03 dezembro 2012

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL PARA A EX JUGOSLÁVIA, A FARSA! - Међународни кривични трибунал за бившу Југославију - фарса

O abjecto e vesgo tribunal de Haia ilibou, no final da passada semana, Ramush Haradinaj (um ex-comandante da organização terrorista "Exército de Libertação do Kosovo"), e dois dos seus subordinados (Idriz Balaj e Lahi Brahimaj), de crimes de guerra durante o conflito militar com a Sérvia. Os três eram acusados de tortura e assassinato de sérvios e mesmo de ciganos e albaneses considerados colaboracionistas com os sérvios, no decurso das acções para o controle do Kosovo ocidental.

Já em 2008, Haradinaj e os outros co-réus haviam sido absolvidos, mas posteriormente o tribunal admitiu que as testemunhas haviam sido intimidadas, revertendo a absolvição. Quatro anos mais tarde foram absolvidos pela segunda vez...

O Presidente sérvio, Tomislav Nikolic denunciou esta decisão, afirmando que "o combustível do separatismo, é um duro golpe para os esforços para estabelecer a paz na região, anulando quaisquer esforços de normalização entre Belgrado e Pristina e contribuindo para o euro-ceticismo entre o povo sérvio".

Absolvição de Haradinaj é apenas mais uma, na longa lista de casos, em que o TPIJ negou a aplicação de sentença a acusados de crimes de guerra contra sérvios durante a guerra que se seguiu desintegração da ex-Jugoslávia, em 1990.

Ainda recentemente o TPIJ absolveu o croata Ante Gotovina de crimes de guerra contra os sérvios, não obstante, em Abril do ano passado, ter sido considerado culpado em oito das nove acusações contra si e condenado a 24 anos de prisão…

Como afirmou o analista político Aleksandar Pavic, "Haia ri-se na cara da Sérvia com esta absolvição”.

Torna-se cada vez mais evidente que este “tribunal” é uma entidade meramente anti-sérvia e não um credível tribunal para julgar crimes de guerra que aconteceram de ambos os lados. Como aliás, desde a fundação destas instituições (tribunais penais internacionais), sempre vem acontecendo…

Criado em 1993, quando os EUA mandavam no mundo, foi concebido especificamente para julgar os sérvios, para garantir que estes, na perspectiva “ocidental” eram necessariamente considerados culpados do início de todas as guerras na região… Algo que, como facilmente se constata, está muito afastado do conceito de justiça…

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger José Domingos said...

O tpi, tem muitos pesos e bastantes medidas, é so escolher.
Desde que seja o correcto.

segunda-feira, 03 dezembro, 2012  

Enviar um comentário

<< Home