25 março 2010

O VOLTE-FACE...

O recente volte-face do famoso caso das agressões do túnel da Luz merece um reparo neste espaço, embora algo à margem da questão em si. Há uns dias um prezado leitor da casa, num oportuno comentário afirmou que existe em Portugal uma falta de cultura desportiva (sendo certo não é, infelizmente, a única de que carecemos).
Deixem-me lembrar uma história de que todos se recordarão. Há uns anos quando o internacional francês Eric Cantona, resolveu "trocar" o futebol pelas artes marciais e agrediu um espectador, lembram-se a quem pertenceram as primeiras reprovações e punições? Não? Recordo-vos: do seu clube de então e seus dirigentes; ou seja foi o Manchester United quem, desde logo por razões culturais e pedagógicas o condenou. E muito bem, independentemente do seu valor como praticante para o colectivo.
Em Portugal faz-se o contrário, jogadores agressores, que facilmente se tornam ídolos, e consequentemente modelos, para milhares de jovens são desculpabilizados e protegidos pelos clubes que, consciente ou inconscientemente, dão assim sinal de assentimento à violência como parte do fenómeno desportivo. É a tal falta de cultura...
Lamentável, é o que me ocorre dizer...
P.S. Quanto à questão jurídica envolvida nada de novo - como sempre prevalece a forma sobre a substância - e sendo a agressão a uma espécie de espectador (parece que é o que resulta do risível documento...) não tem importância para sequer uma mão cheia de jogos, já se fosse a um dirigente deportivo seria coisa para irradiação... Querem mesmo que acreditemos nesta choldra?

Etiquetas: ,