24 junho 2013

S. NUNO, SEMPRE!

O autor, António Gonçalves Lourenço, de 103 (quase 104) anos é uma pessoa extraordinária nas suas convicções. Atesta-o o lançamento hoje de: Nuno Álvares Pereira - Uma homenagem por cumprir em Lisboa - Testemunho inconformado de um ex-vereador centenário, que terá lugar pelas 18h30 no Convento do Carmo (GNR), Largo do Carmo. O livro relata a sua passagem como Vereador pela Câmara Municipal de Lisboa, nos anos 60, momento em que se esteve mais próximo de, em Lisboa, honrar a memória do Santo Condestável com a construção de uma estátua. Expectativa gorada apesar da oposição do autor e de outros vereadores da época.
Não deixa de ser curioso como lendo as actas da Câmara Municipal de Lisboa ao longo do século XX em que tanta estátua se fez e tanta rua mudou de nome, relativamente a Nuno Álvares Pereira só se tenha assistido a avanços e recuos...Até hoje não existe estátua do Condestável na capital que tanto lhe deve apesar de existirem, felizmente, em várias localidades do nosso país.
Trata-se assim, não apenas do lançamento de um interessante livro mas, sobretudo de o apoio a uma justa causa que convém manter em tempos em que a nossa soberania tão ameaçada se encontra.

Etiquetas: , ,