31 agosto 2010

É SÓ FAZER AS CONTAS...

dizia um antigo primeiro-ministro deste pobre país, hoje aboletando-se com um chorudo cargo internacional (prateleira dourada dos desempregados da política "activa"...). O Diabo de hoje apresenta-nos a escandalosa conta de quanto nos custa manter os criminosos estrangeiros que infestam as nossas prisões. Já que aos nacionais não temos para onde os mandar para estes temos uma solução bem mais barata (e conforme às sempre modernas questões de reagrupamento): deportação!

Etiquetas: , , ,

30 agosto 2010

SABIA-O, APENAS FALTAVA A PROVA

Fonte: "Domingo" (nº 11.408)

Etiquetas:

DE REGRESSO

O vosso humilíssimo escriba depois de uma pequena paragem no Algarve (naquele lado onde ainda se consegue estar numa praia com os "vizinhos" a largas - e confortáveis - dezenas de metros de distância, sem tropeçar nas criaturas que nos enfernizam todo o ano), em obediência às determinações de Sua Excelência o Presidente da República, regressou hoje ao local de trabalho.

Etiquetas: ,

29 agosto 2010

TERMINAM HOJE UMAS CURTAS FÉRIAS...

Rectifico: curtíssimas!

Etiquetas:

28 agosto 2010

PORQUE AINDA NÃO TINHA COMENTADO...

Por uma brilhante vitória contra os andaluzes do Sevilha o S.C. de Braga bem merece um destaque aqui, clubites à parte.
Com o começo que o meu clube vem fazendo, devido ao patrocínio deste ano "Roberto dos Frangos", que o Braga seja campeão.

Etiquetas: ,

27 agosto 2010

MUDAM-SE OS TEMPOS...

Antigamente falava-se de bonança estival, de tranquilidade e temperança no período em que a maioria dos portugueses ia de férias. Agora a realidade cada vez mais brutal afasta quaisquer esperanças de bonança.
Cada vez mais violentos aí estão os assaltos, as volações, os gangues, as extorsões e acho que paro por aqui para não estragar o que possa restar de um sonho de Verão...

Etiquetas: ,

25 agosto 2010

HOMENAGENS PROIBIDAS...

Dirigente do meu Partido, numa convenção de partidos nacionalistas, no Japão, decidiu participar numa homenagem aos soldados japoneses tombados na 2ª Guerra Mundial. Nada de mais se o fizesse particularmente e fora do contexto cuja representação assumiu.
No caso vertente esqueceu-se de um pequeno pormenor - Timor. Pequeno mas impossível de esquecer para um diregente Nacionalista.
Fica o reparo!

Etiquetas: , , ,

24 agosto 2010

ENQUADRAMENTOS...

e seus perigos... Aviso para as férias.

Etiquetas: ,

23 agosto 2010

PERIGOS ESTIVAIS...


Etiquetas: ,

22 agosto 2010

"PERSONAS SÉRIAS"

O Amigo e Camarada José Luís Riesco que nos deu o prazer da sua companhia em São Jorge no passado 14 de Agosto dizia-me ao almoço nesse dia pelo facto de sermos, provavelmente, os únicos na Península sem conta no dito "Facebook", "Humberto esso és porque nosostros somos personas serias". Vale o que vale, mas tem graça.

Etiquetas: ,

21 agosto 2010

LIBERDADE?

Que o "facebook" (para além dos interesses que são óbvios e do domínio comum...) possuia muito pouco interesse, já o sabia.
Resistente à moda (existe aí uma página "minha" como "figura política" a que dou o meu assentimento mas a que nem acesso tenho) não posso deixar de notar (com vénia a "O Diabo")que para coisas interessantes não serve ou cortam o pio.. Ora fora para a oferta de carnes e já tudo achava muito bem...

Etiquetas: ,

20 agosto 2010

POIS É...

À míngua de água o vetusto e emblemático Castelo de Almourol deixou de ser uma ilha desde o passado mês de Julho...
É agradecer aos vossos amigos espanhóis (que no Verão nos cortam a água) e aos ineptos gestores dos nossos recursos hídricos...

Etiquetas: ,

19 agosto 2010

NEM EM AGOSTO ME LARGAM...

É a sina, neste país, de quem trabalha por conta de outrém e não foge aos impostos...
paga e não bufes...

Etiquetas:

18 agosto 2010

"HERMETISMO"

Acrílico sobre tela 65x75

Etiquetas: ,

17 agosto 2010

JÁ NAS BANCAS

Um completo "dossier" sobre o Afeganistão tema que, confesso-vos, não me ocupa muito as cogitações. As revistas com organização temática, como esta, nem sempre nos preenchem cabalmente mas, por outro lado, surpreendem-nos por vezes com cadernos pelos quais longamente esperámos.
Realce para David Victoroff e as suas reflexões sobre a crise do Euro e o futuro da Europa, um interessantíssimo artigo de Emma Demeester sobre “Carlos Magno, Imperador do Ocidente”.
Dominique Venner. o director, escreve um importante e substantivo artigo sobre a vingança da Reichswehr numa perspectiva muito pouco habitual na historiografia francesa.
Chamada de atenção para o artigo de Jean-Michel Baldassari, “Imigração: revelações de um demógrafo”, sobre o livro de Michèle Tribalat àcerca a imigração em França, para ler atentamente e tirar as devidas conclusões, para quem o quiser fazer...

Etiquetas: ,

N' "O DIABO"

16 agosto 2010

"INÊS" OU "O REINO"

Quadro de 2006 de Barahona Possollo pintor cuja obra tanto aprecio.

Etiquetas: ,

15 agosto 2010

NÃO FALTÁMOS!

14 agosto 2010

AGORA QUE O PM REGRESSA A BANHOS


Etiquetas: ,

13 agosto 2010

RELEMBRANDO...


Tal como em 1385 desafios de hoje são claros a ameaça é real e a resposta tem que ser firme, inequívoca. Esta é, verdadeiramente, a hora!
No próximo dia 14 de Agosto convocamos-vos para uma reunião no terreiro de Aljubarrota.
É o local único e histórico onde os nossos antepassados venceram a decisiva batalha pela Pátria Livre e Independente. Hoje, cativo de tantos males, sentimos que Portugal chama de novo pelos Portugueses. E nós vamos responder, porque é a ele e só por ele, que empenharemos a nossa lealdade.
É esta atitude essencial, é esta entrega total que permitiu sempre superar os temores que sobre nós se abatiam, conquistar a Confiança e a Vitória em todas as crises, e vencer. O materialismo e a degradação do nosso tempo ensombram a Esperança mas, não só não nos impedem como tornam imperiosa, uma resposta clara, firme e realista, como então.
É no Campo Sagrado de S. Jorge que faz todo o sentido um voto para lutar por Portugal, pela nossa gente, pelo futuro. Nessa Fé e Devoção a Portugal, o Movimento de Oposição Nacional - Uma Plataforma Para o Ressurgimento Nacional, convoca-te para esse voto, para manter viva a chama sagrada da Pátria e tomares uma Decisão que te pode mobilizar para um combate político decisivo.
O tempo é de combate. Vivemos uma situação grave. Porque está tudo em risco, e dizer Portugal é dizer tudo o que de material e espiritual a Nação inclui, do Trabalho nas Fábricas à Criação Cultural. Sentimos Portugal como razão de Vida e Morte e legado a transmitir. Por isso, vamos lutar! Com Conhecimento, Inteligência e Vontade a dirigirem a Acção. Os combatentes revelam-se nos tempos difíceis e não nos anos de temperança. Privamo-nos do que for preciso - não negaremos à Pátria nada do que e ela de nós exigir: Sacrifício, Fidelidade, Entrega.
Estamos a tempo de resgatar a Nação. Tal como no passado, há muitos Portugueses dispostos a travar, uma vez mais, o combate decisivo.
Contamos convosco. Portugal pode contar connosco!
Chegou a hora!


A Comissão Política do
Movimento de Oposição Nacional
Uma Plataforma Para o ressurgimento Nacional
Contactos: oposicaonacional@gmail.com ou 96 730 00 76.

Etiquetas: , ,

DUAS ENTRADAS

Duas novas entradas para a "desejada" coluna da direita o Defesa Nacional do atento leitor Joaquim Santos (um atento repositório do mundo militar) e o recente Trolha Lusitano do leitor Vasco Dionísio. Com o agradecimento a ambos pela preferência que dão aqui à casa.

Etiquetas: , ,

FINALMENTE QUASE NO TOPO...


Etiquetas:

12 agosto 2010

PORTUGAL ESPERA POR TI!

CONVERSAS

Estive ontem longamente à conversa com o Dr. Manuel Monteiro a quem, por razões profissionais, estou a preparar um livro. Ligam-me ao Manuel sensivelmente a mesma idade, consideração intelectual, alguns anos de passado comum (creio que nos encontrámos pela primeira vez era eu dirigente da Nova Monarquia e ele presidente da Juventude Centrista), uma amizade sincera, bastantes amigos comuns e até o facto de ter casado com uma grande minha amiga e colega de curso. Inevitavelmente falámos de política e do desencantamento com este mundo corrupto de trocas de influências e de políticos sem a dita (ou os ditos...) no sítio.
Desencantado com a política, o Manuel, que às tantas me perguntava "porque não nos terão os nossos pais educado de outra maneira, pois assim não andaríamos angustiados", abandonou a actividade partidária (a sede nacional do seu PND mudou mesmo para a Madeira - parece que se colhem benefícios de uma legislação partidária menos totalitária e mais branda em multas...) e concentra-se na sua vida académica na Lusíada.
Entre muitas memórias lembrámo-nos de um esforçado estudante de direito da Católica, transmontano, um pouco mais velho que nós, e que na altura beneficiando de uma bolsa de estudo, não raras vezes nem dinheiro tinha para tomar uma "bica" e vimos como hoje está multi-milionário. Tendo ambos, eu e o Manuel, trabalhado desde sempre, e constatado que cada vez vivemos com maiores dificuldades, percebemos quão errada foi a educação que nos deram que não nos permite viver neste mundo de "Ali-Babás", tão confortavelmente como eles...
Sim porque eles é que se riem e nós contamos os trocos para sobreviver... com dificuldade.

Etiquetas: ,

11 agosto 2010

UM MESTRE DA CONTRA REVOLUÇÃO

Soube nesta casa, que uma vez mais assim presta notável serviço público, que a Almedina editou as Considerações sobre França do insígne mestre da contra-revolução Joseph de Maistre.
A sua filosofia política, caracterizada por um absoluto pesimismo - que assim afrontava na génese um dos pilares revolucionários, a bondade de Rousseau -, parte do pressuposto de que não é possível erradicar a injustiça (De Maistre apresentava como prova mais concludente desta constatação a morte de Jesus Cristo "o justo por excelencia".
Nesta, que é o seu mais importante escrito político, publicada em 1797, apresenta uma leitura alternativa, distante das habituais laudas, da Revolução Francesa, apresentando-a como um acontecimento “radicalmente mau”, quer nas suas causas, que abomina, quer nos seus efeitos perversos já bem claros à data da publicação.
Inimigo declarado da democracia - causadora de desordem social - advogou sempre em favor da monarquia hereditária, único regime político de inspiração divina, que jamais voltou a presenciar na sua terra (expulso da Suíça a mando do directório foi para Turim onde o Rei da Sardenha, fazendo uso da sua inegável craveira, o nomeou ministro plenipotenciário na corte do Czar em São Petersburgo [desta permanência resultou a sua notável obra em 3 volumes, Noites de São Petersburgo, publicados em 1821]).
Advogou, ainda, uma defesa de um cesaro-papismo que atribuia à religião um papel, profética constatação, fulcral: liderar a luta contra a decadência histórica para a qual a humanidade caminha.
Tempo pois de regressar à leitura dos Mestres e honrar a contra-revolução.

Etiquetas: , , ,

FLAG COUNTER

Instalado hoje de manhã o Flag Counter. Uma percepção mais vexilológica (vão lá ver esta...) de quem me visita.

Etiquetas: ,

O JAPÃO EM LISBOA E PORTUGAL NO JAPÃO

Sabem os meus leitores que todas as manhãs (e consequentemente fins de tarde) tenho o privilégio de cruzar o nosso maravilhoso Tejo ainda que por parcos (ou pouco mais) 20 minutos.
É uma viagem sempre retemperadora para quem, como eu, gosta de navegar.
Hoje deparava-se-nos um espectáculo suplementar, cerca das 8h30 um comboio de três destroyers da 日本国 海上自衛隊 (Kaijō Jieitai), a Força Naval de Auto-defesa do Japão (que por cá costumam chamar de Força de Treino Japonesa não sei bem porquê), nome que deriva do facto de, por imposições de guerra, o Japão não poder ter Forças Armadas, apenas forças de Auto-defesa, cruzava o Tejo rumo ao "mar da Palha" e era saudado por salvas de artilharia junto à emblemática Torre de Belém (irra como me arrependi de não ter trazido a máquina fotográfica...).

Decorre esta visita, e consequente deferência militar, da celebração do 150º Aniversário do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão, estando a força Japonesa, composta pelos Navios Kashima (que liderava a formação), Yamagiri (que avistei ao longe) e Sawayuki (DD 125 - o único que vi em pormenor), de visita à cidade de Lisboa de 11 a 14 de Agosto.

Estes dois últimos navios estarão abertos ao público, no Terminal de Passageiros em Santa Apolónia, amanhã, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 16h00.

No dia 12 de Agosto, a partir das 11h00, irá realizar-se uma Cerimónia de Homenagem aos Navegadores Portugueses, que decorrerá no Mosteiro dos Jerónimos junto ao túmulo do navegador Vasco da Gama, pelo Comandante da Força Japonesa, o Contra-almirante Shinichi Tokumaru.

Aproveito esta incursão nipónica para fazer a ligação, devido a notícia que em boa hora o Duarte nos deu que de que o Afonso com o seu The Last Nanban Jin se encontra ao dispôr de todos quantos buscam uma visão lusa do longínquo Japão. Um blogue altamente recomendado que vai ali para a coluna da direita.

Etiquetas: , , ,

10 agosto 2010

A MINHA CRÓNICA HOJE N' "O DIABO"

À TERÇA, QUENTES E BOAS


Etiquetas:

09 agosto 2010

A PÁTRIA CHAMA POR NÓS - É A HORA!

Tal como em 1385 desafios de hoje são claros a ameaça é real e a resposta tem que ser firme, inequívoca. Esta é, verdadeiramente, a hora!
No próximo dia 14 de Agosto convocamos-vos para uma reunião no terreiro de Aljubarrota.
É o local único e histórico onde os nossos antepassados venceram a decisiva batalha pela Pátria Livre e Independente. Hoje, cativo de tantos males, sentimos que Portugal chama de novo pelos Portugueses. E nós vamos responder, porque é a ele e só por ele, que empenharemos a nossa lealdade.
É esta atitude essencial, é esta entrega total que permitiu sempre superar os temores que sobre nós se abatiam, conquistar a Confiança e a Vitória em todas as crises, e vencer. O materialismo e a degradação do nosso tempo ensombram a Esperança mas, não só não nos impedem como tornam imperiosa, uma resposta clara, firme e realista, como então.
É no Campo Sagrado de S. Jorge que faz todo o sentido um voto para lutar por Portugal, pela nossa gente, pelo futuro. Nessa Fé e Devoção a Portugal, o Movimento de Oposição Nacional - Uma Plataforma Para o Ressurgimento Nacional, convoca-te para esse voto, para manter viva a chama sagrada da Pátria e tomares uma Decisão que te pode mobilizar para um combate político decisivo.
O tempo é de combate. Vivemos uma situação grave. Porque está tudo em risco, e dizer Portugal é dizer tudo o que de material e espiritual a Nação inclui, do Trabalho nas Fábricas à Criação Cultural. Sentimos Portugal como razão de Vida e Morte e legado a transmitir. Por isso, vamos lutar! Com Conhecimento, Inteligência e Vontade a dirigirem a Acção. Os combatentes revelam-se nos tempos difíceis e não nos anos de temperança. Privamo-nos do que for preciso - não negaremos à Pátria nada do que e ela de nós exigir: Sacrifício, Fidelidade, Entrega.
Estamos a tempo de resgatar a Nação. Tal como no passado, há muitos Portugueses dispostos a travar, uma vez mais, o combate decisivo.
Contamos convosco. Portugal pode contar connosco!
Chegou a hora!


A Comissão Política do Movimento de Oposição Nacional
Uma Plataforma Para o ressurgimento Nacional
Contactos: oposicaonacional@gmail.com ou 96 730 00 76
Facebook
.

Etiquetas: , ,

FOI A ESTA HORA...

08 agosto 2010

O "REI GHOB"...

A imbecilidade, os incrédulos e a criminalidade.
O criminoso que vai cativando as páginas dos média do nosso país "vaticinara" para hoje um terramoto, análogo ao de 1755, que destruiria cerca de 80% do território nacional... Felizmente menos certeiro nas adivinhas do que na actividade criminal...

Etiquetas: ,

HOJE NO NOTÍCIAS...

Abertamente os procuradores do Freeport manifestam a sua "falta de confiança na hierarquia", afinal já não sou só eu a ter reservas sobre a chefe Cândida Almeida...
Cada vez mais está na cara a isenção que rodeou esta investigação e as preocupações políticas que a mesma inspirou...

Etiquetas: , ,

07 agosto 2010

DE HOJE A UMA SEMANA...

06 agosto 2010

PORQUE PARECE QUE...

...tal como entre os animais há crimes mais crimes que outros...

Etiquetas: , , ,

05 agosto 2010

A TAL DE FARMHOUSE SABERÁ?

A Associação dos Portugueses no Estrangeiro é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, constituida de acordo com o direito português, que tem como objectivo essencial a defesa dos direitos e interesses dos cidadãos portugueses e dos luso-descendentes residentes no estrangeiro bem como o apoio à sua integração na sociedade portuguesa nas situações de regresso à Pátria. Objectivos nobres que, indiscutivelmente, devemos aplaudir. Igualmente pugna, atenta a notícia anexa, para que os emigrantes portugueses no estrangeiro "se integrem nos países de acolhimento a fim de que sejam ultrapassadas as diferenças culturais". Ou seja, o óbvio e compreensível em "Roma sê romano", dado que ninguém pede a ninguém para imigrar e não é lóicito àquele que o faz impôr valores estranhos à sociedade que os acolhe e, sublinho uma vez mais, por eles livremente escolhida...
A questão é que isto é exactamente o contrário do que por cá se pretende, o que me deixa confuso... Parece, então, que os Portugueses que emigram se devem integrar (e bem) enquanto que por cá nos devemos sujeitar ao que pretendem os que para cá imigram e que não possuem a mínima vontade de se integrarem...
Em que ficamos?

Etiquetas: ,

POIS CLARO QUE NÃO...

04 agosto 2010

O ENCOBERTO

O ENCOBERTO

Que symbolo fecundo
Vem na aurora anciosa?
Na Cruz Morta do Mundo
A Vida, que é a Rosa.


Que symbolo divino
Traz o dia já visto?
Na Cruz, que é o Destino,
A Rosa, que é o Christo.


Que symbolo final
Mostra o sol já disperto?
Na Cruz morta e fatal
A Rosa do Encoberto.
(Mensagem, Fernando Pessoa)

Lá fui, com o meu amigo Gonçalo, deixar uma rosa ao "Encoberto".

Etiquetas:

A COMPRAR

HÁ 432 ANOS...

Hoje, como sempre perto da hora do almoço, lá estarei para prestar a minha homenagem ao Senhor Rei Dom Sebastião.

Etiquetas: ,

03 agosto 2010

AOS "SAPATEIROS"...

vulgo Zapateros deste mundo: porque não vão retirar os crucifixos a estes sítios? Acho que até pagava bilhete para Ceuta para assistir ao pratinho...

Etiquetas: , , ,

ELOGIO DO SEXO OU INCÚRIA?

Neste mundo em que o elogio do sexo mecânico, e cada vez tolerado em idades mais reduzidas, vai fazendo furor, a tenebrosa McDonald's parece apostar na tendência e cativar (e garantir) mercado junto dos incautos mais jovens...
Em vez de brinquedos - o grande instigador do consumo daquela marca junto dos jovens - cerca de 5000 "Happy Meals" nos Estados Unidos traziam as camisinhas coloridas.
Desculpas várias (mas sempre é possível uma verdade alternativa...) apontam para o facto de funcionários da distribuição com deficiente domínio do inglês terem possibilitado tal falha julgando tratarem-se de brinquedos...
Brinquedos podem ser - para outra faixa etária, evidentemente - mas importa apurar se os referidos funcionários, para além das deficiências em inglês, seriam igualmente cegos...

Etiquetas: , ,

"O DIABO" HOJE COM REDOBRADO INTERESSE


Hoje com uma grande entrevista ao Embaixador da República da Sérvia em Portugal onde se esclarece tudo sobre a anómala recente decisão do Tribunal Internacional de Justiça.

Etiquetas: , ,

02 agosto 2010

QUEM NUNCA ERROU...

Amigo e filósofo da "blogosfera" que me merece a consideração de ser, diariamente, leitor da sua casa, comentou, refira-se, com total acerto o artigo de um antigo aluno meu (da licenciatura em Relações Internacionais), Raúl Braga Pires ("Quem nunca pecou que atire a primeira pedra", Diário de Notícias, Sábado 31 de Julho de 2010, p. 63), onde escreveu: Uma outra perspectiva perante estes anacronismos [no islamismo] será o simples exercício de colocarnos os calendários gregoriano e islâmico a par um do outro. Se o Ocidente se encontra em 2010, o islão encontra-se em 1431. Ora o que é que nós tínhamos em Portugal em 1431? A Inquisição. São cerca de 600 anos de diferença em termos de interpretação dos textos sagrados, de exegese...
Orientado para os estudos islâmicos o Raúl usa de alguma relativização para desculpar as diferenças entre os dois universos religiosos, argumento de que discordo mas que é isso mesmo: um argumento. A verdade é que nesse relativização, como bem nota o filósofo tranquilo o amigo Raúl descobriu que existia Inquisição em Portugal no ano de 1431. Errou exactamente um século...
Tendemos sempre a perdoar os nossos alunos (todos os Docentes me compreenderão) mas esta o Raúl tinha obrigação de saber porquanto, na cadeira de História Política e Diplomática de Portugal I , e por ofício de historiador lhe ensinei o que aqui vos deixo.
O termo Inquisição refere-se a várias instituições surgidas no seio da igreja dedicadas à supressão das heresias que assolavam o cristianismo. A Inquisição medieval, da qual derivam todas as outras, foi fundada em 1184 na Occitânia para combater a heresia dos cátaros ou albigenses, passado depois na transição para meados do século XIII para Aragão, adquirindo a sua forma “estatal” em finais do século XV, tornando-se a célebre inquisição espanhola com a junção de coroas que se operou no início do século XVI.
Entre nós foi inicialmente solicitada por D. Manuel I (como parte da promessa de casamento em 1501 com Maria de Aragão – filha dos “Reis Católicos”), embora só a 17 de Dezembro de 1531, o papa Clemente VII pela bula Cum ad nihil magis a tenha instituído entre nós, embora tendo revogado a decisão um anos depois. Só finalmente em 1533, D. João III, justamente filho de Dª. Maria de Aragão, a obteve em termos definitivos do papa Paulo III, mantendo-se, ininterruptamente no país até 1821.

Etiquetas: ,

"WISH I WAS IN ARIZONA"...


Etiquetas: , ,

O HABITUAL INFERNO ESTIVAL...

Entre os muitos infernos estivais que assolam o nosso país (uns endémicos outros, igualmente graves, resultado de infaustas aculturações...), um assume importância especial pelo que de recursos, bens e por vezes vidas representa, ano após ano - os incêndios.
São muitas as razões para que tal ocorra: factores geográfico-naturais, factores económicos, factores de elementar civilidade e sobretudo os resultantes da incúria e irresponsabilidades humana.
Entre os primeiros o calor e aridez de certas áreas do território contribuem, indiscutivelmente, para que tal ocorra com maior frequência do que em outras áreas do território europeu.
Entre os factores económicos, para lá dos interesses madeireiros com que habitualmente nos confrontam, importa referir que desde há longos anos substituímos a nossa floresta tradicional para dar lugar a árvores de crescimento rápido (importadas do outro lado do mundo) mais consentâneas com desejos económicos. Uma floresta tradicional, diversificada e típica de regiões temperadas, deu lugar a uma aberração mediterrânico- enxertada de eucaliptos australianos (introduzidos entre nós a partir de 1830).
A ausência de civilidade é um sério problema entre nós presentemente. No caso da relação com a floresta (o tema aqui em apreço) a generalidade dos portugueses encara a floresta como algo de que pode usufruir sem quaisquer cuidados elementares. Dejectos, lixo, fogueiras e toda a sorte de imundices podem ser encontradas nas florestas o que atesta essa má relação.
Mas é sem dúvida a incúria, desde logo a que décadas após décadas, permitiu que se tranformasse uma floresta temperada e atlântica de Abeto, Aderno-de-folhas-largas, Amieiro, Azevinho, Azinheira, Bordo ou Plátano-bastardo, Carrasco, Carvalho-cerquinho, Carvalho-negral
Carvalho-roble ou Carvalho-alvarinho, Catapereiro, Cerejeira-brava, Choupo-branco ou Faia-branca, Choupo-cinzento, Choupo-negro, Choupo-tremedor ou Faia-preta, Freixo, Lentisco-verdadeiro ou aroeira, Lódão-bastardo, Loureiro, Medronheiro, Olmo, Palmeira-das-vassouras, Pinheiro-manso, Salgueiro-branco, Salgueiro-frágil ou vimeiro, Sanguinho das sebes ou Aderno-bastardo, Sobreiro, Teixo, Tramazeira, Sorveira, Ulmeiro ou Negrilho, Vidoeiro ou Bidoeiro, Zambujeiro, Zimbro, num barril de pólvora, vagamente mediterrânico, com um cultivo quase exclusivo de pinheiro e esucalipto cujos resultados estão à vista, sem que se veja uma política florestal capaz de a inverter...

Etiquetas: , ,

01 agosto 2010

LEMBRAM-SE DE KIM JONG-HUN?

Provavelmente não! Foi o treinador da selecção da República Democrática da Coreia no último mundial. Sabem como tenho reservas a essas coisas ditas de "Democráticas", bem diversas da verdadeira democracia.
A verdade é que nesses países "democráticos" há coisas que não funcionam mal de todo... O dito rapaz regressado à Coreia foi publicamente humilhado (bem como a equipa) durante seis horas por centenas de estudantes no Palácio da Cultura, forçado a trabalhar na cosntrução civil e finalmente expulso do partido.
É assim por lá, independentemente dos muitos defeitos do regime, reconhecem-se as derrotas e os culpados, por cá dão-lhes indemnizações milionárias embora os sucessos sejam equivalentes aos do Kim Jong-Hun...
Cada vez mais me baralho com estas coisas democráticas...

Etiquetas:

OS MEUS AGRADECIMENTOS...

Agradecimentos sinceros, mas ainda me habituam mal... Grato pela preferência e apoio diário. E venha Agosto...

Etiquetas: ,