11 agosto 2010

O JAPÃO EM LISBOA E PORTUGAL NO JAPÃO

Sabem os meus leitores que todas as manhãs (e consequentemente fins de tarde) tenho o privilégio de cruzar o nosso maravilhoso Tejo ainda que por parcos (ou pouco mais) 20 minutos.
É uma viagem sempre retemperadora para quem, como eu, gosta de navegar.
Hoje deparava-se-nos um espectáculo suplementar, cerca das 8h30 um comboio de três destroyers da 日本国 海上自衛隊 (Kaijō Jieitai), a Força Naval de Auto-defesa do Japão (que por cá costumam chamar de Força de Treino Japonesa não sei bem porquê), nome que deriva do facto de, por imposições de guerra, o Japão não poder ter Forças Armadas, apenas forças de Auto-defesa, cruzava o Tejo rumo ao "mar da Palha" e era saudado por salvas de artilharia junto à emblemática Torre de Belém (irra como me arrependi de não ter trazido a máquina fotográfica...).

Decorre esta visita, e consequente deferência militar, da celebração do 150º Aniversário do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão, estando a força Japonesa, composta pelos Navios Kashima (que liderava a formação), Yamagiri (que avistei ao longe) e Sawayuki (DD 125 - o único que vi em pormenor), de visita à cidade de Lisboa de 11 a 14 de Agosto.

Estes dois últimos navios estarão abertos ao público, no Terminal de Passageiros em Santa Apolónia, amanhã, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 16h00.

No dia 12 de Agosto, a partir das 11h00, irá realizar-se uma Cerimónia de Homenagem aos Navegadores Portugueses, que decorrerá no Mosteiro dos Jerónimos junto ao túmulo do navegador Vasco da Gama, pelo Comandante da Força Japonesa, o Contra-almirante Shinichi Tokumaru.

Aproveito esta incursão nipónica para fazer a ligação, devido a notícia que em boa hora o Duarte nos deu que de que o Afonso com o seu The Last Nanban Jin se encontra ao dispôr de todos quantos buscam uma visão lusa do longínquo Japão. Um blogue altamente recomendado que vai ali para a coluna da direita.

Etiquetas: , , ,

4 Comments:

Blogger DB said...

A visitar, sem dúvida. O pior são esses horários impeditivos...

quarta-feira, 11 agosto, 2010  
Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Pois mas há que repeitar as especificidades da Frota Imperial :-)
Abraço

quarta-feira, 11 agosto, 2010  
Blogger JJS said...

Camarada Humberto Nuno,
hoje tive a sorte de poder visitar a Força de Treino Japonesa e fiquei maravilhado tanto pela simpatia daquele povo, como pelo os sistemas de armas que tive possibilidade de ver mais de perto.
Ainda fiz um pequeno registo fotográfico da visita, e publiquei algumas dessas fotografias no meu blogue "Defesa Nacional".
http://defesanacionalpt.blogspot.com/

Um abraço,
Joaquim Santos

quinta-feira, 12 agosto, 2010  
Blogger Vasco Dionísio said...

Agradeço a informação deste evento, passei uma bela manhã "embarcado".

quinta-feira, 12 agosto, 2010  

Enviar um comentário

<< Home