07 junho 2013

MORTO PARA O TEJO, RENASCIDO PARA VENEZA...

O velhinho  "Trafaria-Praia" da classe alemã da Transtejo, construído pelo estaleiro Schell & Johnhk de Hamburgo, em 1959 e lançado à água em 1960, foi no ano passado dado como incapaz para o serviço por ter atingido o limite de idade e retirado da circulação...

Era mais económico do que os que actualmente realizam a travessia Belém-Porto Brandão-Trafaria-Belém (que pertencem à classe Cacilhense e entraram ao serviço na Transtejo, entre 1980 e 1982, construídos pelo estaleiro FOZNAVE, na Figueira da Foz, pelo estaleiro Argibay, em Alverca e pelo Estaleiro Naval de São Jacinto) e sobretudo muito mais cómodo e agradável com bom tempo. Digo-vos com conhecimento de causa pois andei nele durante anos.
Por (reais) razões que alguns saberão foi, como vos disse, retirado da circulação por estar considerado obsoleto e ser, consequentemente, irreparável...
Mas a vida é assim, o que está morto para o Tejo parece renascer noutras paragens e ei-lo navegando em Veneza...
Aparentemente navegava e era reparável...



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