18 fevereiro 2010

BOINAS E DÚVIDAS TOLAS...

Na rubrica "Volta ao mundo em sete dias" da revista Tabu que acompanha esse bastião de liberdade jornalístia que é o Sol (jornal que, desde o seu aparecimento, sempre preferi ao maçador e conformado anterior projecto do seu director), um jornalista, seguramente menos atento, discorria sobre o ar militarão envergado pelo rei de Espanha (de camuflado e boina) na sua recente visita ao Líbano perguntando, com manifesta infelicidade, se "em Belém, Lisboa, os alfaiates do protocolo já pensaram num camuflado para o Presidente? Em República também se usa boina...".
Gostaria de lembrar ao jornalista, que desconheço, que o actual rei de Espanha depois de completar os estudos secundários, na Escola de Santo Isidro (em Madrid), em 1954, foi estudar nas Academias militares de Terra (Saragoça), Mar (Pontevedra; tendo navegado como Guarda Marinha no famoso navio-escola Juan Sebastian Elcano) e Ar (Múrcia; obtendo o "brevet" de piloto) nas quais obteve o oficialato como tenente de infantaria, alferes de navio e tenente do ar. Para além da formação militar, entre 1960 e 1961 na Universidade Complutense de Madrid, cursou Direito Político e Internacional, Economia e Finanças Públicas.
Parece evidente, pois, que para além do cargo honorífico (aliás igual ao do nosso presidente, refira-se que o actual igualmente cumpriu com honradez o seu papel como miliciano, não fugindo nem desertando) de comandante-em-chefe das Forças Armadas, o rei Juan Carlos possui suficiente capacidade militar para envergar boina ou outro qualquer adereço militar, pois ganhou-as com o seu esforço.
Essa é, meu caro jornalista, a grande diferença entre quem foi educado para assumir a chefia do estado e aqueles que lá vão parar por acaso de uns quaisquer papelinhos após escolha de um qualquer partido... Ou se quiser, e noutros termos, a superioridade da Monarquia sobre a república...
P.S. Já agora informo que o nosso presidente, nas funções supra descritas também enverga o camuflado (veja-se, por exemplo, a visita ao Kosovo), podendo-se, pois, poupar os alfaiates do protocolo de tal incumbência...

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

Blogger Camilo said...

Bem observado, Humberto.
Cumprimentos

quinta-feira, 18 fevereiro, 2010  

Enviar um comentário

<< Home