agosto, 2009  

Enviar um comentário

<< Home