31 agosto 2013

HOJE "DURMO" AQUI...


Etiquetas: ,

30 agosto 2013

SENDA VITORIOSA CONTINUA...

GIBRALTAR E OLIVENÇA


Etiquetas: , ,

DA TRINCHEIRA 121

NÃO ESQUECER O DIABO DESTA SEMANA


Etiquetas:

28 agosto 2013

UMA ALTERAÇÃO DOMÉSTICA PROVEITOSA...

para a maior parte das Senhoras...

Etiquetas:

26 agosto 2013

A VISÃO DA "PLAYBOY" DA EVOLUÇÃO ESTÉTICA...


Etiquetas: ,

24 agosto 2013

"AMIZADE" DOS TEMPOS MODERNOS...

Etiquetas: ,

23 agosto 2013

GRANDE TRIUNFO DE PADILLA EM MÁLAGA

A NRH CONTINUARÁ!

22 agosto 2013

D. SEBASTIÃO N' "O DIABO"


Etiquetas: ,

21 agosto 2013

UMA JUSTA HOMENAGEM

Ao meu amigo e matador de toiros, Ricardo Chibanga, na última edição d' "O Diabo"

Etiquetas: , ,

UM TEXTO "CENSURADO" NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO "DIABO"

D. Sebastião no Paço Real da Ribeira de Muge (Paço dos Negros em Almeirim)

No Casal dos Frades (freguesia das Fazendas de Almeirim) situa-se em ruínas, o outrora imponente Paço predilecto do “Desejado” (erigido no ano de 1512 pelo Rei D. Manuel, a encimar o seu, ainda, imponente Pórtico podem ver-se ainda as ameias com os seus merlões e as armas reais, de coroa ainda aberta, ladeadas pela esfera armilar, a “empresa” do rei Venturoso).

Muitas são as histórias que ligam D. Sebastião a Almeirim, apegando-se de tal modo a esta Vila Real, como nenhum outro rei seu antecessor ou sucessor, aí se demorando como soberano durante longos e frequentes períodos, sendo diversas os documentos régios daí expedidos.

Uma que durante anos (hoje infelizmente abandonada) o ligou à heráldica local, pois foi em Almeirim que D. Sebastião recebeu a seta, relíquia do mártir S. Sebastião, que lhe fora oferecida pelo Papa Gregório XIII, em 1574, pois o nosso Rei havia-lhe pedido um símbolo do mártir que tinha o seu nome.

Outra a que relata com onze anos a sua destreza ao varar o primeiro javali, salvando da morte certa um seu aio e indo jantar ao Paço dos Negros.

O Rei-Menino possuía aí o seu espaço de liberdade, desfrutando de excelentes férias e muitas aventuras em que fugia à avó (a rainha D. Catarina), causando-lhe naturais preocupações.

Etiquetas: , ,

20 agosto 2013

HOJE É TERÇA-FEIRA

Etiquetas:

19 agosto 2013

MARCELO PROFERE LAMENTÁVEL COMPARAÇÃO...

O ilustre Professor Catedrático de Direito Constitucional e popular comentador televisivo, Marcelo Rebelo de Sousa, afinando ontem pelo lamentável diapasão (comum, infelizmente,  a todos quantos exerceram responsabilidades políticas e optaram por fazer como a avestruz) do politicamente correcto, em resposta a uma pergunta de um telespectador, afirmou que existe um "total paralelismo entre o caso de Gibraltar e o de Olivença".
Ora tal não é verdade. Trata-se, apenas, de um argumento estafado e que só pode ser entendido na perspectiva dos interesses das reivindicações espanholas, e que assume particular gravidade (pois, além do mais, quero crer que tão ilustre Professor tenha já olhado atentamente para tal questão) quando proferida para vasta audiência e por tão reconhecida personalidade.
Na realidade, quanto a Gibraltar, passou à Grã-Bretanha após uma conquista levada a cabo por uma força anglo-neerlandesa capitaneada por Sir George Rooke, em 1704. Porém, após tal acto militar o território foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha pelo Tratado de Utrecht de 1713, no âmbito doa pagamentos devidos pela Guerra da Sucessão de Espanha, pelo mesmo a Espanha cedia à Inglaterra "… a total propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, junto com o porto, fortificações e fortes … para sempre, sem qualquer excepção ou impedimento". Sendo este o tratado em vigor sobre esta matéria.
Ora relativamente a Olivença, após uma conquista espanhola em 1801, Portugal foi obrigado, pelo Tratado de Badajoz, logo denunciado em 1808, a reconhecer a ocupação por Espanha.
Porém na Acta final do Congresso de Viena, no seu artigo 105, estipula-se: "As potências, reconhecendo a justiça das reclamações formuladas por S.A.R. o Príncipe-Regente de Portugal e do Brasil, sobre a vila de Olivença e os outros territórios cedidos à Espanha pelo Tratado de Badajoz de 1801, e visando a restituição desses objectos, como uma das medidas apropriadas a assegurar entre os dois reinos da península [Ibérica], aquela boa harmonia completa e estável que deve ser mantida entre todas as partes da Europa, … de seus arranjos, se engajam formalmente a empregar dentro das vias de conciliação os seus esforços os mais eficazes, a fim de que a retrocessão dos ditos territórios em favor de Portugal seja efectuada; e as potências reconhecem, ainda que isso de qualquer uma delas, que este arranjo deva ter lugar o mais prontamente possível"!. Em 1817, quando a Espanha subscreveu o diploma reconheceu a soberania portuguesa, comprometendo-se à retrocessão do território o mais rapidamente possível. O que nunca chegou a acontecer.
O que acontece, então, é que sem nenhuma razão jurídica do seu lado a Espanha jamais se conformou ao passo que nós, com a totalidade da razão jurídica do nosso lado nada fazemos...
Mas isso entra noutras apreciações que não as do Direito...

Etiquetas: , ,

ADORMECIMENTO DA BLOGOSFERA...

Não sei se é do calor, da crise, do desemprego ou daquela fábrica de criar "amigos" (onde todos espiolham e partilham a vida de todos...) e onde quase de mendigam "likes", mas a verdade é que a blogosfera está fraca...
Há, pois, que persistir!

Etiquetas: ,

18 agosto 2013

HOJE: 121 ANOS DO CAMPO PEQUENO

16 agosto 2013

OS NOMES IMPRONUNCIÁVEIS...

Creio que esta mania dos nomes impronunciáveis terá começado há milénios no Médio Oriente, com os judeus de cujo deus o nome o era...
Desde então, menos por razões religiosas que outras essa listagem vem crescendo a olhos vistos... e, quanto a nós, com muito mais nefastas consequências...
Eis chegada a moda - em nome do tenebroso politicamente correcto - ao fenómeno desportivo. Algumas revistas americanas deixaram de referir o nome da equipa de futebol americano "Washington Redskins" por considerarem o mesmo ofensivo para algumas comunidades... Realmente vai-me faltando a paciência para tanta estupidez travestida de modernidade...


Etiquetas: , ,

15 agosto 2013

75º ANIVERSÁRIO

14 agosto 2013

SÃO JORGE E PORTUGAL NELES!

Uma imagem sempre bela, o estandarte de Castela prostrado na terra.
Aljubarrota, sempre!

Etiquetas: ,

DA TRINCHEIRA 120

13 agosto 2013

HOJE É TERÇA-FEIRA!

Etiquetas:

12 agosto 2013

MEMÓRIA ICONOGRÁFICA - VILA FRANCA DE XIRA



Inaugurada em 30 de Dezembro de 1951 pelo Presidente Craveiro Lopes e pelo Presidente do Conselho Oliveuira Salazar que se deslocaram numa carruagem acompanhada pelos lavradores locais.

Etiquetas: , , ,

10 agosto 2013

NÃO HÁ PACHORRA...

Acabo de ouvir a vossa escriba Pimentel que num programa sobre a guerra, afirmou que até à década de 40 Portugal não estava só pois estava acompanhado pelas ditaduras alemã, italiana e espanhola, curiosamente não se lhe ocorreu a soviética... Estes lapsos, estes lapsos...

Etiquetas: , ,

09 agosto 2013

DA TRINCHEIRA 119

ANIVERSÁRIO DE UMA BARBÁRIE...

08 agosto 2013

"POLÍTICOS ESCAPAM A CORTES"

Mas que grande novidade...

Etiquetas: ,

07 agosto 2013

ALGUÈM FAZ O FAVOR DE ME EXPLICAR???

Quando este governo de bandalhos anuncia cortes de 10% nas pensões, que abrangem as pensões de invalidez e subsistência, isenta desse corte juízes e diplomatas... Porque será???

Etiquetas: , ,

DISSE O VELHO CAPITÃO!

Com cristalina lucidez: "No dia da inauguração da ponte Salazar,aquela que vocês hoje chamam 25 de Abril, fui eu que atravesei ao lado dele [Salazar]".

Etiquetas: ,

06 agosto 2013

HÁ 68 ANOS...

É TERÇA-FEIRA!

Etiquetas:

05 agosto 2013

NO FINAL DESTE ANO...

Um país de que tanto gosto, a Letónia, perderá, também, mais uma parcela da sua independência com a adesão ao Euro. Que pena...

Etiquetas: ,

04 agosto 2013

EM 1578, NESTE DIA...

morria nos areais de Alcácer-Quibir o que de melhor houve em Portugal. Morria o Desejado e nascia o Encoberto.

Etiquetas: , ,

FABULOSO!

o fresco da sala num dia de calor... sobretudo sem ligar peva a esta política de caca...

Etiquetas: , ,

03 agosto 2013

COM ESTES ACTIVISTAS...

Mais apetece, ainda, ser pró-corridas de toiros... A Ditadura moderna e politicamente correcta não passará!

Etiquetas: ,

02 agosto 2013

DA TRINCHEIRA 118

01 agosto 2013

AGOSTO N' "A CASA"

Etiquetas: ,

HOJE PARA MUITOS...

começam as férias de Verão e com elas um dos meses mais agradáveis para se estar em Lisboa.
Por mim aqui continuo até dia 23.
Abraços aos que vão de férias e, sobretudo, aos que continuam a trabalhar!

Etiquetas: ,