28 maio 2016

ESCLARECIMENTO DA DIRECÇÃO DA ASHENO

ESCLARECIMENTO
A ASHENO – Associação de História do Estado Novo resultou da vontade manifestada pelo Senhor Dr. Rui Salazar de Lucena e Mello de fazer evoluir um grupo de pessoas congregadas num ideal comum, tal foi o de preservar a memória de Seu Tio Avô, o Insigne Estadista que foi o Senhor Professor Doutor  António de Oliveira Salazar e todo o acervo e memórias que dele herdou e cuidou, ao longo de mais de quatro décadas, com inusitado sacrifício pessoal e material, incompreensões muitas e incontáveis vilezas, torpes e rasteiras.
Esse Grupo informal, constituído por seus amigos próximos, denominava-se “GAOS-Grupo de Admiradores do Professor Doutor António de Oliveira Salazar”, foi criado em 28 de Julho de 1970, evoluindo até uma representação mais consistente em 1984, com presenças nacionais e alguns representantes no estrangeiro, reduzindo-se, desde então, pelos efeitos do infatigável relógio da vida que é o tempo e para alguns deles o fim dela.
Naturalmente cansado de muitas e inqualificáveis baixezas, fruto de reserva mental e menoridade histórico-politica, decidiu transformar esse Núcleo inicial e seus principais objectivos em algo mais amplo, estruturado e organizado, decidindo-se recentemente pela criação de uma Associação, para a qual indigitou pessoas nas quais depositou confiança e reconheceu atributos, tendo para o efeito formatado o seu núcleo duro, sendo sua, também, a decisão de escolher os principais responsáveis para os Órgãos Sociais da que viria a ser a ASHENO- Associação de História do Estado Novo.
Importa referir, em prol da verdade, que entretanto havia apoiado uma experiência na qual depositou natural expectativa e resultados, através de uma relevante instituição denominada NEOS - Núcleo de Estudos Oliveira Salazar, que assinala este ano vinte e cinco anos de actividade. É associado do NEOS, fruto da sua amizade próximo com o falecido e saudoso Professor Pinheiro da Silva, largos anos Presidente do NEOS mas, também nesta experiência não encontrou os propósitos e resultados que pretendia e persegue, tomando assim a decisão de evoluir para uma nova solução dos seus legítimos objectivos, decidindo-se pela realidade que é a ASHENO.
Escassos seis / sete meses foi o tempo de organização deste desiderato que está tipificado e grafado nos Estatutos da ASHENO, juridicamente consagrados em Escritura Pública realizada no dia 22 de Abril de 2016, no Cartório Notarial de Santa Comba Dão, perante a respectiva Notária – Senhora Drª. Maria Cristina Pereirinha Henriques e legitimada em Assembleia – Geral electiva, realizada no Sábado dia 14 de Maio de 2016 na Casa da Beira, localizada na União de Freguesias de Óvoa / Vimieiro, Concelho de Santa Comba Dão.
No decurso deste período de tempo, congregaram-se vontades, disponibilidades e competências que conduziram à formação de uma “massa crítica” de mais de 70 Membros Associados Fundadores, à data do encerramento dos trabalhos da referida Assembleia-Geral.
Os objectivos, modelos de acção, conteúdos e demais propósitos, foram criados autonomamente, sem pretensões de comparações, independentemente de outras entidades ou instituições que tenham tido ou venham a ter idênticos objectivos e desejem concretizá-los à semelhança daqueles traçados pela ASHENO.
Qualquer interpretação que caía fora desta realidade, só poderá ser atribuída a falsas concepções ou outros possíveis desígnios que tenham como finalidade - no limite – pôr em causa ou tentar confundir a independência , seriedade determinação e convicções da ASHENO venham elas donde vierem.
O nosso desejo e firme propósito é alcançar os nossos objectivos no tempo e no espaço possíveis, sem estados de alma ou reservas mentais, relativamente a quem quer que tenha outra visão ou interpretação dos nossos princípios orientadores e objectivos claramente definidos, como afirmámos.
A especulação e expectativas idealistas são uma prática infelizmente habitual em certos grupos ou areópagos que nada fazem e porventura desejam que nada seja feito por outros; sejam eles quem forem!
A ASHENO está preparada e determinada a não se deixar confundir ou ser acusada de práticas opacas, sobre o que quer que seja, que não o que aqui deixamos cristalinamente expresso.

A Direcção
Lisboa, 28 de Maio de 2016

Etiquetas: