31 agosto 2009

O PRESERVATIVO

Notícia de investigações da Universidade de West of Scotland, Paisley (investigadores Rui Miguel Costa e Stuart Brody), com base na vida sexual de 210 portugueses, publicadas na “Archives of Sexual Behaviour” revelam que o uso do preservativo no coito vaginal é perigoso para a saúde mental. Acrescentando ainda que a propagação do HIV por coito vaginal é baixíssima ao invés do que ocorre com o coito anal, sexo com desconhecidos infectados e/ou partilha de seringas. O estudo acrescenta que os preservativos constituem uma inferência negativa “nos benefícios para a saúde do sexo vaginal [que] incluem o bloqueio de agentes antidepressivos e imunológicos no sémen e nas secreções vaginais e a redução da satisfação e intimidade sexual”. Afirmando peremptoriamente que o coito vaginal é muito mais satisfatório, foram de imediato acossado por promotores da homossexualidade (Serzedelo duvidou mesmo que o estudo pudesse ser adequado aos homossexuais afirmando que “é uma violência indicar que o coito vaginal dá maior prazer”) e por aqueles (por exemplo a Comissão Nacional da Luta Contra a Sida) que se recusam a admitir as óbvias diferenças (em termos meramente fisiológicos, entenda-se) entre coito vaginal e anal.
Instado se as suas conclusões não atingiam os homossexuais o cientista português declarou, e muito bem: “Em ciência o nosso objectivo não é obter conclusões politicamente correctas. É uma conclusão que deve levar os homossexuais a experimentarem o coito vaginal porque este dá uma satisfação sexual em termos de orgasmo mais profunda”.
Fonte: “Correio da Manhã” 05.08.2009, p. 15

Etiquetas: , , ,

30 agosto 2009

UM CRIME HEDIONDO


que não para de aumentar neste pobre país. Aumentaram exponencialmente, neste mês de Agosto, as violações nos grandes centros urbanos, Assim será, lamentavelmente, enquanto a justiça se mantiver injusta e as penas não forem as adequadas.

Etiquetas: ,

29 agosto 2009

4 NOTAS SOLTAS RESULTANTES DA LEITURA DA "VISÃO"

Hipocrisia sobre Couto dos Santos - Por estes dias fiquei ciente que o Engº Couto dos Santos, contra o qual nada me move (nem tão pouco abona, pois não recordo com saudade quando exerceu responsabilidades governativas), é Cônsul Honorário da Federação Russa na cidade do Porto. Soube-o porque um coro de "púdicas virgens" políticas, invocando artigos de duvidosa existência pretendeu ver, no cargo consular, um motivo de incompatibilidade (logo de inelegibilidade) com a sua inclusão nas listas do PSD. O assunto, como imaginam, não me interessa de sobremaneira apenas achei curioso que tal coro tenha colocado como questão fulcral o saber "como votará se estiverem em jogo interesses russos?". Estranho que ninguém se tenha incomodado em saber como votam os maçons quando os interesses da cáfila pestilenta estão em causa, ou como votam os do "opus" quando outro tanto acontece, ou tão somente como votam os ex-governantes investidos em lugares de gestão de empresas criadas ao abrigo das suas reponsabilidades governativas. Na realidade, neste país de corrupção generalizada creio bem que os interesses da Rússia devem ser o menor dos nossos males...
Sintonia - Que eu tenha noção ou conhecimento nada, para além de ambos termos sido vítimas de AVC e recuperado dos mesmos, me liga particularmente a Luísa Castel-Branco (além da admiração que, não raras vezes, lhe tributo). Todavia, em recente crónica (13 de Agosto), acertiva como é seu hábito atacou o que definiu como a "histeria do bronze". Ora leiam lá esta pérola: "Para mim é um mistério aqueles seres humanos a tostarem ao Sol, as toalhas coladinhas umas às outras, os rádios aos berros e as crianças a correrem atrás das bolas. Primeiro, há que chegar à praia. Filas e filas e um calor de meter dó. Depois, o acto doloroso de colocar os pés na areia a escaldar. O reflexo do Sol que torna impossível manter os olhos abertos. Estender a toalha e levar com as pessoas que conhecemos e com quem não queremos, pura e simplesmente, conversar. E, depois, caminhar até à água, que em Portugal ou é gelada ou é uma sopa quente e nojenta. Felizmente que lá para Outubro acaba a histeria do bronze e do social e, finalmente, eu vou à praia. Experimentem passear num dia frio pelo areal, o vento a lamber-nos o rosto, ouvir o mar e o silêncio. Isso sim, vale a pena!".
É de mestre, os meus parabéns.
Nudez: "Non" - Notado em todos os jornais gauleses: decresce o número de topless nas praias francesas. Banalização, razões de moda, crescente preocupação com o cancro da pele, múltiplas são as razões aventadas. Todavia a questão parece integrar-se num movimento mais amplo de reacção das jovens francesas aos hábitos demasiado libertários das gerações anteriores. Hábitos mais tradicionais e familiares parecem estar a triunfar, numa tendência que se saúda e que parece pôr cobro ao deboche generalizado e à cultura de sexo livre que acompanhou as gerações passadas.
Resta saber se os inquéritos que apontam as graves reservas relativamente à nudez das jovens francesas decorrem mesmo da mudança de hábitos das francesas (o que se saudaria) ou se ao invés derivam já da crescente mancha islâmica naquela sociedade...
Referendo à islamofobia - Ou como neste mundo "politicamentecorretês" se mascara o que é evidente. Agendado para 29 de Novembro o referendo suiço sobre se a construção de minaretes deverá, ou não, ser proibida no país é apresentado como uma questão islamofóbica.
Com minaretes já em Zurique e Geneva os suiços (com 350 mil muçulmanos, que correspondem já a 5% da população), tentam travar a islamização progressiva na federação helvética.
Recorde-se que este movimento começou, por iniciativa popular, em Maio de 2007 recolhendo muito mais que as 100 mil assinaturas necessárias para tornar vinculativo o escrutínio.
Preservação, defesa de valores, respeito por tradição e herança, ou meramente reciprocidade para o imposto aos cristão nos países islâmicos: claro que não! Islamofobia, pois claro!

Etiquetas: , , , , ,

900 ANOS DE TRADIÇÃO TERMINARAM

No caminho das desejáveis coisas modernas, paridades, equidades e outras anormalidades a cidade - outrora dos "Doges" - abriu mão de uma tradição nove vezes centenária e, após exaustivo curso de quatrocentas horas e de seis meses de duração, concedeu a Giorgia Boscolo o título oficial de gondoleira.
Não fora constituir uma tradição multi-secular nada teria contra o facto, uma vez que a senhora em nada fica atrás dos congéneres masculinos, antes pelo contrário, mas não posso deixar de lamentar que, passo a passo, em nome desta modernidade, paridade e outras maleitas a Europa se vá vendo, paulatinamente, depojada das suas tradições (que não importa cuidar se boas ou más, pois constituem uma tradição), forçada a abrir mão de aspectos da sua cultura e obrigada a vergar-se perante modas paritárias que, como sabemos, ninguém pretende ou consegue impor nos outros continentes...

Etiquetas: , ,

28 agosto 2009

IMPORTAM-SE DE REPETIR?

Há uns largos meses contei-vos as desventuras de uma insuspeita jovem alemã que proferiu, no âmbito de um normalíssimo concurso televisivo,
a expressão "Arbeit macht Frei" e que para além de ter sido imediatamente obrigada a retratar-se durante a emissão foi posteriormente despedida.
Na Alemanha fazem escola os vocábulos proscritos, basicamente todos aqueles fortemente conotados com o Nacional-Socialismo, criminalmente considerados e com direito a prisão e tudo... Mas se o rídiculo matasse por estes dias os juízes do Supremo Tribunal da Alemanha estariam mortos ao determinar que o uso de terminologia Nazi em língua estrangeira não é um crime, revogando uma sentença anterior da Audiência Provincial de Gera (Leste da Alemanha) de 2005. Condenado por posse de camisolas com a inscrição “Blood and Honour” (Sangue e Honra), inspirado no "moto" gravado nas lâminas das adagas da Hitler Jugend “Blut und Ehre”, viu o STA absolvê-lo com a explicação de que a conotação nazi não advém do conteúdo do lema mas sim da sua utilização no idioma alemão...
Mais novas, pois, da ditadura e mais vocábulos impronunciáveis... mas por enquanto apenas em alemão!

Etiquetas: , ,

25 agosto 2009

HERESIAS!

É o título da habitual rubrica do jurista Carlos Abreu Amorim na contra-capa do “Correio da Manhã”. Na edição de 12 de Agosto, na sequência do sururu da intervenção de alguns dos “bloguer’s” do “31 da Armada”, deu-lhe o título de “Azul Eufémia” (por alusão, crê-se ao movimento “transgénico” Verde Eufémia – sendo que a comparação não me parece feliz, porquanto, no caso vertente não ocorreu qualquer destruição de propriedade, nem privada, nem pública).
Ora douto, como todos os juristas são (perdoem-me os meus amigos que o são, mas em Portugal subsiste a noção de que os juristas são bons em tudo...), discorre de catedra sobre a ocorrência. Como bom “opinion maker” inpinge (ou pretende) as suas concepções aos mortais que o lêem. Ora mudando o enfoque da questão do seu cerne – fundamentalmente uma questão de humor (ainda que passível de discussão dados os contornos legais envolvidos) para um tope e soez ataque à monarquia e aos monárquicos. Num frequente “tomar a núvem por Juno”, que a monarquia em Portugal é “uma mescla entre um vago saudosismo pindérico com um esforço de ostentação onomático”, que a maioria dos monárquicos “não passa de patéticos candidatos a aristocratas” culminando com a pérola que afirma que a pantominada permite elucidar “acerca do que valem os actuais adeptos indígenas da monarquia”.
Lendo-o só me ocorre dizer, lastimando, a forçada (porque não desejada) ocorrência naquela varanda há 99 anos atrás...

P.S. – Não tenho pretensão de ostentação onomástica, não sou candidato a qualquer título (aliás fortemente desvalorizados desde que deixaram de ser recompensa de valor, na plenitude do que significa aristocracia) e não mandatei o douto jurista para aferir do meu valor como monárquico. Podia aconselhar-lhe algumas leituras sobre a superioridade da monarquia sobre a república, mas fenece-me a paciência, a quadra estival não as propicia e não estou certo que as entendesse!

Etiquetas: ,

24 agosto 2009

APÓS A ESPERA...

Esperei exactamente duas semanas, crente que assim quaisquer descuidos estivais estariam relevados. Mas não, foi mesmo pura omissão, intencional, claro está.
Falo-vos do assassinato de um jovem, André Damasceno, de 19 anos que ocorreu no passado dia 8 de Agosto, Sábado, na Travessa da Água da Flor, ao Bairro Alto. Exceptuando uma cobertura apropriada por vários companheiros da blogosfera, e a referência no insuspeito "Diário de Notícias" (9.08.2009), que colheu as declarações de uma testemunha
"Eu estava na cama a dormir e ouvi gritarem para alguém parar. Fui à janela e vi um grupo de vários pretos a correr atrás de quatro brancos (três raparigas e um rapaz)"
toda a imprensa politicamente correcta se absteve de comentar a questão racial implicada neste homicídio. Digo-o assim, porque, se ao contrário fosse, era assim garantidamente que seria classificada. Porque um bando de brancos que esfaqueia um preto há-de ser - sempre e necessariamente - um acto de agressão racista e o inverso não o será? Porque se cala o tão vigilante SOS Racismo e todo o coro de atentos propagandistas que imperam neste país. A explicação é óbvia, para eles o racismo só pode ter uma cor e o fardo do homem branco impera. Nestes casos é a exclusão, os problemas sociais (que jamais servem de justificação aos brancos...) e restante rol de desventuras que, em última instância, são determinados pelo "demónio branco". Francamente já não há paciência para tanta cegueira... politicamente correcta, ou não...

Etiquetas: , ,

23 agosto 2009

UMA SENHORA!

Daquelas que vão rareando... Ao ser entrevistada recentemente pelo "Diário de Notícias" (18.08.2009), para além de ficar ciente da sua aversão (que partilho à chinelização) em resposta à idiota pergunta se lhe custava voltar [após as férias] à farda respondeu, e muito bem:
Não. É um privilégio envergá-la. A farda faz parte da minha vida, tenho muito orgulho nela, porque adoro o que faço. Ser oficial da PSP e honrar a minha farda é uma forma de estar na vida.
Parabéns à Comissária Paula Monteiro pelo brio, carácter e postura demosntradas, infelizmente cada vez mais raras neste pobre país que é o nosso.

Etiquetas: ,

22 agosto 2009

UMA VIAGEM DE SONHO...

para quando me sair o Euromilhões...

Etiquetas: , ,

A INFERNAL CANÍCULA...

Durante meses suportei estoicamente aqueles que iam perorando “que não havia Verão”, “que já não há calor”, “que não há Verões como antigamente” e outras aloas de igual quilate. A verdade está aí: está um calor que não se pode, eu pelo menos não posso, lavado em suor e com a respiração complicada por esta brasa infernal. “Feito” para um temperado clima europeu convivo mal com estas mudanças (derivadas, ou não, não estou certo, do dito aquecimento global) bruscas de temperatura e dou-me pior com o Verão. Velho lusitano anseio, ao invés da quase total maioria tomada por um descaracterizador frenesim de modo de vida brasileiro, pelas suaves brisas do Norte. Como recentemente afirmou Domingos Amaral no “Correio da Manhã” (12.08.09) pertenço à escassa minoria que anseia por um país mais frio. Que hei-de fazer, também nisto ando em “contra-mão”. Não perfilho a metamorfose climatéria consubstanciada nos hábitos de chanatização que imperam no nosso pobre país.
De colonizadores (que mesmo assim deixaram obra) fomos colonizados pela mentalidade do chanato, do calor e derivados. Parca troca... Curioso mesmo é que do Brasil recebemos mesmo o pior... O Brasil interessante (que felizmente existe) tenta parecer-se com a Europa e foge do chanato, nós que fomos o seu paradigma chanatizámo-nos completamente, sem volta nem retorno, aparente...

Etiquetas: , ,

19 agosto 2009

QUEM VÊ CARAS...

Recentemente, sob o título que ilustra este postal, o espanhol Julián Gabarre que viu publicado entre nós o seu livro “O Rosto e a Personalidade – Morfopsicologia” que podem encontrar aqui,
e que se encontra a realizar um doutoramento em morfopsicologia deu uma extensa entrevista sobre a disciplina criada por Louis Corman. Claro que para os “politicamentecorreteses” tudo o que cheira a Antropologia (física, claro, pois as “outras” são fantasias...) é como o diabo e a cruz. E lá vinha a lengalenga: mas e a frenologia de Franz-Joseph Gall, e as teorias de Cesare Lombroso e mais as ideias morfológicas dos nazis... Enfim a cantilena do costume dessa proscrição que é a Antropologia, nos nossos dias.

Etiquetas: , ,

16 agosto 2009

DESSALINIZAÇÃO

Com o calor do Verão a aumentar, nem a abastança de chuva no Outono e Inverno passados, parecem colmatar os problemas relativos ao consumo de água.

Há uns anos um grupo hoteleiro nacional iniciou no Algarve a processo de dessalinização para fazer face às necessidades do seu grupo.

Saúdei, então, a iniciativa que, como há muito defendo, deveria constituir uma generalizada opção estratégica do Estado face aos nossos atávicos problemas de abastecimento e que tenderão a agravar-se no futuro.

Bem sei que as centrais de dessalinização têm custos de montagem elevados (também é verdade que tal investimento começa a ter retorno após 4 a 6 anos de exploração), mas seguramente seria dinheiro melhor empregue que remodelar a frota automóvel de qualquer tribunal ou ministério...

Prioridades ou falta delas?? Aqui fica uma deixa em época de programas eleitorais...

Etiquetas:

14 agosto 2009

ALJUBARROTA, SEMPRE!!!


Portugal Sempre!

Etiquetas: ,

BURQUINADAS...

Funcionários das piscinas públicas de Emerainville (localidade situada no Sudeste de Paris) proibiram uma dita Carole (francesa convertida ao Islão aos 17 anos) de tomar banho vestida, cumprindo a lei que impede qualquer pessoa de se banhar vestida o que, como todos sabemos, é uma questão de mera higiene e não de perseguição religiosa.
Ainda que o fosse, usando a imagem ao lado, digo que advogo tal liberdade na Europa quando nos países muçulmanos às mulheres Ocidentais (para já não falar das locais que aparentemente aceitam uma regressão ao "paleolítico"...) for permitido frequentar praias os piscinas em bikini. Ou será que, mais uma vez, se advoga toda a liberdade para o burquini e se aceita a canga ditatorial do islão quando se trata dos direitos das mulheres ocidentais, essas mesmas que lá são obrigadas a andar tapadas e que clamam agora por opressão ao islão. Realmente não há pachorra para este "politicamentecorretês".
Mesmo assim ainda gostariamos de saber em que capítulo do Corão se referem os "fatos-de-banho islâmicos"...

Etiquetas: , ,

13 agosto 2009

OPOSIÇÃO NACIONAL



Entregue, hoje logo pela manhã, a lista do Partido Nacional Renovador para o distrito de Santarém.
Está pois em marcha a Oposição Nacional no Ribatejo.
Em breve o "Santarém Nacional" voltará como porta-voz da candidatura.

Etiquetas: ,

12 agosto 2009

UM FOLHETIM A SEGUIR... OU E SE FOSSE UM DE NÓS?

HOJE, FARIA 102 ANOS


"Coimbra, 2 de Janeiro de 1993

Abolição das fronteiras. Livre circulação de pessoas e bens. Ocupados sem resistência e sem dor. Anestesiados previamente pelos invasores e seus cúmplices, somos agora oficialmente europeus de primeira, espanhóis de segunda e portugueses de terceira."
Diário, volume XVI

Etiquetas: , , ,

NÃO QUER EXPLICAR PORQUÊ...

O Ministro da Administração Interna, aquele "pedreiro-livre" que nos mimoseou com bastas e interessantes afirmações sobre a criminalidade e sua "diminuição", afirmou na passada semana que: "Na organização territorial das forças de segurança em Lisboa, a Amadora é o concelho prioritário". Atentos ao "politicamentecorretês" reinante e à doutrina deste nosso (des)governo não quererá tão excelso governante fazer o favor de explicar porque assim deve ser?

Etiquetas: ,

RESPONDENDO A UM PEDIDO

Respondo, com alguns dias de atraso passados sobre o acontecimento, ao desafio de um leitor antigo para que lembrasse nesta casa a morte de Raúl Solnado, ocorrida no passado Sábado dia 8 de Agosto.
Não o havia feito, pois, sabem bem os leitores habituais que apenas gosto de escrever sobre o que sei e me motiva. Mas tribuna aberta como é esta, não pude deixar de responder a um leitor, para além do mais, dos antigos.
Que vos hei-de escrever sobre Solnado? Que foi um genial humorista que muito me fez rir (como, aliás, a qualquer outra pesssoa da minha geração)? Que foi um actor de eleição a quem a cultura Portuguesa é devedora?
Como vêem pouco mais que generalidades de ocasião. Do homem nada sei e ouvindo tantas loas a tantas outras "qualidades" político-humanistas (o que será isto?) sobre as quais nunca me debrucei parece-me que fico contente com as generalidades. Bastam-me estas para o recordar como me apetece.

Etiquetas: ,

11 agosto 2009

31 DA ARMADA

Como há dois anos na acção da vila Portuguesa de Olivença, uma vez mais o 31 da Armada nos surpreendeu pela positiva. Entrada imediata para a coluna da direita.

Etiquetas: , , ,

LISBOA MONÁRQUICA

Um comando do blogue 31 da Armada, devolveu durante uma noite e uma manhã (de dia 10 de Agosto) a monarquia aos lisboetas, emendando um erro que já vai com 99 anos.

Antes assim, mais vale tarde que nunca...

Em comunicado os responsáveis lembraram que "Há 99 anos atrás, no dia 5 de Outubro, um punhado de homens, contra a vontade da maioria dos Portugueses, tinha feito a mesmíssima coisa proclamando assim a república. O resto do país ficou a saber por telegrama.", desta vez a coisa foi devidamente filmada para memória futura.

Etiquetas: , , ,

10 agosto 2009

ATÉ SEMPRE LUÍS!

Ainda há bem pouco tempo vos havia falado dele, dando-vos conta do seu blog e das suas últimas vicissitudes profissionais.
Hoje de manhã na caixa de mensagens deste blogue, da sua namorada de quase uma vida (que não obstante a recente separação o Luís tanto continuava a amar), uma mensagem daquelas que não queremos nunca receber informava-me que o Luís, em circunstâncias ainda não completamente conhecidas, falecera na passada 6ª feira dia 7.
O Luís era uma daquelas pessoas generosas, dedicadas e sérias que já vão rareando. Começou por ser meu aluno, foi depois meu colega em inúmeras aventuras da nossa paixão comum pela História Militar e ao longo de largos anos (pois foi meu aluno de licenciatura em 1994, embora já tivesse frequentado na minha Universidade no ano anterior o 1º Curso Livre de História Militar) tornou-se num bom e dedicado amigo.
Ainda há bem pouco tempo veio ter comigo e longamente conversámos sobre a vida pessoal e profissional, senti-o muito amargurado mas como lutador que era, com vontade de ultrapassar as rasteiras da vida, não obstante, de quando em vez, as lágrimas lhe assomassem aos olhos francos e generosos. Não teve tempo, a vida madrasta levou-o aos 42 anos. Nós os que ficamos perdemos um bom amigo, o país que lhe fechou tantas portas (estava agora a trabalhar na distribuição dos CTT) perde um promissor historiador. Eu, numa sensação que só conhece quem estabelece relações de amizade franca com os seus alunos, vejo partir um pouco de mim...

Etiquetas: ,

08 agosto 2009

NOTAS DE UMA "GUERRA" COLONIAL EM CURSO

Há coisa de 30 e tal anos atrás, um então muito conhecido baladeiro-revolucionário (alguns anos depois regressado à ribalta jornalística pela sua detenção num aeroporto estrangeiro por posse de droga…) cantarolava, exortando à expulsão dos brancos do que então era a África portuguesa: “Africa é dos africanos, já chegam quinhentos anos”, etc… Aos terroristas que matavam portugueses chamava “Movimentos de Libertação”. Enfim, naturalmente muito discutível mas, pontos de vista…

Iniciava-se, por essa altura, a imposição de uma cultura e valores de esquerda. Cega, profundamente maniqueísta e dogmática. Imagine-se só se um baladeiro francês, país hoje mergulhado no prelúdio de uma guerra étnico-cultural-religiosa (e que, no máximo, daqui a 30 anos será um estado islâmico), começasse a cantar “A França é dos franceses, já chegam cinquenta anos…”. Tal como Le Pen não se livraria, no mínimo, dos labéus de xenófobo, racista, troglodita, etc… Ou então, para além de silenciado, algo pior lhe poderia acontecer…Sinistra vincit!

Se fosse por cá ser-lhe-ia imposto, no mínimo, termo de identidade e residência, enfim… reflexos de uma cultura marcada por complexos de esquerda que, para bem da CULTURA, importaria sacudir…

A Europa está hoje a ser colonizada, é preciso dizê-lo sem receios, ou será que o colonialismo só se aplicava em continentes que não a Europa? Os reflexos dessa colonização, desorganizada, estamos a começar a colhê-los… Mas atente-se como a leitura dos factos é totalmente diversa. Se em África toda a inteligentsia condenava os europeus (o terrível fardo do homem branco…) pela imposição às culturas do homem negro dos seus hábitos e cultura, que espécie de direito divino (ou outro…) pode impedir os europeus de sentirem essa mesma tentativa de colonização por parte daqueles que, agora demandam as pátrias dos antigos colonizadores?

Já sabemos que o cenário de guerra a que assistimos tem claros culpados: a polícia, incapaz de entender as especificidades desses “jovens”, os povos europeus, exclusores e xenófobos que, afronta das afrontas, querem manter as suas culturas preservadas (não foi sempre isto, que os mesmos que hoje condenam quem assim pensa, exigiam para África???).

A subversão dos valores, primeira fase da guerra em curso, foi já conseguida. A culpa já não é de quem destrói, incendeia, pilha e ataca, a culpa é naturalmente do sistema que não integrou esses “jovens”… Será que ninguém se insurge contra esta difusão da mentira da ditadura do politicamente correcto só porque os que assim agem não são europeus? Que mordaças invisíveis nos querem colocar? Que visão deturpada nos querem impor e sobretudo aos nossos filhos?

Que espécie de culpa deverão os europeus expiar para poderem dizer que as suas pátrias estão a ser atacadas por aqueles que não se identificam com o seu modo de vida, a sua cultura, a sua música, os seus comportamentos, etc…? Que comunidades de número significativamente relevante querem impor nos vários estados da Europa modelos exógenos que são contrários aos valores europeus? Não será isso um novo colonialismo? Será este legítimo? Deverá o mesmo ser suportado? Não se justificarão os, ainda que meramente ideológicos, “movimentos de libertação”?

Por mim, quando não me sinto integrado num determinado local com o qual me não identifico, abandono-o, não o parto ou incendeio… Nem a mim seguramente me seriam permitidas tais “liberdades”. Cada vez mais há, nesta ditadura em que vivemos (serão saudades do tempo do famigerado Salazar?), coisas que não podem, nem devem ser ditas, qual foi então a “grande conquista” relativamente à grande “noite negra do fascismo”? Como me dizia o meu avô referindo-se aos tempos da 1ª República: “quando ouvires gritar na rua «Viva a Liberdade» espreita e vê quem vai preso…” e cada vez mais isto é verdade…

Etiquetas: , ,

07 agosto 2009

PARABÉNS DEVIDOS


E quase me ia esquecendo a Joana Vasconcelos pela conquista do Mundial Júnior de Canoagem em Moscovo (K1 5oom) arrecadando, ainda a prata nos 1.000m. Parabéns à atleta e ao seu clube o Náutico de Crestuma.

Etiquetas: , ,

SAGA DE UM ALBICASTRENSE

O nosso amigo albicastrense, conhecido nestas andanças pelo apodo de "Harms", andava atormentado, por uma virose que parece alastrar por diversas casas da nossa predileção, entre o hesitante e o determinado quanto à manutenção da sua A Cidade do Sossego . No dia 4 de Julho depois de muita meditação (que o rapaz é meditativo...) encerrou a casa para grande desassossego dos seus leitores, entre os quais este vosso humilde escriba. Procurei-o em vão mas a ligação estava quebrada e vai daí, com manifesto pesar, o retirei da coluna da direita...
Ei-lo porém que regressa, apenas um mês depois. E ainda bem, o rapaz pensa bem, escreve bem e fazia-nos falta... Só me maça (nabo como sou nas andanças informáticas) pois vou ter que mexer no "template" o que é sempre uma aventura de resultado final imprevisível...
Um abraço e bom regresso, ah, e meditações derrotistas aqui, nem pensar, já nos basta o quotidiano do "socratistão"...

Etiquetas: ,

06 agosto 2009

HIROSHIMA



6 de Agosto de 1945, há 64 anos. Para que a terra não esqueça!

Etiquetas: , , , , ,

UM HOMEM CRUEL DO SÉCULO XIII

Na coluna "Um ponto é tudo" de Ferreira Fernandes na última página do "Diário de Notícias" de 4 de Agosto, surgiu uma rubrica intitulada "Homenagem justa a um homem cruel" que não deixou de me surpreender.
A crónica em si emite uma opinião sobre a figura no contexto da homenagem que a Mongólia, em Setembro, se prepara para lhe tributar através de uma gigantesca estátua equestre.
Criador do maior império de terras contínuas que a história conheceu, natural parece ser que os seus herdeiros mongóis lhe sejam tributários.
Acontece que na expansão deste império até ao centro da Europa as cruéis hordas mongóis tudo avassalaram, implacavelmente destruiram e fartamente violaram (refere o colunista que recente estudo genético lhe atribui a descendência de meio por cento da população mundial, fazendo dele, assim, o maior procriador universal).
Termina louvando os mongóis ao dizer que fazem bem na sua homenagem pois "os homens soprados pelo vento fizeram mais para chegarmos a hoje que os bonzinhos e quietinhos". Será que tanta relatividade e tolerância é universal? Ou a brutalidade mongol justifica-se por serem mongóis e a de outros não? Ele há vezes em que o cronista se põe a jeito, mas uma pergunta se impõe: os algozes de muitos podem ser os heróis de outros, ou não?

Etiquetas: ,

05 agosto 2009

MACAQUICES...

A propósito do tema da moda, que o vosso amigo Sócrates vem defendendo, diz o moderno e insuspeito diccionário da Academia das Ciências de Lisboa (o tal onde até consta "bué" que é palavra que jamais utilizo...):

Casamento - União matrimonial, celebrada perante a lei entre duas pessoas de sexos diferentes que passam a constituir uma família;

Há dúvidas sobre o entendimento a dar à coisa ???

Etiquetas:

DIFERENÇA DE TRATAMENTO POR VOCÊ E TU

Ou as particularidades fascinantes da língua Portuguesa. Simplesmente fabulosa.

O Director-Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante director, que depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Então o Director-Geral do Banco chamou um detective e disse-lhe:
- Siga o Dr. Mendes durante uma semana, durante a hora do almoço.
O detective, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O Dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no seu carro, vai a sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Director-Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
O detective pergunta-lhe:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu senhor Director-Geral?
- 'Sim, claro' respondeu o Director-Geral manifestamente surpreendido!
- Então vou repetir : o Dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no teu carro, vai a tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho...

(recebida por e-mail)

Etiquetas:

04 agosto 2009

O CRIME COMPENSA...

Pelo menos em Portugal...
Fui surpreendido por uma notícia que, salvo lapso ou melhor opinião, não vi comentada. No E.P. do Linhó os detidos podem optar po um pacote de 40 canais (incluindo Sport Tv 1, 2 e 3) pela módica quantia de 4,40€ por mês. Leram bem, 4,40€ por mês.
Ora experimente o estimado leitor ligar para o dito MEO, para além dos custos iniciais que podem ascender facilmente a perto de 100 euros (que eventualmente conseguirá não pagar numa qualquer promoção de ocasião), a brincadeira mensal nunca lhe ficará por menos de 50€, por baixo...
Na realidade as prisões transformam-se progressivamente em estabelecimentos de luxo, a baixo custo porque pagos por nós. E não me venham com a cantilena dos desgraçadinhos, se lá estão (salvo raríssimos casos de injustiça penal) é porque atentaram contra a sociedade e os cidadãos e não há volta a dar a este pressuposto. Mas como sempre neste mundo "politicamentecorretês" o crime compensa. Se têm que os entreter ponham-nos a fazer trabalhos duros de manifesto interesse para a comunidade contra a qual atentaram.
Se a tal MEO quer fazer caridade dou-lhe já uma lista de entidades onde melhor pode aproveitar tal vocação: misericórdias, centros de dia, lares, atl's, colectividades diversas e fiquemos por aqui porque há que preservar os lucros da Portugal Telecom... Não gozem é com aqueles que pagam um serviço caríssimo em suas casas para possibilitarem esta obra de caridade a tantos daqueles que porventura as assaltaram, não raras vezes levando televisões e outros bens.
É o país que temos, completamente de pernas para o ar...

Etiquetas: ,

03 agosto 2009

AUTISMO?

Parece reinar um crescente autismo nos políticos do sistema apologistas do tenebroso "politicamentecorretês".
Não é já uma fantasia de tenebrosos e obscuros opositores do regime, não, são mesmo os dados oficiais que atestam que a emigração continua a aumentar. E eu que julgava que esse fenómeno se encontrava exclusivamente ligado ao obscurantismo, ao orgulhosamente sós, à repressão, ao salazarismo e a outras muitas maleitas que nos afectavam antes do 25A...
Não querem lá ver que vou ter que reaprender tudo e que não tarda nada - com tanta gente a abandonar Portugal - ainda superamos as cifras do tenebroso tempo do "faxismo"...
P.S. E com isto tudo ainda defendem a imigração? E que tal pagarem melhor aos portugueses para que estes, fruto da ganância capitalista, não tenham que se sujeitar no estrangeiro a fazer o que é miseravelmente pago em Portugal? É fácil ver quem ganha com os fenómenos da emigração/imigração, haja coragem para o resolver...

Etiquetas: , , ,