31 agosto 2011

DA TRINCHEIRA 20




Etiquetas:

30 agosto 2011

HOJE É TERÇA-FEIRA


Etiquetas:

29 agosto 2011

UMA NOVIDADE INTERESSANTE

O aguardado blog Arsenal Real. Para todos os interessados em armaria e história militar.

Etiquetas: ,

24 agosto 2011

DA TRINCHEIRA 19




Etiquetas:

23 agosto 2011

É TERÇA




Etiquetas:

21 agosto 2011

LEMBRANÇA

Por ter lá estado faz hoje uma semana.


Etiquetas: ,

20 agosto 2011

DA TRINCHEIRA 18




Etiquetas:

18 agosto 2011

DESCULPEM O ATRASO

Motivado por breves férias...


Etiquetas:

CONTINUANDO A ONDA "VINTAGE"

Para as férias com um arzinho marinheiro






Etiquetas: ,

17 agosto 2011

COM UM AR "VINTAGE"

Beijinhos aos leitores de férias, da "piquena" não meus, claro está.


Etiquetas: ,

16 agosto 2011

SUBSISTE

No Tejo e deveria ser acarinhada por todo o país. Mas os ventos abrilinos de desgraça deram também conta desta outrora próspera indústria...

Etiquetas: ,

15 agosto 2011

EM DIA FERIADO

Abandono a outrora altiva "Torre Velha", depois integrada no Forte de S. Sebastião da Caparica,

e que foi uma das mais antigas estruturas artilheiras de protecção do Tejo.

Etiquetas: ,

13 agosto 2011

UMA FABULOSA INSÍGNIA

Devida ao génio e patriotismo do amigo Rainer.



Etiquetas: ,

12 agosto 2011

ONTEM NO ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE

Foi homenageado o nosso matador José Falcão, numa Corrida no Campo Pequeno. O Zé encontrou a morte naquela tarde de tanto calor em Povos, na praça de Toiros de Barcelona em 11 de Agosto de 1974. Mesmo depois de atingido na artéria femural durante o Tércio de Muleta, o Zé, com aquela garra e valentia que o caracterizavam, teimou em matar o "Cucharero" e essa raça de grande toureiro matou-o, uma vez que poderia ter sobrevivido se não insistisse em terminar a faena.

Perdeu Portugal nessa tarde um dos seu grande matadores e eu perdi aquele amigo que tanta paciência tinha para o seu pequeno amigo na pacata aldeia de Povos.

Curiosamente foi pela mão do seu irmão Osvaldo que fui parar ao grupo de Vila Franca que ontem, como não podia deixar de ser homenageou o matador da nossa terra.
Olé toureiro! Até sempre.


Etiquetas: , , ,

MOTIVADO POR UM "POWER-POINT"




Um caro e bom amigo, mandou-me um “power-point” sobre o massacre e acto de barbárie ocorrido na localidade francesa de Oradour-sur-Glane, no início da tarde do dia 10 de Junho de 1944, levado a cabo pela 3.Kp./I. (terceira companhia do primeiro batalhão) da 2. SS-Panzerdivision Das Reich. A verdade é que aquele “power-point” denota claramente um mal que afecta a história das guerras, quase todas, são escritas pelos vencedores, do modo que lhes convém. Mas a verdade, também, é que alguns historiadores não se conformam e persistem em ser maçadores nestas coisas…
Importa, antes do mais relembrar que, face ao aumento dos ataques irregulares de Maquisards(1), em 3 de Fevereiro de 1944, o Marechal de Campo General e Comandante em Chefe do Oeste Hugo Sperrle promulgou as famosas 'Ordens Sperrle', que estabeleciam que se os partisans atacassem forças alemãs, medidas drásticas podiam ser imediatamente aplicadas, facto bem conhecido de toda a população.
As ‘Ordens Sperrle’ eram:
i.) Nós (Forças Armadas Alemãs) não nos encontramos nos territórios ocupados do ocidente para permitirmos que os nossos soldados sejam abatidos e raptados por sabotadores que ficam sem punição. As contra medidas até agora, apesar de alguns indesmentíveis sucessos, não alteraram a situação substancialmente se medidas imediatas de autoprotecção não forem tomadas em locais onde sejamos atacados ou confrontados com insubordinação.
ii.) Se as tropas forem atacadas de qualquer modo, o seu comandante é obrigado a tomar as suas contra medidas imediatamente, estas incluem:
iii.) Imediata resposta ao fogo. Se pessoas inocentes forem atingidas é lamentável mas integralmente culpa dos terroristas.
As imediações dos locais de tais incidentes devem ser imediatamente seladas e os civis dessas localidades, independentemente da sua qualidade devem ser aprisionados.
As casas de onde os tiros forem disparados devem ser imediatamente queimadas.
O relatório não deve ser realizado até que estas, ou medidas similares, sejam tomadas.
iv.) No julgamento das acções do comandante das tropas, a capacidade e rapidez de decisão com que agem deve ser vista como o aspecto primário. Um desleixado e indeciso comandante merece uma severa punição por colocar em risco as vidas dos que comanda e produz uma falta de respeito pelas Forças Armadas Alemãs.
As medidas consideradas posteriormente como demasiado severas não podem ser vistas, face à presente situação, como passíveis de punição.
Na realidade, as razões apontadas pelo comandante da companhia, Major Adolf Otto Diekmann, e as medidas tomadas ao abrigo das “Ordens Sperrle” e logo comunicadas ao quartel-general em Limoges às 5.30 da tarde desse dia justificariam a actuação nesses bárbaros tempos de guerra:
A companhia encontrou resistência em Oradour tendo sido encontrados cadáveres de soldados alemães executados. Ocupou-se de imediato a vila e procedeu-se a uma busca intensiva pelas suas casas. Infelizmente não foi encontrado Kämpfer [referência ao Major Helmut Kämpfer, popular comandante do III./SS-Panzergrenadierregiment 4 'Der Führer' e que fora raptado na véspera pela resistência comunista. A maior parte dos soldados SS afirma ter sido essa a razão de busca a Oradour(2)], todavia grandes quantidades de armas e munições foram encontradas. Por isso todos os homens da aldeia, que eram seguramente “Maquisards”, foram fuzilados.
As mulheres e as crianças foram encerradas na igreja enquanto tal decorria. Depois a aldeia foi incendiada dai resultando que as munições armazenadas em quase todas as casas tenham explodido. O incêndio da aldeia resultou no alastramento do mesmo à igreja onde igualmente se encontravam armazenadas munições no telhado. A igreja ardeu rapidamente e as mulheres e crianças perderam as suas vidas
.
Importa referir que os cadáveres de soldados alemães executados mencionados no relatório se referem a soldados alemães feridos e aos tripulantes de uma ambulância que foram queimados vivos. O condutor e o passageiro ao seu lado haviam mesmo sido acorrentados ao volante antes do veículo ser incendiado. Foram igualmente encontrados corpos de soldados alemães no velho poço de Oradour-sur-Glane (3).
Independentemente da justificação do massacre, o mesmo causou - seguramente pela sua dimensão - uma generalizada onda de protestos dentro das forças alemãs, incluindo desde logo o Marechal Erwin Rommel e o governo francês de Vichy.
A primeira reacção foi a do comandante directo de Diekmann, Sylvester Stadler, que ao ter notícias do ocorrido de imediato reportou ao comando da divisão, do General Heinz Bernard Lammerding (a quem se atribui a culpa do massacre no “power-point” (4)), que o major Diekmann expressamente havia extrapolado em muito suas ordens - capturar 30 franceses e usá-los como moeda de troca pelo oficial nazi aprisionado pela resistência no dia anterior (mesmo esta ordem é de Stadler e não do general) – e solicitou que o processo subisse para julgamento em tribunal marcial. Diekmann não chegou a ser julgado, morrendo em combate poucos dias depois do massacre (29 de Junho), junto, aliás, com a maior parte dos soldados que destruíram e massacraram a população de Oradour-sur-Glane.
Como é evidente podia fazer-se um “power-point” que, sem fugir ao rigor, em nada diminuísse a barbárie cometida por Diekmann e os homens sob as suas ordens mas que, não eliminando razões, escondendo actuações igualmente reprováveis, e enquadrando as actuações dos homens na guerra que nunca serão iguais às nossas, apresentasse a realidade dos factos. Mas a aproximação à verdade parece, não raras vezes, não convir à lenda e aos negócios que dela florescem…


__________________________________

(1) Estes eram combatentes ilegais, de acordo com a Convenção de Genebra de 1929, e como tal não se consideravam, como comprova a actuação para com um prisioneiro de guerra descrita na nota seguinte, sujeitos às mesmas. Importa referir que assim sendo as acções de represália, constantes da Ordem do Dia de 9 de Junho de 1944 “A posição relativa aos bandos de guerriha e tácticas para os combater”, eram absolutamente legais face à Convenção de Genebra e se inseriam nas “ordens Sperrle”.
(2) No dia do massacre, Diekmann – que era particularmente amigo de Kämpfe – recebera informações da Milice (forças paramilitares francesas que combatiam contra a resistência), de que Kämpfe (o oficial de maior posto a jamais ser capturado pela resistência comunista o que transformava a sua morte num grande evento) iria ser cerimonialmente executado – queimado vivo – pelos Maquisards em Oradour que era um verdadeiro ninho de resistentes. Efectivamente Kämpfe foi queimado pela resistência não em Oradour-sur-Glane, mas supostamente em Breuilaufa (um pouco a norte) no mesmo dia do massacre. Na realidade, antes de se dirigir a Oradour, Diekmann foi antes a St. Junien, dirigindo-se à administração local da SD. Aí ele e o Tenente-Coronel Meier acordaram, com um importante chefe da resistência preso, o modo de libertar Kämpfe, libertá-lo-iam mais a quantia de 35.000 Reichsmark, por troca de Kämpfe. Às 12:00, o chefe da resistência foi libertado mas não mais se soube dele, excepto um telefonema em que dizia não ter ainda encontrado os seus superiores.
(3) Importa referir que Otto Wendiger,o último comandante do Regimento Der Führer da Divisão Das Reich, defendeu as acções de Diekmann em Oradour-sur-Glane, testemunhando na defesa contra 21 dos participantes no massacre no julgamento de 1953. No livro sobre o regimento que escreveu, “Camaradas até ao fim”, afirmou que Diekmann possuía autoridade para ordenar a represália ao abrigo das “Ordens Sperrle”. Afirma igualmente que se encontrou em 1969 em Paris, com René Jugie antigo Maquis e chefe da região da Dordogne que lhe admitiu que Oradour-sur-Glane estava de facto pejada de armas e munições sendo, efectivamente, o centro de distribuição de armas e munições para a região da Dordogne.
(4) Tal deriva da posição oficial francesa emanada dos julgamentos de Bordéus em 1951 e 1953, em que foi condenado à morte in absentia pela responsabilidade (sim, em última instância, mesmo que comprovada a desobediência dos subalternos, pode ser sempre imputada a responsabilidade ao chefe) nos massacres de Tulle e Oradour-sur-Glane que sempre foram por ele negados. A própria Alemanha Federal sempre tão cooperante no pós-guerra na entrega de criminosos de guerra se recusou a enviar um inocente para a morte certa e recusou a sua extradição. Continuou a trabalhar como engenheiro civil e morreu de cancro em 1971 em Düsseldorf.

Quanto ao caso de Tulle e seu julgamento, em 1951, menos conhecido que o de Oradour, reporta-se à actuação de retaliação das tropas do mesmo regimento, em 9 de Junho de 1944, quando naquela localidade encontraram os corpos de 62 camaradas seus, prisioneiros mortos e mutilados.

Etiquetas: ,

11 agosto 2011

COM AS MINHAS DESCULPAS


Desatento, como sempre, a estas coisas só ontem estabeleci ligação ao blogue O Adamastor do meu bom amigo Brandão Ferreira. Ao autor as minhas desculpas.

Etiquetas: , ,

O ACONTECIMENTO CINEMATOGRÁFICO DO ANO...

Pelo menos para mim que sou fã...



Etiquetas: ,

MUITO DIFERENTE, APESAR DE TUDO...

Um atento leitor (a quem agradeço a informação), que creio incomodado com a minha crítica à americana “Miss Atomic Bomb”, chamou-me a atenção, por "e-mail" para o facto de na Rússia tal concurso também existir. É certo que como europeu nutro maior simpatia pela Rússia do que pelos EUA mas tal não me impediu de investigar o que se passa e que, confesso, desconhecia.



Na Rússia, desde 2004, existe o concurso “Miss Atom” (em cirílico Мисс Атом), um concurso de beleza (e como todos eles de interesse questionável) aberto a todas as mulheres ligadas à indústria nuclear russa ou estudantes ligadas à mesma área de investigação.
Aqui fica pois a explicação, um concurso de interesse e âmbito questionável (podem sê-lo todos), é certo, mas muito diferente de um outro que pretendia celebrar a bomba atómica (e consequentemente os seus efeitos) e não a energia atómica.
Reposta pois a verdade!

Etiquetas: , , ,

10 agosto 2011

ATÉ AMANHÃ

No próximo 14 de Agosto, Domingo, como já aqui publicado organizamos uma jornada de grande sentido político, de camaradagem nacionalista e patriótica, aberta, como sempre, a todos os que quiserem vir connosco assumir o seu compromisso de luta pela Vitória das forças Nacionais.

Para maior comodidade optámos por incluir transporte em pullman a partir de Lisboa, um almoço próximo da Batalha, a assistência à sessão histórica multi-média no Centro de Reconstituição da Batalha, em S. Jorge, e uma cerimónia sóbria, seguida de regresso à Batalha, com visita ao Mosteiro.


A saída de Lisboa, em autocarro será às 9.30h da Praça de Londres.
O preço com tudo incluído é de 27 euros.
Só Almoço, na Aldeia de Santo Antão, próximo da Batalha:15 euros.
Concentração em S. Jorge, junto ao centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota antes das 16h. Preço individual da sessão histórica multimedia, no centro: 7 Euros.
Integrada no grupo: 5 euros. (marcação antecipada)

Contactos com o Centro Nacional: oposicao-nacional@sapo.pt ou 96 453 92 19.

Para afinar a logística precisamos de saber até amanhã quem vai e como.


Etiquetas: ,

DA TRINCHEIRA 17




Etiquetas:

UMA OPORTUNA CRÓNICA

N' "O Diabo" de ontem.


Etiquetas: ,

09 agosto 2011

長崎 - NAGASAKI

Para alguns comediantes que andam uns por este tão fascinante quanto patológico mundo da blogosfera, e outros escritores dos me(r)dia ou locutores arregimentados do sistema, todos eles arvorados em "democratas" e defensores não sei bem do quê, só os "maus" (sempre absolutos, claro está) praticaram crimes. É natural, fruto de gerações, de culpabilizações incutidas e de uma (des)educação politicamente orientada pela cartilha da "canhota", são assim. Verdadeiramente não têm muita culpa. Para eles as bombas atómicas sobre o Japão foram uma espécie de benção para todos... americanos e, naturalmente, japoneses. No estupidificante ideário cultural americano até se celebrava a "Miss Atomic Bomb" (na imagem a do ano de 1957, Lee A. Merlin, último ano desta imbecilidade que durou desde 1952)... Tal foi, porém, sentido pelos japoneses como uma "benção" seguramente idêntica à percepção dos chineses para aquela que estes fizeram abater sobre Nanquim em Dezembro de 1937...


Enfim, o imorredoiro D. Quixote, do notável escritor castelhano Cervantes, deixou muitos seguidores, mais do que o próprio alguma vez poderia ter imaginado.


Podem dar as voltas que derem mas Nagasaki, faz hoje 66 a esta hora, foi mais um crime dos "bons" contra a humanidade, sem julgamento claro está, até porque foi uma benção...





(O "cogumelo" de Nagasaki)





(Só a Torii [鳥居]- portão - de um templo Shinto não pereceu ante a fúria destruidora)



(Como em Hiroshima dias antes, incapazes de entender o que lhes sucedeu os sobreviventes de Nagasaki definham e morrem, incapazes de perceberam a benção por que passavam...)

Etiquetas: , , , , ,

À TERÇA




Etiquetas:

08 agosto 2011

PERGUNTA (IM)PERTINENTE

Assistindo-se à quarta noite de violência nos arredores de Londres, como antes nos arredores de Paris ou como constantemente nas diversas periferias de Lisboa a pergunta (im)pertinente é incómoda mas necessária: nada disto tem a ver com a imigração desregrada, com a criação de periferias culturalmente hóstis e com a criminalidade dos "jovens", pois não?

Neste mundo prostituído só poucos já defendem que quem não respeita a autoridade não merece ser respeitado. Os outros os "modernos" encontram sempre razões absolutamente fantásticas para a cupa não ser dos "jovens".

Por mim tenho saudades das cargas a cavalo da GNR com os sabres desembainhados. Apanhavam uma vez e garanto-vos que aprendiam...

Etiquetas: ,

AINDA A SESSÃO DE ONTEM

Homenagem merecida ao excelente anfitrião e patriota que é o meu ilustre amigo Rainer Daehnhardt.

Etiquetas: ,

ONTEM

Uma verdadeira "sorte grande" sebástica. Muita gente. Gente boa. Uma jornada que orgulha os portugueses e o seu maior promotor o incansável Rainer.


Etiquetas: , ,

DOMINGO: UM COMPROMISSO

No próximo 14 de Agosto, Domingo, como já referido organizamos uma jornada de grande sentido político, de camaradagem nacionalista e patriótica.
Vai ser uma uma reunião aberta, coomo sempre, a todos os que quiserem vir connosco assumir o seu compromisso de luta pela Vitória das forças Nacionais e discutir as grandes linhas do Combate político.

Para maior comodidade optámos por incluir transporte em pullman a partir de Lisboa, um almoço próximo da Batalha, a assistência à sessão histórica multi-média no Centro de Reconstituição da Batalha, em S. Jorge, e uma cerimónia sóbria, seguida de regresso à Batalha, com visita ao Mosteiro.

A saída de Lisboa, em autocarro será às 9.30h da Praça de Londres.
O preço com tudo incluído é de 27 euros.
Só Almoço, na Aldeia de Santo Antão, próximo da Batalha:15 euros.
Concentração em S. Jorge, junto ao centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota antes das 16h. Preço individual da sessão histórica multimedia, no centro: 7 Euros.
Integrada no grupo: 5 euros. (marcação antecipada)

Contactos com o Centro Nacional: oposicao-nacional@sapo.pt ou 96 453 92 19.

Os amigos desta casa que pretenderem dar-me o nome a mim podem, naturalmente, fazê-lo mas o registo é obrigatório.

Etiquetas: ,

07 agosto 2011

HOJE, UM DIA ESPECIAL

Proporcionado aos verdadeiros portugueses por este querido amigo e incansável anfitrião.


Etiquetas: ,

14 DE AGOSTO NO CAMPO DE S. JORGE

No próximo 14 de Agosto, Domingo, organizamos uma jornada de grande sentido político, de camaradagem nacionalista e patriótica.
Vai ser uma uma reunião com todos os que quiserem vir connosco assumir o seu compromisso de luta pela Vitória das forças Nacionais e discutir as grandes linhas do Combate político. Inclui transporte em pullman a partir de Lisboa, um almoço próximo da Batalha, a assistência à sessão histórica multi-média no Centro de Reconstituição da Batalha, em S. Jorge, e uma cerimónia sóbria, seguida de regresso à Batalha, com visita ao Mosteiro.

Saída de Lisboa, em autocarro. 9.30h da Praça de Londres.
Tudo incluído: 27 euros.
Só Almoço, na Aldeia de Santo Antão, próximo da Batalha:15 euros.
Concentração em S. Jorge, junto ao centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota antes das 16h. Preço individual da sessão histórica multimedia, no centro: 7 Euros.
Integrada no grupo: 5 euros. (marcação antecipada)

Contacto com o Centro Nacional: oposicao-nacional@sapo.pt e 96 453 92 19

Etiquetas: ,

06 agosto 2011

PONTE SALAZAR - 45 ANOS

Celebra hoje 45 anos a Ponte Salazar, orgulho da engenharia portuguesa do Estado Novo. Uma obra de visão e indiscutivelmente necessária, ao invés das fantasias dos nossos dias. Neste 45º aniversário, que o PNR não esqueceu, a agora prostituída ponte é bem um emblema dos males que se abatem sobre os portugueses e da mediocridade de quem nos governa.























Não esquecer, sobretudo hoje, o nome é PONTE SALAZAR!

Etiquetas: , ,

HIROSHIMA - 広島

A esta hora há sessenta e seis anos. Como é que dizem os outros? Para que o mundo não esqueça...



("sobrevivente" de Hiroshima)

Etiquetas: , , , ,

05 agosto 2011

NÃO FALTAR!!!




Aqui fica, por autorização do próprio, o convite a todas as pessoas que sentem AMOR POR PORTUGAL e curiosidade em saber mais acerca do regresso do elmo de Alcácer-Quibir.



A reunião de apresentação decorrerá no Domingo, dia 7 de Agosto, pelas 16 horas, na quinta do nosso anfitrião, a Quinta Wimmer (Estrada Nacional 117, ao km 10), em Belas.

Usarão da palavra: o Embaixador Jorge Preto, D. Sebastião e o Mito Lusíada que ele inspirou, o nosso querido anfitrião Rainer Daehnhardt, O regresso do Elmo e o que as "Feridas" nos contam e o Ten. Cor. Pilav. João José Brandão Ferreira, A importância do reaparecimento do Elmo de D. Sebastião na nossa geração.

Estarão expostas 25 vitrinas contendo centenas de objectos ligados à temática de D. Sebastião, para nos aproximar mais da época do Desejado.

A apresentação é uma organização do Núcleo de Amigos do Elmo de D. Sebastião.

Etiquetas: , ,

HOJE, NO TEJO



Etiquetas: ,

04 agosto 2011

AJUDEM ESTA CAUSA



Assinem a petição aqui lançada: Não à Trafaria sem barcos). Agradeço a Vossa assinatura e, sobretudo, a divulgação da mesma.

Etiquetas: , ,

4 DE AGOSTO




Como sempre, no 4 de Agosto, a minha singela homenagem ao que de melhor de Portugal pereceu no areal de Alcácer Quibir em 1578.


Etiquetas: , ,

03 agosto 2011

AMANHÃ, LOGO PELA MANHÃ...

DA TRINCHEIRA 16



Etiquetas:

02 agosto 2011

ALVÍSSARAS... EI-LO REGRESSADO


Aqui, esperos que desta seja para ficar. Sinceramente já tinhamos saudades.

Etiquetas: ,

É TERÇA-FEIRA



Etiquetas:

01 agosto 2011

AQUI NÃO HÁ CRISE...

Agradecendo aos meus leitores, alguns que já me aturam há alguns anos, aqui vos deixo o mapa de comportamento de Julho desta vossa casa que possui em todos vocês a razão da sua existência.


3728 visitas e 6538 "page views" são números animadores. Nestes tempos de "engates virtuais", perdão, de redes sociais, de exposição (por vezes quase sórdida) da vida pessoal nas ditas, do desfilar de intrigas e má-língua e sobretudo, de banalização da palavra "amigo". Ao invés, por aqui, numa homenagem evoliana, se continua a resistir entre as ruínas.


Ruínas que também assumem o aspecto de carácter, ou mais propriamente, da falta dele, de miserabilização e de banalização.


Por aqui continuarei a trabalhar para merecer a confiança dos meu leitores, alguns já tornados Amigos, na esperança que possam encontram opiniões que, a não terem outra valia, serão estruturalmente livres. O que nos dias que correm já não é coisa pouca...

Etiquetas: ,