10 maio 2010

RESPOSTA A UM COMENTÁRIO

Leitor educado e com elevação, Pedro (que presumo Monárquico e do Norte, com uma saudável paixão por esse mal conhecido [e maltratado] episódio de guerra civil que foi a “Monarquia do Norte”, embora a multiplicidade de blogues a que se encontra associado não me permita perceber exactamente qual o seu…), comentou a propósito de um postal meu: “Que grande poder tem o futebol a ponto de criar a impressão de divisão de um País que já se tornou pequeno demais!”. Devo esclarecer que, antes do mais, não terá cuidado no “tag” Humor que lá estava, junto ao de Benfica e que caracterizam o tema(s) do postal. Ainda, assim, gostaria de acrescentar que, infelizmente, não foi o futebol que tornou este país pequeno demais, foram outros, e bem mais funestos acontecimentos.
Porém, não posso deixar de concordar que a crispação clubista é excessiva, ridícula e contrária à própria essência e noção de desporto. Irracionais, portanto, mas não o serão tantas vezes as paixões?
Ainda ontem (apesar de concordar plenamente com o seu Longe de mim culpar apenas um dos lados da dita "barricada".) se viu negar a portugueses, de determinada cor clubista, a fruição da Av. dos Aliados como se de um couto privado se tratasse. É lamentável até porque o Porto, de que tanto gosto é, felizmente, muito mais que o F.C. do Porto. É óbvio que não há, nem pode haver qualquer maniqueísmo aplicável ao futebol e, na generalidade, as claques – todas elas – são pasto fácil de energúmenos e marginais.
Quanto à união da Pátria, meu caro Pedro, temo bem que a bola motive mais (viu as dezenas de milhares ontem?) que qualquer assunto, mesmo daqueles que nos oprimem e estrangulam. Quanto ao orgulho às raízes, partilho-o a 100%, embora estejamos cada vez mais desacompanhados neste mundo de globalizações e multiculturalidade… Coisas modernas, seguramente!
É evidente que aos Nacionalistas cabe, antes de qualquer outro, promover a “unidade e sentimento de pertença a algo que nos ultrapassa: a Pátria.”, embora, cada vez mais, contrariamente ao que diziam ser apanágio do outro regime, sejam os 3 “F’s” a imperar…
Um abraço com amizade e gratidão pelo comentário lavrado.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Pedro said...

Caro Humberto Nuno


Obrigado, antes de mais, pela atenção que dispensou ao meu comentário.
Ainda bem que referiu a barafunda que estava no meu Dashboard, pois já o reorganizei, sendo agora fácil seleccionar o meu blog pessoal.

Quanto ao resto, saliento estas palavras do Humberto Nuno: "É óbvio que não há, nem pode haver qualquer maniqueísmo aplicável ao futebol e, na generalidade, as claques – todas elas – são pasto fácil de energúmenos e marginais."
Isto aplica-se aos lamentáveis acontecimentos de domingo na Av. dos Aliados, onde, de resto, os benfiquistas puderam festejar, após a pronta intervenção das autoridades.

Não pretendi dizer que o foi o futebol que tornou o país pequeno, pois até gosto desta modalidade com tudo de bom e de mau que tem. Simpatizo, em grande parte devido a antecedentes familiares, com o Boavista. Infelizmente este clube está arredado por tempo indeterminado da primeiro patamar do futebol português. Por questões lógicas e de afinidade "pela terra", dentre os três grandes prefiro o FC Porto. Sem problemas admito que este ano quem mereceu ganhar foi o Benfica. Sem mas nem meio mas.

Abraço
Pedro Félix

terça-feira, 11 maio, 2010  

Enviar um comentário

<< Home